Tecnologia e arquitetura: 7 tendências para você ficar de olho

Tecnologia e arquitetura: 7 tendências para você ficar de olho

Muita gente não para e pensa na relação entre tecnologia e arquitetura quando vai comprar um imóvel, mas o fato é que isso já é uma realidade e conhecer algumas tendências principais para ficar de olho fará toda a diferença na construção da sua moradia, ou mesmo, na automação do seu imóvel.

Neste post, vamos explorar quais são essas possibilidades e de que forma elas podem facilitar esses processos trazendo maior comodidade e segurança no momento de lidar com a aquisição e usufruto de um imóvel. Continue lendo e aprenda!

1. Câmera 360º

A câmera 360º é algo cada vez mais acessível, tanto pelo seu preço quanto pela portabilidade. Elas permitem diversas vantagens que uma câmera comum não consegue oferecer e ainda possibilitam que o cliente tenha uma visão diferenciada sobre o projeto da casa ou apartamento. Abaixo, listamos algumas dos principais diferenciais que ela traz, veja:

  • visualizar todo o espaço para além do que está enquadrado, algo que o olho humano dificilmente registraria apenas pela memória visual;
  • conectá-la facilmente a um smartphone e levar consigo essa visualização do projeto da moradia para qualquer lugar;
  • são pequenas, leves e tem um preço acessível, fazendo com que seja fácil levá-las para qualquer local;
  • é possível mudar o ângulo da foto, mesmo depois que ela foi tirada;
  • em vez de o arquiteto apresentar um desenho técnico e pouco instigante, ele pode mostrar isso visualmente por meio do registro 360º.

Como pôde ver, não são poucas as vantagens e as possibilidades que essa câmera traz para quem aproveitar das últimas tendências em arquitetura. Estamos só começando, prossiga com a leitura para descobrir mais.

2. Passeios virtuais

Algo que já é usado, até mesmo, por imobiliárias são os passeios virtuais pelos imóveis disponíveis em seu site. Fica óbvia a economia de tempo e dinheiro ao poder checar um imóvel à distância, do conforto de casa ou da praticidade de um escritório. Muitas vezes, as pessoas se decepcionam ao ver que o foi divulgado não corresponde à realidade, os passeios virtuais vieram minimizar esse risco e trazer maior confiança e agilidade nos processos imobiliários.

Até mesmo museus famosos na Europa e outras partes do mundo se valem desse recurso, a fim de divulgar suas obras e peças para facilitar o contato cultural com pessoas de diversas partes do planeta conectadas à internet. Essa é outra tendência importante e que veio para ficar.

3. Impressão 3D

Você deve ter ouvido falar das maravilhas que a impressão 3D é capaz de fazer nas mais diversas áreas do comércio, indústria e serviços, não é mesmo? Afinal, até mesmo a medicina tem se valido desse recurso para produzir próteses, órgãos e outros materiais cruciais à vida humana.

Pois bem, quando o assunto é tecnologia e arquitetura, saiba que hoje se fazem desde tijolos até vigas e adornos que comporão o projeto da moradia. Como o desenvolvimento não para, a tendência é que vejamos a impressora 3D sendo capaz de realizar, cada vez mais, artefatos que até outrora julgávamos imagináveis de se criar.

4. Trena digital

A melhor ferramenta que agiliza bastante os processos de medição e cálculos de qualquer arquiteto é a trena digital. Ela é capaz de ler ambientes, definir áreas, extensão e, até mesmo, computar essas medidas por conta própria. Isso ajuda e muito na hora de medir grandes extensões e vãos, fazendo com que o trabalho seja concluído de forma mais rápida e eficiente.

Sabemos que até alguns anos atrás, o tempo para planejar e realizar uma obra poderia ser bastante extenso e, até mesmo, atrasado na sua conclusão em boa parte das vezes. Hoje, com o uso correto da tecnologia, isso não precisa mais ser verdade e todos podem se beneficiar disso.

5. Realidade aumentada

Os dispositivos e aplicativos de Realidade Virtual (RV), e Realidade Aumentada (RA), estão cada vez mais acessíveis e, mais uma vez, não tem porque um arquiteto não se valer de recursos tão práticos.

Posto de maneira simples, a Realidade Virtual se dedica a criar um ambiente simulado do que foi visto fisicamente, enquanto a Realidade Aumentada permite interagir com esse ambiente, por meio da ampliação de detalhes e demais aspectos que compõem esse registro.

Alguns exemplos disso seriam arquitetos utilizando aplicativos em smartphones e tablets, capazes de prever como ficariam um determinado acabamento em uma parede do seu imóvel ou uma construtora que oferece um folder que pode ser visto em 3D. As possibilidades são várias e, até algum tempo atrás, isso seria considerado algo de filme de ficção científica.

6. Óculos de realidade virtual

Os óculos de realidade virtual é outro recurso bastante atraente para a arquitetura. Por meio dele, se pode, por exemplo, caminhar por um espaço fisicamente vazio, porém, no qual futuramente estará instalada a sua moradia. Os óculos podem projetar para você como seria seu lar e experienciar de antemão o projeto da sua casa. 

Nos cinemas ele já tem sido usado, causando uma sensação única nos espectadores. Na arquitetura, ele ajuda profissionais e clientes a enxergarem e experienciarem de forma antecipada o que estão planejando para um determinado projeto.

7. Automação residencial

Outro aspecto que, até então, era visto apenas em filmes e peças publicitárias, é a possibilidade de sua residência ser capaz de responder a comandos remotos e automatizados, sem que você tenha que estar presente, ou mesmo, se levantar para ligar o interruptor, por exemplo.

Isso vai desde sistemas de segurança que reconhecem sua voz, banheiras que preparam a água enquanto você está a caminho de casa, ou mesmo, luzes que se acendem ou se apagam de acordo com o seu comando, por meio de um aplicativo. Isso traz não só uma tremenda comodidade, como segurança já que se você mora em uma rua mais afastada do bairro, por exemplo, pode deixar as luzes externas para serem acesas no momento em que estiver chegando em casa.

Como pode ver, são muitas as possibilidades que a interação entre o desenvolvimento tecnológico e projetos arquitetônicos oferecem. O mundo tem mudado em uma velocidade, cada vez mais, rápida e é sempre bom estar bem informado sobre as novas soluções e alternativas existentes.

Gostou de conhecer essas 7 tendências em tecnologia e arquitetura? Então, aproveite para aprofundar o seu entendimento sobre automação residencial e como utilizar isso em seu apartamento!

Sem comentários

Cancelar