Saiba como escolher eletrodomésticos e o que considerar na compra

Saiba como escolher eletrodomésticos e o que considerar na compra

Uma boa decoração pode transformar um ambiente, deixando-o visualmente agradável e trazendo conforto para os moradores. Porém, ela não se trata somente de itens, de cores e de móveis, uma vez que os aparelhos eletrônicos também compõem o espaço. Por isso, é muito importante saber escolher eletrodomésticos!

Os eletrodomésticos também abrangem outros aspectos, como funcionalidade dentro de uma casa, consumo energético, entre outros. Continue a leitura, veja algumas dicas que vão auxiliar você na hora da compra dos aparelhos e entenda qual a importância de se escolher um bom eletrodoméstico.

Qual a importância de saber escolher um eletrodoméstico?

A escolha dos objetos eletrônicos para compor seus cômodos vai muito além da decoração. Os eletrodomésticos também são responsáveis por aumentar a funcionalidade de um espaço e por facilitar a vida dos moradores de uma casa.

Ao compor sua cozinha, você deve pensar quais eletrodomésticos você precisa e quais vão facilitar as tarefas do dia a dia. Sendo assim, é importante saber escolher os aparelhos para que eles atendam ao que já está projetado no ambiente, bem como ao fluxo que o cômodo segue.

Esse fluxo, é baseado, por exemplo, na forma como as coisas funcionam no local. Na cozinha, a geladeira deve se localizar próxima à pia, que dá acesso ao fogão. Já o microondas geralmente está suspenso em um suporte e, dessa forma, facilita o fluxo de acontecimentos naquele cômodo.

Outro ponto considerado importante para uma boa escolha dos eletrodomésticos é a questão da eficiência energética. Você deve sempre optar por eletrônicos que não gerem muito gasto de energia, para que além de reduzir a conta no final do mês, eles também não causem muitos impactos ao meio ambiente.

O que considerar na hora de comprar eletrodomésticos?

Consumo de Energia

O início da economia de energia dentro de uma casa começa na escolha dos eletrodomésticos. Sendo assim, um dos primeiros pontos que devem ser observados na compra dos aparelhos diz respeito ao seu consumo energético. 

Objetos eletrônicos com baixa eficiência energética, além de trazerem alto consumo de energia, podem até danificar as instalações elétricas de um local, ainda mais se o equipamento tiver uso contínuo.

Sendo assim, sempre escolha aparelhos que tenham baixo consumo de energia, pois eles vão garantir a você boa funcionalidade e redução dos custos com eletricidade. Além disso, também costumam ter longa vida útil.

Portanto, para que você escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia, fique atento quanto à etiqueta de eficiência energética. Essa etiqueta é classificada por meio de uma variação de cores que vão do verde ao vermelho e letras “A” e “E”. Eletrônicos classificados em “A” são mais econômicos, já os da categoria “E” são menos econômicos.

Voltagem da casa

A voltagem é a tensão de energia da sua casa, podendo ela ser de 110 V ou 220 V. Alguns estados brasileiros trabalham com tensão 110 V, já outros transmitem a tensão 220 V. Também é possível que sua casa tenha as duas voltagens.

Portanto, confira a tensão instalada na sua residência para que você possa escolher eletrodomésticos que estejam de acordo com a sua voltagem. Se você não tiver esse cuidado, os aparelhos podem ser danificados.

Quando você liga um aparelho 220 V em uma tomada 110 V, ele vai funcionar de forma bem fraca ou até mesmo nem funcionar, o que não vai trazer benefícios. Agora, se você liga um aparelho 110 V em uma tomada 220 V, ele vai queimar, proporcionando alguns prejuízos e dores de cabeça.

Agora, se a sua casa tiver as duas fases de tensão, opte por colocar aquele aparelho de maior potência em uma tomada 220 V, para que o eletrodoméstico não carregue muito a fiação e trabalhe normalmente.

Estilo da decoração

Outro ponto muito importante a ser observado é o estilo da decoração do seu cômodo. Hoje existem muitas opções quanto a cores, formatos e materiais dos eletrodomésticos, portanto escolha aquele que seja mais adequado ao ambiente em que ele será inserido.

Se você tem um cômodo mais rústico, o ideal é que os objetos eletrônicos tenham as cores corretas para compor melhor o local. Por exemplo, se a sua sala tiver um estilo industrial, com tijolos e tubulações expostas, é essencial que os eletrônicos sejam de cor escura. Nesse caso, você também pode optar por formatos mais grosseiros.

Agora, se a sua cozinha for toda clara, na cor branca, tanto nos revestimentos quanto na pintura das paredes, o ideal é que os eletrodomésticos acompanhem a paleta de cores mais claras. Busque também aqueles aparelhos que sejam da mesma linha, para que a combinação fique mais equilibrada.

Funções e especialidades

Você também deve estar atento à funcionalidade e às especialidades dos eletrodomésticos, pois eles podem facilitar muito a sua vida nas tarefas do cotidiano, proporcionando mais conforto para todos os moradores.

Atualmente, existem alguns aparelhos com múltiplas funções que vão atendê-lo melhor do que aquele outro eletrônico que está restrito a apenas uma finalidade. Por exemplo, as Smart TV’s, com acesso á internet, possibilitam, além dos canais de TV tradicionais, a aquisição de diversos aplicativos bem amplos, com filmes, seriados, músicas etc. Portanto, é muito melhor ter esse tipo de aparelho do que aquele limitado apenas à exibição de canais abertos ou fechados.

Outro exemplo está nos fogões que trazem o forno elétrico ou o forno a gás em apenas um aparelho — isso permite ao consumidor ter as duas opções à mão sempre que ele precisar.

Por fim, a escolha do eletrodoméstico está totalmente ligada à sua satisfação como cliente. Quando o aparelho é escolhido corretamente, levando em conta tudo o que foi falado, a tendência é que o consumidor fique muito mais satisfeito e que se sinta bem atendido.

Dessa forma, para que você não tenha problemas futuros ou imprevistos que tragam dores de cabeça, pense bem e saiba escolher o melhor eletrodoméstico para a sua casa. O conforto e a funcionalidade são essenciais para a vida de qualquer pessoa.

Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de comprar seus aparelhos eletrônicos, ficou muito mais fácil escolher qual o melhor eletrodoméstico para comprar e qual deles vai atender a todas as suas necessidades.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher eletrodomésticos? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo!

Sem comentários

Cancelar