Tabela SAC ou Price: como escolher a melhor modalidade de financiamento?

Tabela SAC ou Price: como escolher a melhor modalidade de financiamento?

Se você vai adquirir um imóvel novo e vai precisar fazer um financiamento, precisa conhecer sobre as principais modalidades utilizadas pelas instituições financeiras para calcular o valor e a duração das parcelas: a Tabela SAC ou a Tabela Price. Afinal, um financiamento envolve o pagamento de parcelas consideráveis durante um longo período e você deve se planejar para arcar com ele sem prejudicar a sua vida financeira ou a qualidade de vida da sua família.

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos explicar sobre essas duas ferramentas, mostrando como elas se diferenciam, bem como quais vantagens e desvantagens elas podem trazer. Veja nossas dicas e saiba como escolher entre a tabela SAC ou Price.

Como funciona a Tabela SAC?

A tabela SAC é uma sigla que significa Sistema de Amortização Constante. O termo amortização sugere um abatimento, desconto uma diminuição. Levando isso em consideração, não é difícil imaginar a principal característica desse sistema: a diminuição do valor das parcelas ao longo do tempo.

Nesse modelo, o valor de venda do imóvel é dividido em parcelas iguais. Porém, existem juros que são somados a esse valor. Esses juros são calculados tendo como base o valor restante para a quitação da dívida, permanecendo sempre na mesma porcentagem. Dessa forma, a cada parcela paga o valor restante da dívida reduz, diminuindo também os juros e, consequentemente, a parcela final.

Por exemplo: um imóvel custa R$400mil e, no financiamento foi dividido em 200 parcelas de R$2000,00. Os juros cobrados pela instituição, neste exemplo, são de 1%. Então a primeira parcela será de 2000 + 1% de 400mil. Já na segunda parcela os juros serão cobrados sobre o valor restante, diminuindo mensalmente.

Como funciona a Tabela Price?

A tabela Price é outra ferramenta utilizada para o cálculo das parcelas de um financiamento. Nesse modelo as parcelas iniciais são maiores e vão diminuindo mensalmente. Por outro lado, os juros começam menores e aumentam com o tempo.

O cálculo da tabela Price é feito de forma que o valor final das parcelas seja o mesmo ao longo de todo o período. De maneira geral, a amortização da dívida é maior na tabela SAC do que na Price.

Como escolher entre a Tabela SAC ou Price?

Escolher entre as duas modalidades de financiamento é uma tarefa que deve ser analisada com cuidado, evitando o comprometimento da sua renda. É importante acrescentar que nas duas ferramentas as parcelas podem sofrer correção monetária. Veja agora alguns fatores que devem ser analisados antes de fazer a sua escolha.

Duração do financiamento

O tempo que você demorará para quitar a dívida é a primeira característica que influenciará a sua escolha. Geralmente, a diminuição das parcelas ao longo do tempo faz com que a tabela SAC seja mais vantajosa para os financiamentos mais longos, ao passo que a tabela Price pode ser a escolha ideal para os períodos menores.

Valor das parcelas

Você também deve avaliar o valor das parcelas e comparar as duas modalidades, para entender o impacto delas na sua vida financeira. O fato de ter mensalidades fixas mensalmente pode ser considerado uma vantagem da tabela Price, porque você pode se planejar caso tenha uma renda estável a longo prazo. Por outro lado, saber que as parcelas serão cada vez mais leves e impactarão menos mensalmente é uma vantagem da Tabela SAC.

Adequação ao perfil

A escolha entre tabela SAC ou Price dependerá do seu perfil de consumidor e de lidar com a sua vida financeira. Para saber qual é a modalidade ideal para você, a dica é se planejar. Caso ainda não tenha uma planilha de planejamento financeiro, organize uma listando todas as suas despesas e receitas, de forma que consiga visualizar a influência das parcelas no período do financiamento.

Como você pode ver, as duas tabelas apresentam vantagens e desvantagens para o financiamento de imóveis. Agora que conheceu as nossas dicas, você poderá fazer uma escolha acertada entre a tabela SAC ou Price para realizar o financiamento do seu imóvel.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário, curta a nossa página do Facebook!

Sem comentários

Cancelar