Quais os principais tipos de sofás? Avalie e escolha o seu

Quais os principais tipos de sofás? Avalie e escolha o seu

Os melhores tipos de sofás são aqueles os quais criam uma harmonia com o restante do ambiente. Essa peça é fundamental na composição decorativa de salas, varandas e espaços corporativos.

Como são itens mais notados à primeira vista quando alguém chega para uma visita, é preciso muito cuidado ao decidir o modelo, a cor e a textura desse importante móvel. Neste post você saberá como escolher um sofá e conhecerá opções que deixarão seu espaço mais atraente.

Como escolher o modelo correto?

Antes de tudo, tenha em mãos todas as medidas do ambiente que ele vai compor, pois o móvel não pode atrapalhar a circulação dos moradores e visitantes. Quando um móvel é menor do que o espaço proposto, parece que o objeto está jogado. Em contrapartida, quando é maior que o necessário, aparenta falta de organização.

Outro detalhe do qual influencia no tamanho da sala é a cor escolhida. Como os sofás ocupam um espaço considerável, os espaços compactos pedem peças claras. Para o lugar não ficar monótono, insira cores por meio de almofadas ou mantas que dão um toque especial. Já em locais amplos, aposte em tons escuros e coloridos.

Decidindo sobre esses pontos, é importante conhecer a sua finalidade. Afinal, o sofá utilizado para decorar uma sala de TV, provavelmente não será o mesmo que aparecerá na sala de estar ou na sala de espera de um consultório, por exemplo.

As salas de TV exigem peças fabricadas com espuma macia para proporcionar conforto em sessões de longas horas assistindo a filmes e programas. Outra dica é optar por revestimentos de tecido para esses ambientes, pois são práticos e facilitam a absorção de líquidos.

Apesar de os modelos revestidos em couro serem muito sofisticados, são opções bem mais aproveitadas nas salas de estar. Como eles se adaptam à temperatura do corpo, a tendência é esquentar conforme o tempo passa, principalmente no calor.

Já imaginou como seria sair de um sofá desses depois de fazer uma maratona daquela série favorita? Pensando nisso, selecionamos algumas opções que podem complementar a decoração de uma maneira muito equilibrada.

Sofá com assento assimétrico

Atualmente, os sofás com assento assimétrico vem ganhando protagonismo na decoração. Confere personalidade e estilo, deixando o ambiente mais contemporâneo. Esse modelo é uma ótima opção para pessoas criativas, que gostam de aliar o conforto com um visual divertido.

O clima pode se tornar ainda mais despojado quando o móvel escolhido tem cores vibrantes, como o vermelho, azul royal, amarelo ou roxo. Claro, com um sofá mais colorido, o restante do ambiente deve ser mais equilibrado. Senão, os modelos em branco e preto também são opções perfeitas.

Sofá cabriolet

Inspirado nos móveis dos anos 50, seus braços são um pouco mais baixos em relação ao encosto, em uma linha contínua e formato arredondado. Caso você tenha verdadeira atração por peças clássicas, o sofá cabriolet é a melhor escolha.

Capaz de criar uma atmosfera retrô na sala, também combinar muito bem com um ambiente moderno. No entanto, é sempre bom lembrar que, por apresentar uma configuração antiga, o bom senso estético é necessário para não deixar a decoração pesada.

Sofá chaise

Por meio da combinação entre uma cadeira e um sofá, o modelo funciona como espreguiçadeira para ambientes internos da casa. Muitas vezes é instalada em cômodos íntimos como, salas de leitura, de TV ou dormitórios.

É uma peça muito confortável, permitindo que o corpo recline e que é capaz de deixar as pernas estendidas com um encosto ao longo do comprimento para sustentação. Atualmente, é possível verificar uma releitura desse estilo integrada aos sofás modernos, inclusive versões retráteis.

Sofá lawson

Seu acabamento conta com linhas retas, braços na altura do encosto e almofadas removíveis no assento. Nas versões mais atuais, o encosto também tem um almofadado removível mais alto que sua estrutura, gerando mais conforto.

Essa é uma excelente alternativa para quem tem uma rotina supermovimentada. Afinal, seu design é aconchegante e receptivo, além da sua praticidade facilitar a limpeza periódica.

Sofá acompanhado por puff

Tanto para aquele dia que você chega em casa a fim de relaxar e esticar as pernas quanto para aquela confraternização em que faltam lugares para alguns convidados, o puff é o objeto coringa em toda decoração. Além disso, também funcionam muito bem cumprindo papel da mesa de centro sofisticada em certos momentos.

Para uma decoração mais minimalista, um puff com a mesma cor e acabamento do sofá são os mais indicados, pois gera uma impressão de que as peças são um móvel só. Dessa forma, independentemente da maneira que seja utilizado, não corre o risco de destoar do ambiente — sem contar que cria um ar de sofisticação.

Sofá em “L”

O sofá em “L” oferecem requinte e glamour ao espaço. É interessante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, esse modelo não precisa necessariamente ser posicionado somente no canto da sala.

Na função de economizar espaço em uma sala compacta, essa é uma das melhores soluções. No entanto, em salas amplas, o modelo é capaz de criar uma atmosfera muito elegante, principalmente quando usado para dividir dois ambientes.

Sofá de pallets

Seguindo a tendência da sustentabilidade, os sofás de pallets são opções perfeitas para compor decorações rústicas, despojadas, clássicas e minimalistas. O mais incrível é que você mesmo pode criar essas peças do tamanho e formato que desejar.

Como os pallets são objetos desenvolvidos para carregar materiais pesados, eles são bem resistentes. Acrescentando futtons, colchonetes ou almofadas sobre eles, terá uma peça original para receber os amigos para confraternizações ou, até mesmo, relaxar depois de um dia cansativo de trabalho.

Escolher o sofá ideal para cada ambiente é muito importante e pode melhorar a qualidade de vida dos moradores. Como a peça será o destaque da sua sala, é imprescindível que decida por um tipo que tenha o modelo, cor e textura que lhe agrade. Afinal, não se troca de sofá assim como se troca de roupa, não é mesmo?

O que você achou desses tipos de sofás? Encontrou algum que combina com a sua decoração? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto e conhecerem os melhores modelos para seus ambientes

Sem comentários

Cancelar