Quais os cuidados com o tapete imprescindíveis para sua conservação?

Quais os cuidados com o tapete imprescindíveis para sua conservação?

Todo item presente em uma casa pode ser um diferencial, ajudando a tornar o ambiente mais agradável e harmonioso. O tapete tem um papel importante e, além do conforto, também pode ser usado para garantir sofisticação para a sala ou qualquer outro cômodo. Quando combinado com os outros objetos, ele oferece contraste e elegância.

Mas, para que esse elemento se mantenha conservado e limpo, diversos cuidados com a higienização são importantes. Fazer isso contribui de forma direta para a durabilidade do produto e também para a saúde dos moradores que estão frequentemente no ambiente.

Então, se você quer descobrir quais são os principais cuidados com o tapete, continue a leitura e conheça as dicas que selecionamos. Confira!

Aspire regularmente

Diversos ácaros podem se instalar em tapetes, o que prejudica a saúde e causa alergias e problemas respiratórios. Então, para deixá-lo livre desses problemas, busque fazer a aspiração com frequência. Se você utilizar o aspirador regularmente, ele vai conseguir absorver com mais rapidez e eficiência aquela sujeira do dia a dia, como o pó.

Caso o seu aspirador conte com um filtro de água, utilize também esse recurso para ajudar na limpeza. Quanto à frequência, é preciso que você analise a circulação de pessoas no local. No caso de famílias que têm um animal de estimação, como cães e gatos, o cuidado deve ser ainda maior nesse sentido. Por isso, verifique a sua necessidade de acordo com essas informações.

No entanto, cerca de três vezes na semana já pode ser o suficiente para que você consiga manter uma limpeza adequada.

Lave de forma correta

Uma lavagem incorreta pode danificar ou diminuir a durabilidade do tapete. Portanto, saber qual a melhor forma para fazer a limpeza desse item é essencial. O ideal é que a lavagem ocorra cerca de uma vez por ano. No entanto, analise e defina qual o período mais adequado, levando em conta manchas, ressecamento ou qualquer outro problema que surgir ao longo do tempo.

Além disso, os produtos que serão utilizados fazem toda a diferença. O mais indicado é o uso de um sabonete com PH neutro, porque ele não agride o material, mas é sempre recomendado verificar a etiqueta ou pesquisar sobre o tapete, entendendo se há alguma especificação para o caso.

Após a lavagem, é importante deixá-lo um tempo à sombra, para a secagem. Tenha cuidado com o sol, já que colocar o tapete para secar sob ele pode danificá-lo. Outra dica que facilita a secagem e ajuda na conservação é posicioná-lo do lado avesso.

Também existem empresas especializadas que fazem o serviço de lavagem e podem ajudar a resolver o problema. Se você achar mais prático e seguro, opte pela ajuda de profissionais.

Elimine as manchas de maneira adequada e rápida

As manchas em tapetes são comuns, e os cuidados após o surgimento delas são necessários. Principalmente em casas com crianças e animais, esse é um problema recorrente. No entanto, até as manchas mais difíceis podem ser retiradas se você buscar orientações confiáveis sobre como eliminá-las.

É importante que as providências sejam tomadas de forma rápida, porque sabemos que quanto mais tempo se esperar para eliminar uma mancha, mais dificultoso esse processo será. Então, se possível, busque removê-la na hora em que um produto ou até mesmo alimento cair sobre o tapete.

O primeiro passo será enxugar o líquido ou substância do local com um pano seco. Após isso, use um produto adequado, que pode ser um detergente neutro, para retirar a mancha. Mas fique atento para a quantidade desse produto que você utilizará, assim como o objetivo de limpeza de determinado item.

Outra dica é usar uma esponja limpa nessa hora. Do contrário, o efeito da higienização não será tão efetivo.

Lembre-se de que esfregar o local manchado com força não significa que a limpeza será eficiente. Por isso, combine o uso correto de um produto ao cuidado na hora de limpar.

Tenha cuidado com os móveis

O peso dos móveis é um cuidado que deve ser avaliado, já que isso pode impactar diretamente a conservação do tapete.

Um exemplo é o uso de sofás que são muito pesados sobre esse item de sua decoração, pois eles podem causar marcas ou ondulações visíveis. Se você notar que isso acontece e quiser evitar prejuízos no futuro, use protetores no mobiliário. Eles podem ser úteis também para mesas, cadeiras ou qualquer outro móvel. Há alguns modelos que podem ser encontrados no mercado e que ajudam de maneira efetiva a resolver esse problema.

Também nesse sentido, vasos de planta com água podem ser prejudiciais para a conservação, considerando que a terra escorrida pode manchar o material do tapete.

Fique atento a alguma mobília da casa que prejudique a durabilidade e invista em soluções práticas para isso. Evite acumular muitos móveis sobre o tapete, para que o material não estrague ou acumule sujeira.

Mantenha uma limpeza diária

O tapete tem capacidade para acumular sujeira e diversas substâncias que fazem mal à saúde. Por isso, é importante ter alguns cuidados diários para ajudar na conservação dele, utilizando pano umedecido com água morna para realizar uma limpeza rápida no dia a dia.

Aliando isso às outras dicas que demos, a conservação do tapete se torna mais fácil, porque todos os dias a limpeza será realizada.

Usar produtos químicos frequentemente também não é uma ação recomendada, já que, se utilizados em grande quantidade ou todos os dias, podem danificar o tapete, dependendo do material.

Os cuidados com o tapete são importantes para a conservação desse item, que é um diferencial na decoração da casa. Por meio de algumas ações específicas, é possível preservá-lo, deixando-o sempre com um bom aspecto. Cuidados diários são uma excelente opção para preservá-lo. Nesse sentido, investir em produtos mais neutros para a limpeza e fazer a higienização frequentemente é de grande ajuda.

Colocando em prática algumas dicas simples, é possível ter um tapete que seja limpo, conservado e um charme na decoração do ambiente.

Gostou de conhecer essas dicas? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Twitter, LinkedIn, YouTube e Facebook!

 

Sem comentários

Cancelar