Descubra agora como definir o tamanho do apartamento para comprar

Descubra agora como definir o tamanho do apartamento para comprar

Podem surgir diversas dúvidas ao comprar um apartamento com o intuito de alugar. Uma das principais é sobre o tamanho do apartamento. Afinal, é preciso observar as medidas do imóvel para você garantir um bom investimento e permitir que os moradores possam viver confortavelmente. Isso faz toda a diferença na hora de colocar o apartamento para alugar.

É importante ter em mente que a tendência por ambientes mais compactos cresce cada vez mais, seguindo a necessidade dos clientes, que têm priorizado imóveis mais funcionais hoje em dia. Nas grandes capitais, como São Paulo, a busca por apartamento para alugar com tais características aumentou muito. Isso acontece porque um imóvel compacto traz mais praticidade, mobilidade, modernidade e otimização de espaços.

Continue acompanhando e veja as melhores dicas do que considerar para definir o melhor tamanho do apartamento! Boa leitura!

Pense no conforto

O apartamento precisa oferecer conforto e bem-estar para os inquilinos. Por isso, é o primeiro ponto a ser considerado. Engana-se quem pensa que somente o número de quartos influencia nessa questão. Para assegurar a boa convivência dos moradores, também é preciso pensar no tamanho e na quantidade das áreas comuns do imóvel, como cozinha, banheiros e sala.

Avalie o tempo gasto com organização e limpeza

É importante lembrar que um imóvel menor consome menos trabalho e tempo com organização e limpeza, enquanto um maior exige muito mais dedicação nesses aspectos. Além disso, quando o apartamento é grande demais, pode ser necessário contratar um profissional para ficar responsável pela limpeza do local, o que impacta no orçamento.

Priorize a segurança

O que é preferível hoje em dia: um apartamento gigante com moradores sem coragem nem de sair para ir até o mercado da esquina, ou um apartamento compacto que torna o dia dos moradores mais tranquilo? Bom, é importante saber que a maioria dos inquilinos acaba escolhendo a segunda opção.

Empreendimentos que ficam em áreas tranquilas e contam com ferramentas de vigilância, como portaria 24 horas, cercas e câmeras, ganham muitos pontos. Além disso, a infraestrutura do apartamento também é importante, afinal, quanto melhor a visibilidade e a iluminação, maior a sensação de segurança.

Pesquise a idade do imóvel

A idade e o tipo do apartamento são fatores que influenciam muito na metragem das plantas. Os apartamentos antigos geralmente apresentam ambientes mais amplos. É bastante comum encontrar metragens bem grandes em prédios mais antigos, uma vez que a onda recente no mercado imobiliário é a dos apartamentos compactos.

Considere a infraestrutura do local

É fundamental considerar também a infraestrutura do local onde você vai comprar o apartamento, porque as áreas de uso comum de um condomínio também fazem parte da moradia, e claro que os futuros moradores do imóvel vão prestar atenção nos detalhes.

Um apartamento novo em um condomínio que oferece várias opções de lazer, por exemplo, vai facilitar bastante a vida dos inquilinos. Isso porque, na maioria das vezes, esse tipo de empreendimento conta com academia, salão de festas, piscinas, lavanderia, quadras de esporte, playground para as crianças e muitas outras opções.

São benefícios que muitas pessoas preferem ter hoje em dia para otimizar tempo e não precisar sair do condomínio. Além disso, uma estrutura eficaz também está relacionada a uma instalação de cabeamento bem organizada para transmissão de imagem e som e possibilidade de economia de energia e medição individualizada de luz e água.

Imagine a rotina dos moradores

Na hora de escolher o melhor tamanho de apartamento para alugar, é importante pensar na rotina de todos os futuros moradores do imóvel para não ter erro. Se alguém faz home office, por exemplo, precisa encontrar um apartamento com uma sala ou um quarto a mais para que seja possível trabalhar com comodidade.

Inquilinos que gostam muito de cozinhar preferem apartamento com cozinha ampla. Moradores mais caseiros, que adoram receber familiares e amigos no imóvel, certamente decidem alugar apartamento com terraço aconchegante, área gourmet ou sala mais espaçosa, por exemplo.

Já as pessoas que fazem muitas viagens a trabalho se habituam melhor com apartamentos menores e mais compactos. O mesmo vale para quem fica muito tempo fora de casa, prioriza viagens em família ou, até mesmo, não quer ter muito trabalho fazendo manutenções no apartamento, seja limpeza ou reformas.

Estude a localização

É preciso atentar para o fato de que a localização do apartamento é, sem dúvida alguma, um fator que influencia muito no seu potencial de demanda e de visibilidade. Escolher um apartamento bem situado, próximo de bons restaurantes, grandes centros de negócios, hospitais, shoppings, comércio e pontos de transporte, é uma excelente estratégia para conquistar inquilinos.

O valor de um apartamento para locação está no espaço que ele ocupa, e não no espaço construído. Por exemplo, um dos principais benefícios de investir em um imóvel para alugar em uma cidade como São Paulo é o seu enorme potencial de valorização. A capital paulista conta com uma grande lista de bairros altamente valorizados, resultando, assim, em investimentos de fácil retorno.

Por fim, é importante entender que a valorização de um apartamento para locação não depende do tamanho. Claro que investir seu patrimônio nessa compra é uma aplicação com grande retorno. Contudo, para que você invista bem, não basta considerar apenas os atributos que você julga como sendo mais interessantes para um imóvel, pelo contrário, é preciso levar em consideração o que seus futuros locatários estão buscando.

Saiba que, atualmente, um apartamento compacto significa economia para os moradores. E isso vale tanto para dinheiro quanto para tempo. Afinal de contas, ao reduzir os m², o aluguel fica mais barato, o tempo necessário para organização e limpeza dos espaços diminui e os custos com uma pessoa que faça a limpeza do ambiente são reduzidos.

Para investir bem e escolher o melhor tamanho do apartamento para seus inquilinos, é fundamental procurar por imóveis realmente funcionais. Isso porque a demanda por esse perfil de moradia está crescendo muito, o que faz com que investir em apartamento para a locação se torne um negócio seguro.

E aí, gostou das nossas dicas? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook para que você possa aprender mais, acompanhando as novidades por lá!

Sem comentários

Cancelar