Saiba mais sobre o custo de vida em São Paulo

Saiba mais sobre o custo de vida em São Paulo

Com o crescimento dos grandes centros urbanos e das diversas oportunidades que existem lá, muitas pessoas acabam optando por morar nas metrópoles. Aqui no Brasil, a maior capital é a cidade de São Paulo, sendo o principal destino das pessoas que querem crescer profissionalmente e melhorar sua qualidade de vida. Por isso, é importante saber mais sobre o custo de vida em São Paulo.

O custo é um fator que varia muito de acordo com o estilo de vida que a pessoa leva, a região da cidade em que ela decide morar e como a capital vai afetar a sua rotina. Para se manter no dia a dia de uma cidade, existe um custo básico. No entanto, quando colocado na ponta do lápis, ele pode não ser tão alto devido às diversas facilidades que existem nos grandes centros urbanos.

Se você mora em São Paulo ou pretende se mudar para a capital paulista, continue por aqui e veja quais são os principais fatores que influenciam o custo de vida de uma pessoa na cidade, bem como as características da capital que podem ser bastante vantajosas para os seus moradores. Vamos lá?

Por que São Paulo é um grande centro urbano?

Com mais de 12 milhões de habitantes, a capital paulista não apenas é a maior cidade do Brasil, mas também é considerada uma das maiores metrópoles da América Latina e do mundo. Por ser muito grande e populosa, a cidade pode assustar quem vê de fora, mas existem diversas facilidades que acabam agregando muito para quem mora lá.

São Paulo é uma metrópole surpreendente e que tem a cara do Brasil por conta da sua diversidade. Isso se deve à mistura de culturas que foram trazidas pelos imigrantes que chegaram à cidade: portugueses, italianos, japoneses, coreanos, libaneses, entre outros.

Além disso, a cidade representa um grande centro de negócios, lazer, entretenimento e oportunidades de empregos. São Paulo conta com muitas empresas multinacionais, diversas salas de cinema, teatros, centros culturais, edifícios históricos, galerias de arte, bem como é sede de grandes eventos nacionais e internacionais ao longo do ano. Dessa forma, a capital acaba se tornando também um grande pólo receptor de turistas.

A cidade traz muito do estilo do visitante por conta de tudo o que ela tem a oferecer: conhecimento, memórias, tendências, cozinha tipicamente brasileira e também renomados restaurantes da gastronomia internacional — isso sem contar a vida noturna agitada.

Quais fatores provocam a variação do custo de vida em São Paulo?

Segundo dados da pesquisa do CVCS (Custo de Vida por Classe Social), realizada pela FeComercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o índice de custo de vida na cidade fechou 2018 com uma variação positiva de 3,34%. Apesar de ter caído 0,36% em novembro, a maior queda do ano, o índice voltou a subir em dezembro e em janeiro.

Para formar o índice, a pesquisa leva em conta a participação de diversas categorias de despesas, como habitação, transporte e alimentação, no orçamento mensal de famílias de várias classes sociais. 

Veja o que considerar em relação a alguns fatores do custo de vida em São Paulo:

Localização

Um dos fatores que afetam muito o custo de vida na cidade de São Paulo é o local em que você escolhe morar. Ou seja, os gastos com moradia podem ser mais altos ou mais baixos a depender da região e da variação no preço do metro quadrado dos imóveis.

Então, quando a pessoa estiver procurando por um lugar para morar em São Paulo, vale a pena dar uma pesquisada pelas melhores regiões e as que mais se enquadram no estilo de vida da família, pois o que não faltam são opções de locais e moradias de alto, médio e baixo padrão.

Transporte

Não poderia ser diferente: a locomoção em São Paulo é um reflexo do tamanho da sua população. Dessa forma, a capital tem um trânsito bastante intenso, principalmente de carros — o que influencia gastos com combustível, estacionamento, manutenção, entre outros.

Para aliviar os congestionamentos, a cidade conta com um rodízio de carros: nos horários de pico, veículos com determinadas placas não podem circular por boa parte da cidade.

Porém, São Paulo conta com um excelente sistema de transporte público, onde os ônibus estão integrados com o metrô. E todos os veículos do transporte público atendem todas as regiões da metrópole.

Como o transporte é um dos principais fatores a elevar o custo de vida, o local onde a família decide morar deve ser muito bem planejado. Assim, acaba sendo muito vantajoso escolher uma residência próxima aos pontos centrais da rotina, como o trabalho e a escola dos filhos.

Lazer

São Paulo ainda conta com variadas opções de lazer, o que influencia muito a qualidade de vida que se tem na cidade. A população tem muitas alternativas para relaxar, se divertir, curtir a noite e se distrair um pouco da rotina — que pode ser bastante pesada por conta do dia a dia em um grande centro urbano.

Há programas e eventos culturais para todos os bolsos e espalhados por toda a cidade, o que faz São Paulo ter um custo bastante vantajoso nesse quesito. 

Por fim, vale ressaltar que, apesar dos custos variados para se viver na capital, São Paulo é uma cidade ótima para quem busca novas oportunidades, pois é um lugar onde é possível encontrar muitas chances de trabalho, estudo, moradia e turismo.

Outro ponto que merece destaque é que São Paulo conta com uma excelente região metropolitana, o ABC Paulista — que é formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O ABC amplia as opções de moradia, uma vez que de lá se tem fácil acesso para a capital e um custo de vida semelhante.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como é o custo de vida em São Paulo e também como é possível diminuir os gastos para viver na cidade? Comente em nosso post e nos diga o que você achou do conteúdo! Até mais!

Sem comentários

Cancelar