Saiba como dormir melhor fazendo pequenas alterações no seu quarto

Saiba como dormir melhor fazendo pequenas alterações no seu quarto

Saber como dormir melhor fazendo pequenas alterações no seu quarto pode ser o que faltava para melhorar sua qualidade de vida e seu sono. Estudos têm apontado a importância de um bom descanso para nossa saúde mental em diversos aspectos, como humor, memória, boa disposição etc.

Cuidar dessa questão vai muito além de um simples capricho: de fato, pode contribuir para que você durma e acorde melhor e mais disposto todos os dias. Não quer abrir mão desse benefício? Então, continue a leitura e veja nossas dicas a seguir! 

Não tenha TV no quarto

A televisão pode até ser uma distração do ponto de vista psicológico e, por essa razão, faz com que você durma em algum momento de maior cansaço. O famoso ruído branco que a TV dessintonizada pode emitir seria uma das razões, mas saiba que essa não é a maneira mais saudável de cair no sono.

A luminosidade da tela do aparelho pode ser um fator perturbador do sono. Mesmo que você não a sinta, ela compromete a qualidade do seu descanso. 

Pense também que aqueles minutinhos (ou até horas) a mais em que você se pega “preso” à programação da TV são momentos de sono que está desperdiçando por não eliminar esse objeto do seu quarto. Lembre-se: é preciso priorizar uma boa noite de repouso para ter mais energia e saúde.

Escolha a cama e os travesseiros certos

Ao entrar em uma loja para escolher cama e travesseiros, não hesite em tocá-los ou mesmo deitar no colchão. Assim, você sentirá, na prática, como será sua noite de sono naquele material.

Lembre-se de que esses objetos o acompanharão a cada hora de dormir. Portanto, verifique se eles realmente atendem às suas expectativas.

Camas e travesseiros duros ou macios demais podem não ser bons para a coluna e a postura corporal. Se quiser garantir sua saúde de forma geral, considere também esses aspectos práticos (e não somente o conforto).

Utilize cortina blackout

Como dissemos, a luminosidade emitida pela televisão prejudica o repouso de uma pessoa. Então, você já deve ter em mente que a escuridão absoluta é o ambiente ideal para cair em um sono profundo, não é?

Ao utilizar uma cortina blackout, é possível eliminar totalmente a entrada de luz no recinto. Caso se sinta incomodado com a falta de luminosidade, pode deixá-la entreaberta e controlar o quanto quer clarear o ambiente.

O importante é ter a opção de escurecer totalmente o quarto quando se sentir à vontade com isso. Assim, você poderá descansar da maneira como sua mente e seu corpo de fato exigem. Cuide bem dessa questão para que tenha 8 horas de descanso realmente restauradoras.

Pinte as paredes com cores apropriadas

Os tons de cinza são os mais indicados para criar um ambiente propício ao descanso, devido ao caráter neutro e não excitante. Isso significa que tal cor não despertará qualquer sensação de ansiedade ou agitação em sua mente, como pode acontecer com tonalidades mais quentes (ou mesmo com o branco, que reflete qualquer luminosidade facilmente).

Não é preciso fazer do seu quarto um lugar completamente cinza. Mas considere cobrir algumas partes das paredes nesse tom, sobretudo aquelas onde há incidência de luz. Dessa forma, você pode tornar seu local de descanso mais aprazível e adequado à qualidade do sono.

Hoje, há inúmeras alternativas de decoração e você pode, sim, explorá-las de maneira a arranjar seu cantinho para melhor atender a seu repouso. Pense nisso e aproveite as facilidades existentes atualmente.

Ambiente o quarto com plantas

Por mais que seu quarto esteja bem organizado e preparado para se tornar o melhor lugar para o descanso, existem alguns elementos capazes de potencializar a qualidade do seu sono.

Ambientar o recinto com plantas é uma dessas formas de agregar algo ao espaço. Tais itens trazem paz, aconchego e até um ar mais puro, para que você possa se sentir tranquilo e à vontade no seu cantinho.

Algumas plantas também exalam cheiros que são reconfortantes, além de terem formatos e cores que nos ajudam a relaxar e dormir melhor. Afinal, um pouco de presença da natureza no quarto não é nada prejudicial, concorda?

Mantenha o quarto organizado

Manter o quarto organizado não poderia faltar em nossa lista de recomendações para ter mais qualidade no momento de repouso. Um espaço desorganizado faz com que a mente fique agitada e intranquila, comprometendo a hora de relaxar e ir para a cama descansar.

Além disso, quando as coisas não estão em seus devidos lugares e precisam ser organizadas, você tem mais uma preocupação a levar para o momento de dormir. Ou seja: seu sono ficará duplamente prejudicado.

Não se esqueça de que manter o quarto organizado envolve o quesito limpeza. Isso porque de nada adiantará guardar e colocar todos os itens nos espaços ao qual pertencem se o ambiente estiver sujo e empoeirado.

Obviamente, uma situação como essa pode atrapalhar (e muito!) a qualidade do seu sono. Não abra mão da higiene e da limpeza do recinto, pois isso impactará positivamente na maneira como você dorme.

Projete a iluminação correta

Ao longo deste artigo, abordamos a relação entre a iluminação do quarto e alguns pontos que afetam a qualidade do seu repouso. Portanto, você já sabe que até a cor emitida pela luz do seu cantinho pode influenciar o sono.

Optar por lâmpadas de luz amarela ou mesmo adaptar a luz branca do seu quarto com um pendente amarelo são ações capazes de dar um tom mais ameno ao recinto. Isso fará com que você esteja mais propício a uma boa noite de sono.

Como foi possível perceber, são inúmeras as adaptações que você pode fazer para tornar seu espaço mais convidativo ao descanso. Novamente, vale lembrar que essa questão é primordial para ter saúde mental e uma boa disposição ao enfrentar os desafios do dia a dia. Cuide bem de tal aspecto para que possa usufruir de excelentes horas de repouso.

E então? Gostou de saber como dormir melhor fazendo pequenas alterações no seu quarto? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus contatos!

Sem comentários

Cancelar