Quais as vantagens de morar na região de Pinheiros?

Quais as vantagens de morar na região de Pinheiros?

De acordo o IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-estar no Município) de 2014, uma pesquisa realizada com os paulistanos aponta que os moradores da região de Pinheiros são os mais satisfeitos com relação à saúde, educação, trabalho, lazer e habitação.

Situado na zona oeste de São Paulo, o bairro é considerado um dos mais antigos da cidade, surgindo na metade do século 16. O que hoje é conhecido como o Largo do Batata (a região comercial mais famosa da capital) antigamente era ocupada pelos índios de Piratininga.

Atualmente, Pinheiros é uma das áreas mais nobres e aclamadas pelos paulistanos, uma vez que reúne inúmeros pontos culturais em um local repleto de casas, praças e muita área verde — além de um polo comercial e de serviços incríveis que agrada a todos os públicos.

Quer saber os motivos que fazem dessa região um dos melhores lugares para morar? Confira as vantagens que separamos para você neste post!

Localização

A localização é um dos aspectos mais atraentes da região de Pinheiros. Encontrando-se em um ponto bem estratégico, é próxima ao principal núcleo empresarial da capital, formado pelas avenidas Berrini, Faria Lima e Marginal Pinheiros. Além disso, o bairro está pertinho da famosa Avenida Paulista, sendo possível chegar até o local a pé ou pelas ciclovias.

No entanto, se você prefere utilizar o transporte público, essa não é uma tarefa difícil. A região conta com muitas estações de metrô próximas: Pinheiros, Fradique Coutinho, Sumaré, Hebraica-Rebouças, Faria Lima, Clínicas, Oscar Freire, Butantã, Vila Madalena e Adolfo Pinheiro.

Comodidade

Se o seu objetivo é morar em uma área residencial, mas que esteja perto do escritório, Pinheiros é o local ideal, pois acomoda ótimos polos empresariais da cidade. Esses eixos contam com muitas vias de acesso para quem vive na região.

Você e sua família também terão a oportunidade de estarem bem próximos de grandes shoppings, como o Center 3, Cidade São Paulo, Eldorado, Iguatemi e Villa-Lobos. Outros um pouco mais distantes são o Pátio Higienópolis e o Pátio São Paulo.

Essas comodidades facilitam que as demandas cotidianas sejam atendidas, seja para ir ao supermercado, comprar alguns produtos específicos ou simplesmente curtir um cinema.

Inclusive, pelo fato da região de Pinheiros estar localizada nos arredores da Avenida Paulista, é possível fazer passeios bem interessantes durante as manhãs e tardes de domingo — já que a via é fechada para que as pessoas possam pedalar ou caminhar por toda a sua extensão.

Áreas verdes

O contato com a natureza é indispensável em uma cidade tão poluída como São Paulo, não é mesmo? Ao longo de suas ruas, é possível encontrar várias espécies de árvores frutíferas à disposição dos moradores.

Além disso, a região conta com o Parque Villa-Lobos e Ibirapuera, que oferecem um ambiente propício para as suas práticas de atividades físicas ao ar livre, como corridas, caminhadas, passeio com os cães ou qualquer outro esporte em suas quadras. Esses locais também são cenários de muitos eventos aos finais de semana.

Qualidade de vida

Se você ficou animado com a quantidade de área verde que existe em Pinheiros, vai amar saber que além do contato com a natureza, você também proporcionará para a sua família uma riqueza cultural extraordinária.

Vale destacar o tráfego moderado em razão das ruas largas. Desse modo, embora seja um bairro badalado por muitos pontos comerciais e de serviço, ainda não deixa de ser um ambiente residencial tranquilo para se viver em paz.

Com relação à saúde, Pinheiros tem dois importantes hospitais em suas proximidades, o Sírio-Libanês e o AC Camargo, além do Pronto Socorro Itamaraty e Hospital e Maternidade Jardins SC.

Cultura

Um dos ícones de cultura da capital está localizado na região, o Instituto Tomie Ohtake. Esse é o mais raro espaço destinado a realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design da cidade.

Também tem a Praça Benedito Calixto, que se tornou um ponto de referência intelectual de São Paulo, por conta de sua conhecida feira de artesanatos, obras de arte e antiguidades que acontece todos os sábados.

Dá para perceber que a cultura atravessa a região! Ao longo do bairro, você pode encontrar inúmeros sebos, lojas de antiguidades e galerias de arte. Inclusive, é possível aproveitar a boemia da Vila Madalena (que fica ao lado de Pinheiros) e ainda observar grafites exuberantes no Beco do Batman.

Gastronomia

Gosta de experimentar diversos tipos de gastronomia? Aqui é o local certo para você estar! Na região, é possível desfrutar de restaurantes tranquilos para quem prefere comida na mesa, mas é bem simples encontrar ótimos lugares para fazer um happy hour delicioso com os amigos em seus diversificados bares, que oferecem ótimos coquetéis.

O bairro de Pinheiros também é excelente para quem gosta de curtir a noite, contando com várias casas noturnas que tocam desde os sucessos dos anos 80 até a boa música brasileira. Contudo, se você prefere um passeio mais tranquilo, tem restaurantes com culinárias de várias partes do Brasil e do mundo, além da própria Praça Benedito Calixto.

Educação

As redes de ensino são um grande destaque na região. Por exemplo, na região de Pinheiros, estão situadas as Universidades UNIP, FMU e a FESP, além de colégios de renome, como Notre Dame e Palmares.

Já a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) estão bem próximas, sendo possível chegar de bicicleta, transporte público ou carro.

Você pode notar que morar na região de Pinheiros é sinônimo de qualidade de vida, não é mesmo? Tudo isso graças à boa localização, infraestrutura, segurança e tranquilidade que o lugar proporciona. Esses fatores conectados à proposta residencial dão uma característica única ao bairro, tornando o ambiente extremamente atrativo — por conta da facilidade que existe em questão de lazer, comodidade e todas as vias de acesso propícias para a boa mobilidade da sua família.

Você gostou de conhecer as vantagens de morar na região de Pinheiros? Então, continue com a visita em nosso blog e confira os 5 bairros mais valorizados para morar em São Paulo!

Sem comentários

Cancelar