Quais são as vantagens de investir em studios? Veja aqui!

Quais são as vantagens de investir em studios? Veja aqui!

Quem quer investir em imóveis precisa estender que o mercado imobiliário está em constantes mudanças. Nos últimos anos, os imóveis passaram por valorizações bastante altas, principalmente até 2013. A expectativa é que o mercado continue crescendo, entretanto, a valorização será mais modesta.

Por isso, é preciso saber avaliar as opções para entender quais são as melhores oportunidades. Uma delas, com certeza, é investir em studios. Descubra, no post de hoje, o que são esses apartamentos e quais as vantagens que eles podem trazer, tanto como moradia quanto como opção de investimento!

O que são studios?

Os studios são apartamentos compactos, geralmente compostos por um quarto, uma sala e uma cozinha. Muitas vezes, não existem paredes dividindo os ambientes, então a cozinha é americana e a sala é integrada ao quarto. Outra característica comum dos studios é a metragem quadrada reduzida, podendo ter de 30 a 80 metros quadrados.

Esses imóveis costumam ter pés direitos mais altos, para compensar a metragem reduzida. Assim, a mobília e os armários podem ocupar as paredes, fazendo com que o espaço seja otimizado.

Eles são diferentes das kitnets e dos lofts. As primeiras também são apartamentos compactos, de um quarto só, mas têm paredes dividindo os cômodos e área até 50 m2. Já os lofts são apartamentos que se originaram de antigos galpões comerciais, que foram reformados e transformados em moradias. Eles se caracterizam por uma grande área útil, acima de 100 m², pé direito alto ou duplo, ambientes totalmente integrados (sem alvenarias) e instalações elétricas e hidráulicas aparentes.

Uma grande preocupação de quem investirá em imóveis é a localização. Por ser compacta, essa tipologia de apartamentos é, em sua maioria, bem-localizada — próxima a shoppings, centros empresariais, opções de lazer e, também, restaurantes e bares.

Para quem os studios são indicados?

Esse tipo de imóvel é indicado para solteiros, casais sem filhos ou quem trabalha viajando e precisa de um bom local para se hospedar com alta frequência. Por conta da planta reduzida e integrada, e o fato de só ter um quarto, esse apartamento não é o mais indicado para famílias com filhos.

Algumas pessoas pensam em comprar ou alugar um apartamento como esse apenas temporariamente, porque pensam que o espaço pequeno e integrado pode incomodar com o tempo. Apesar disso, a maioria dos moradores se surpreende com as vantagens e o conforto dos studios e acabam morando neles por períodos prolongados.

Quais são os benefícios de investir em studios?

Agora que você sabe o que são os studios, precisa entender as vantagens que esses imóveis têm em relação a outras opções do mercado. Veja agora!

Garantia de locação

Como falamos no início do post, o mercado imobiliário está mudando. Hoje em dia, os jovens estão demorando mais para se casar e mais focados em investir em suas carreiras. Fora isso, muitos casais não desejam ter filhos, devido ao alto custo de uma boa educação e um plano de saúde e às responsabilidades que uma criança exige.

Por outro lado, a população brasileira está envelhecendo, já que a taxa de natalidade está diminuindo. Nesse contexto, muitos idosos preferem morar em um apartamento reduzido e bem-localizado, que são características que os studios podem oferecer.

Com a alta procura por apartamentos compactos, um imóvel como esse não fica muito tempo no mercado. Então, se você está pensando em investir em studios, pode ir sem medo, pois ele tem a possibilidade de ser alugado rapidamente!

Organização mais fácil

Por terem metragem reduzida, esses apartamentos precisam ser bem-setorizados e organizados, para que o ambiente seja multifuncional. Para otimizar o espaço, também não tem como ser um grande acumulador. Quem mora em studio tem grande facilidade de organizar os móveis e objetos, já que não é possível possuir tantas coisas.

Os armários altos podem facilitar ainda mais essa tarefa, ajudando a guardar itens grandes e que são menos usados, tais como malas de viagem. As prateleiras e os nichos também auxiliam na organização, principalmente na cozinha. As louças podem ser facilmente dispostas para ficarem sempre à mão, e os utensílios podem ser pendurados em barras de alumínio na parede.

Além da organização, a limpeza também é facilitada. Afinal, um apartamento pequeno dá bem menos trabalho para limpar do que um com vários cômodos.

Localização estratégica

Como dissemos, esses apartamentos têm uma localização privilegiada. Uma família maior, por exemplo, pode ter uma casa ou um apartamento em um condomínio próximo a São Paulo e um studio localizado próximo ao centro para ter mais serviços e comodidades.

Fora isso, ter um apartamento bem-localizado ajuda bastante no dia a dia de trabalho, já que você não precisará enfrentar o trânsito em São Paulo. Por isso, procure por apartamentos próximos a estações de metrô ou ao trabalho, para que você possa deslocar-se a pé ou usando opções alternativas de transporte.

Baixo custo de investimento e manutenção

Um studio bem-localizado em São Paulo custa entre 400 e 500 mil reais, um investimento considerado baixo para quem procura um imóvel. Além de todas as vantagens de localização, as taxas de condomínio e IPTU desses apartamentos também são menores, já que a área construída da unidade é pequena, e os edifícios têm várias unidades.

Com a área reduzida, a manutenção também é mais fácil, uma vez que exige menos cuidados e são poucos equipamentos e instalações para manter e consertar.

Comodidades dos condomínios

Por fim, muitos condomínios de studios oferecem uma série de comodidades para os moradores. Já que a área útil da unidade é pequena, o espaço comum é equipado com academia, piscina, área gourmet ou salão de festas, dentre outras opções.

Alguns empreendimentos também oferecem serviços de forma similar a apart hotéis. Assim, você poderá contar com espaços de coworking, lavanderia, serviços de arrumação e limpeza, entre outras comodidades.

Viu como investir em studios é uma ótima oportunidade do mercado imobiliário? Ela pode te trazer uma série de benefícios, além de possibilitar uma garantia de rentabilidade com o apartamento e facilitar o acesso às atividades básicas do cotidiano.

Você gostou deste post? Se está interessado nessa opção de investimento, veja também nosso texto sobre decoração industrial, uma tendência da arquitetura que pode ser aplicada em seu novo studio!

Sem comentários

Cancelar