Quais as vantagens e como funciona o investimento em imóveis?

Quais as vantagens e como funciona o investimento em imóveis?

Optar por fazer investimento em imóveis não é algo simples, principalmente nos dias atuais, em que o mercado imobiliário mudou muito, dando cada vez menos espaço para amadores obterem sucesso.

Mas, fique tranquilo! Apesar dessa questão exigir um mínimo de qualificação para se fazer um bom negócio, não é difícil chegar lá, basta estar disposto a pesquisar muito e trabalhar para que tudo dê certo.

Logo, sabendo como funciona a dinâmica e o processo, as chances de dar algo errado são bem menores.

Pensando nesse cenário, preparamos este conteúdo exclusivo para que você possa entender como funciona o investimento em imóveis, bem como as suas vantagens. Ficou interessado? Então, continue acompanhando a leitura conosco!

Como realizar um investimento em imóveis?

Entenda, desde o início, que não existe uma receita pronta para investir em imóveis. Afinal, esse mercado muda a todo tempo e possui diversas realidades, com suas devidas particularidades.

Por isso, não espere encontrar uma cartilha com um passo a passo bem definido, mas existem fatores que você deve considerar e que podem ajudá-lo a avaliar se o investimento vale a pena ou não, ok?

Falaremos um pouco mais sobre alguns deles:

Conheça os custos

Em primeiro lugar, é preciso que você saiba quais são todos os custos que envolvem comprar e manter um imóvel, principalmente quando a sua finalidade é de investimento.

Muitos se preocupam apenas com o valor a ser pago pelo imóvel. Ledo engano, saiba que todo o trâmite da compra também gera outros custos, tal como as despesas com cartório, imposto de renda, ITBI, que é o imposto referente à transferência do imóvel, dentre outros.

Além disso, não se esqueça das possíveis reformas que serão necessárias para fazer qualquer tipo de adaptação, e, ainda, gastos com IPTU, condomínio e outros ao longo do tempo.

Tenha um objetivo

Quando chegamos ao ponto em que você precisa definir um objetivo, estamos falando que é necessário conhecer os tipos de investimento que podem ser realizados.

Nesse caso, você pode querer comprar um imóvel para morar e depois vender em longo prazo ou apenas fazer algumas alterações e vendê-lo em pouco tempo. Há a possibilidade também de investir em um bem para ter uma renda mensal, por meio do aluguel.

O importante é que você tenha em mente esse objetivo e, assim, conseguirá direcionar a sua busca pelo imóvel ideal.

Compare o investimento com a valorização do imóvel

Não tem jeito, você precisará quebrar um pouco a cabeça e fazer algumas contas para entender se o investimento trará um retorno satisfatório ou não.

Então, compare o valor do imóvel com o quanto é previsto para ele valorizar no futuro. Não se esqueça de considerar também todos os custos futuros até o momento em que o retorno desejado deverá aparecer.

Lembrando que o retorno poderá vir quando o imóvel for vendido ou ao longo do tempo, caso ele seja alugado.

Se essa comparação for satisfatória, quer dizer que pode ser um bom negócio. O segredo aqui é ser um pouco conservador no momento de fazer as estimativas, logo, as chances de se ter um retorno menor do que o esperado são pequenas.

Quais os benefícios em realizar um investimento em imóveis?

Agora que você já sabe o caminho de como começar a fazer um investimento, apresentaremos alguns dos seus benefícios.

1. Investimento seguro

Investir em um imóvel é considerado um dos investimentos mais seguros que existem. Afinal, além de ser um patrimônio físico, dificilmente ele pode ser roubado, como acontece com outros bens materiais.

Além disso, esse investimento cai muito bem para quem possui uma família ou planeja ter uma, pois é algo que pode ficar para as próximas gerações, além de se tornar facilmente uma fonte de renda futura, através da possibilidade de colocar o imóvel para alugar ou mesmo para a venda.

Destacamos também que esse investimento jamais poderá ser confiscado, tal como já aconteceu com a poupança, e, ainda, pode valorizar rapidamente.

2. Valorização em longo prazo

Falando em valorização, o Brasil possui um histórico muito forte de engrandecimento de regiões que antes não tinham o mínimo de atenção do mercado e da sociedade.

Pois bem, hoje já é mais do que possível identificar quais dessas regiões possuem um grande potencial de valorização no futuro e você pode comprar um imóvel por lá!

Logo, fazer o investimento em um imóvel que é promissor poderá lhe trazer um retorno muito alto em longo prazo, basta ter paciência e aguardar as oportunidades. Quando elas chegarem, você terá uma excelente carta na manga!

3. Maiores chances de rentabilidade

Sabemos que depois das nossas orientações você não vai fazer a compra de um imóvel de um dia para o outro, não é mesmo? Portanto, não se esqueça de avaliar muito bem quais imóveis são um bom negócio para realizar o investimento.

Sendo assim, as chances de conseguir uma alta rentabilidade são maiores, o que torna um excelente motivo para você fazer esse investimento.

Saiba que ao escolher um imóvel em uma região com forte tendência de valorização, com o tempo, o valor do bem aumentará de forma significativa.

Dessa maneira, será possível ter um bom retorno em relação ao investimento que foi feito, podendo, inclusive, trazer muito mais do que o dobro do valor do investido na sua aquisição.

4. Facilidade na negociação

Já faz um tempo em que o setor da construção civil vem se mostrando altamente produtivo, ou seja, há muitos imóveis que foram construídos e que ainda estão disponíveis no mercado. Nesse sentido, é possível escolher onde investir.

Junto a isso, existe também certa pressa das imobiliárias e construtoras em vender esses imóveis. Por isso, há essa facilidade de negociação, sendo que muitas delas vão fazer de tudo para ajudá-lo a concretizar essa compra.

Pois bem, agora que você já sabe mais sobre investimentos em imóveis e os seus benefícios, não há mais desculpas para iniciar esse projeto, não é mesmo?

Gostou desse post? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais para que eles também entendam mais sobre essa forma de investimento.

Sem comentários

Cancelar