Saiba como decorar a cozinha e deixá-la do seu jeito!

Saiba como decorar a cozinha e deixá-la do seu jeito!

Muito além do espaço para as refeições, a cozinha tornou-se um ponto de encontro de familiares e amigos. Por isso, a decoração seja bem pensada para oferecer conforto, beleza e funcionalidade.

Mas como decorar a cozinha? A dica é não ter medo de ousar — foi-se o tempo que o melhor estilo era o sóbrio branco ou amadeirado. É preciso valorizar cada cantinho, deixando-a com o seu jeito! Afinal, é um ambiente onde passamos bastante tempo, perdendo, talvez, somente para a sala de estar.

Se você ou alguém da sua casa ama cozinhar ou está se aventurando no mundo gourmet, vai querer um espaço bem decorado, não é mesmo? Confira nosso post e descubra como transformar esse ambiente!

Aposte nos revestimentos adesivos

Os detalhes são a parte mais gostosa da decoração e, o melhor, não é preciso fazer um investimento alto para ter um resultado surpreendente.

Por isso, a primeira dica é abusar dos revestimentos adesivos. Você encontra pastilhas ou ladrilhos adesivos, que podem ser aplicados no frontão — aquela parede atrás da pia — ou no balcão da cozinha americana. São inúmeras estampas que vão transformar o seu ambiente. Escolha aquela que mais combina com sua personalidade.

Outra opção é fazer uma faixa na parede com esses materiais adesivos, uma forma de dar vida ao espaço. Use a imaginação e coloque a mão na massa, esses materiais são de fácil aplicação e manutenção, quesito importante quando se trata do ambiente onde as refeições são preparadas e, por isso, pode haver mais acúmulo de gordura.

Se preferir, utilize também os adesivos para revestir o tampo de bancos de madeira — você terá um móvel novo!

Envelope a geladeira

Você não leu errado — uma dica de como decorar a cozinha é transformar a sua geladeira branca ou desgastada utilizando a envelopagem. A técnica usa um material vinílico adesivo que tem um acabamento incrível para sua cozinha.

Além desse eletrodoméstico, você pode utilizar o material também para revestir uma porta ou gaveta do armário. A cor ou padronagem fica à sua escolha e é uma ideia ótima para dar uma cara nova para aquela peça sem estilo.

Use prateleiras

Você sabia que é possível fazer a decoração imprimindo seu toque pessoal com a instalação de prateleiras? É um modo de deixar louças, xícaras e canecas com estampas e estilos variados à mostra.

Nas prateleiras você ainda pode valorizar a decoração com um eletrodoméstico colorido, como uma batedeira ou liquidificador. Esses e outros itens não precisam ficar escondidos. A vantagem é que, além de deixar o ambiente com o seu jeitinho, é uma maneira de priorizar a funcionalidade e facilitar o seu dia a dia na cozinha.

Se você gosta de cozinhar e tem uma coleção de livros culinários, também pode deixá-los arrumados nas prateleiras para conferir um charme ao ambiente.

Ganchos

Além das prateleiras, você pode utilizar também ganchos, principalmente na parede próxima à área de preparo dos alimentos.

É uma maneira de acomodar colheres, conchas, escumadeiras e outros itens que você utiliza bastante. Escolha aqueles com cabos decorados que, se bem organizados, podem fazer parte de uma decoração personalizada.

Decore com tecidos

Quando você pensa em como decorar a cozinha, os tecidos podem ser aliados se o seu objetivo é ter um ambiente com a sua cara. Eles podem aparecer em cortinas, tanto nas janelas como nos armários embaixo da pia ou ainda em pequenos itens de decoração.

Faixas de tecidos podem decorar também potes de vidros: é só colocá-las como se fossem o rótulo do objeto e usar para guardar jogos de talheres ou como vaso de plantas.

Com essa técnica, é possível dar um ar de aconchego, casa de campo ou casa de vovó usando tecidos xadrez ou poá.

Quadros

Você pode também montar quadrinhos com tecidos de estampas que formem uma composição. É possível esticá-lo sobre uma tela de pintura e grampear atrás ou fazer o trabalho utilizando cola. 

Outra opção é fazer quadros personalizados utilizando tecidos e porta-retratos de molduras coloridas. Vai ficar um charme na sua cozinha!

Exponha panelas decoradas

Você não precisa guardar todos utensílios dentro dos armários. Sabe aquelas panelas coloridas, com detalhes que lembram ladrilhos portugueses, de ágata com estampas florais ou ainda com estampas divertidas? Além de serem usadas na hora do preparo dos alimentos, ficam lindas na sua decoração.

Você pode deixá-las expostas nas prateleiras, bancadas ou em nichos, uma inspiração a mais na hora de cozinhar!

Faça um cantinho lousa

Como decorar a cozinha com uma lousa? Você pode fazer uma parede com essa finalidade, utilizando tinta própria e usar esse espaço para anotações ou ainda para a diversão da criançada.

Se você acha exagero uma parede toda, pode reservar um cantinho do ambiente como lousa para escrever lembretes, recados ou o menu do dia. Nele, você pode instalar um gancho para colocar um baldinho de metal com giz.

Crie um espaço do café

Quem não gosta de bater papo enquanto toma um cafezinho? Hoje, com a opção de cafeteiras estilosas, principalmente com os modelos que utilizam cápsulas, os amantes do bom café podem reservar um cantinho para esse prazer na cozinha.

Acomode o eletrodoméstico, xícaras (que podem ser suspensas em ganchos), açucareiro e colherzinhas — tudo já arrumado para você receber pessoas especiais. Finalize com um quadrinho que remeta à bebida.

Inclua plantas e temperos

Dê vida ao ambiente com plantas — você renova o oxigênio da sua cozinha e ainda inclui cor. Só esteja atenta à espécie para saber se gosta de mais ou menos luminosidade, assim fica mais fácil escolher o melhor local para o vaso. 

Uma boa ideia é decorar também com vasos de temperos, como alecrim, sálvia, salsinha, manjericão, pimenta, hortelã, entre outros que, além de deixar seus pratos deliciosos, trazem um charme a mais para o espaço.

A gente sabe que você quer dar o seu toque pessoal em todos os cômodos da sua casa. Quando pensar em como decorar a cozinha, aposte na criatividade, seja em espaços pequenos, grandes, versão americana, com ou sem ilha.

Quer receber mais dicas práticas para deixar seus ambientes cheios de estilo? Acompanhe outros posts como este seguindo as nossas páginas do Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Sem comentários

Cancelar