Saiba o que considerar na escolha do ponto comercial de uma empresa

Saiba o que considerar na escolha do ponto comercial de uma empresa

A escolha do ponto comercial de uma empresa é fundamental para o seu sucesso ou fracasso, tendo em vista que esse pode ser um fator determinante para o desempenho das vendas do seu serviço ou produto.

O ponto comercial representa 50% do sucesso do negócio, o que quer dizer que é essencial buscar essa visibilidade da empresa no mercado. Ou seja, é importante contar com uma localização que seja estratégica para trazer benefícios ao empreendimento, mesmo que isso reflita em mais investimento, seja com o preço mais elevado do aluguel, mais gastos com infraestrutura, entre outros.

Deve-se analisar, também, se o retorno nesse determinado lugar é capaz de gerar mais lucro do que prejuízo. Afinal, uma localização privilegiada tem capacidade de multiplicar os valores do empreendimento. Caso contrário, não se tem êxito na estratégia de crescimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro do que se deve levar em consideração ao optar pelo ponto comercial do seu negócio.

Potencialidade do mercado

Uma localização pode ser perfeita para uma área de investimento ao mesmo tempo em que é péssima para outro tipo de ramo comercial. Ou seja, é preciso prestar atenção na potencialidade do mercado na região desejada.

Uma loja de roupas, por exemplo, teria mais chances de sucesso em um ponto comercial dentro de um shopping conhecido, com localização estratégica no centro da cidade e com grande movimento, tendo em vista a alta rotatividade de pessoas que circulam pelo local. Porém, o mesmo não ocorre para uma franqueada de curso de inglês, que não teria sucesso nesse tipo de localização.

Por isso, é extremamente importante ter consciência quanto ao público-alvo que se busca atingir para que seja possível encontrar uma localização ideal para a sua persona. Isso significa que nem sempre uma localização de grande privilégio seja a que se encaixa no perfil do seu empreendimento.

Características da vizinhança

Observe as áreas comerciais dos lojistas ao seu redor. Pontos próximos a estabelecimentos de roupas femininas são ideais para lojas de perfumes, sabonetes, cremes corporais e maquiagens, por exemplo. Como essa região tende à concentração do público feminino, aproveite a oportunidade para investir nesse nicho, caso essa seja a sua área de atuação.

Já no caso de haver um centro médico na região, haverá rotatividade de muitas pessoas de idades diferentes, mas que buscam atendimento da área da saúde. Desse modo, essa localização é perfeita para a implementação de redes de farmácias, óticas, lanchonetes e restaurantes.

Nesse cenário, a dica é analisar as lojas ao redor para entender quais serviços são mais procurados e necessitados pelas pessoas que circulam por essa região. Assim, é uma forma de aproveitar a oportunidade geográfica para que o seu negócio cresça.

Valor do aluguel do imóvel

Um ponto comercial com localização privilegiada pode custar muito caro hoje em dia. Portanto, ao cogitar alugar um imóvel para a sua loja, tenha certeza de que o valor está dentro do esperado, em que há mais lucro do que gastos.

Busque lucrar mais, tendo em vista as vantagens decorrentes da localização, do que gastar mais por conta do aluguel sem que se tenha retorno financeiro. Caso isso ocorra, significa que está na hora de procurar por outro estabelecimento dentro do orçamento do negócio.

Para tomar a decisão mais acertada, não se precipite. Observe a região com cuidado e a rotatividade de pessoas que circulam pelo ambiente durante o dia. Veja, ainda, se o seu público-alvo presente necessita do seu produto e converse com a concorrência sobre a movimentação no comércio da área. Dessa maneira, é mais fácil tomar uma decisão consciente e com menos riscos de que o empreendimento não dê certo.

Disponibilidade para abertura de lojas

Não adianta encontrar uma localização maravilhosa, mas que não tenha disponibilidade para abertura de novas lojas. Com isso em mente, se esse for o seu cenário, não perca tempo com algo que não tenha solução. O ideal é partir para outros locais de grande movimentação que possam servir para o seu ponto comercial — não perca o seu tempo com espera e procura sem retorno.

Havendo disponibilidade, analise o cenário de oferta ao alugar o imóvel e certifique-se de que não está acima do preço por ser o último ponto em oferta. Evite preços abusivos e proprietários que sejam difíceis de lidar. Afinal, é importante prezar o bom relacionamento para que não se tenha dor de cabeça no futuro por questões que poderiam ser afastadas.

Modo como os clientes chegam ao negócio

É fundamental saber se a sua loja é de destino ou de passagem. A primeira é aquela em que o usuário tem o interesse de se deslocar especificamente para chegar até o seu estabelecimento. Alguns exemplos, nesse caso, são:

  • restaurantes;
  • salões de beleza;
  • clínicas de estética;
  • academia de musculação;
  • estúdio de ioga e pilates.

Já a loja de passagem é aquela em que o usuário entra por ter se encantado com a fachada ou as ofertas do negócio, como ocorre com comércios de doces e salgados, lojas de conveniência, papelarias etc. Para esse tipo de estabelecimento, é bastante favorável estar perto dos principais meios de transportes, como ônibus, linhas de metro e locais de aluguel de bicicleta.

Estar próximo desses meios de transporte é uma excelente maneira de atrair clientes em potencial por meio de promoções, fachadas coloridas, com produtos cativantes a mostra, entre outros. Ter a porta da loja sempre aberta também é uma forma de deixar o público ciente de que eles podem entrar, além de passar a sensação de mais proximidade com a pessoa que está passando em frente da vitrine ao andar pela rua.

Para facilitar o processo de busca pelo ponto comercial ideal para a sua situação, leve esses tópicos mencionados em consideração ao analisar cada ponto estratégico. Planejar com cuidado e consciência é uma maneira de evitar dores de cabeças posteriormente e uma forma de alcançar os objetivos com mais sucesso.

Agora que você já sabe como escolher um ponto comercial adequado para a sua empresa, que tal conferir alguns andares corporativos novos? Não fique de fora dessa!

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