Quais as vantagens de comprar móveis de madeira maciça?

Quais as vantagens de comprar móveis de madeira maciça?

Os móveis de madeira maciça são uma excelente opção para quem busca decorar a casa com elegância e sofisticação. Além disso, esse tipo de móvel é bastante versátil, sendo implementado em qualquer cômodo com bastante praticidade, tendo em vista que é fácil combinar a cor da madeira com as demais cores contidas no ambiente.

Também é preciso ressaltar que a madeira maciça é um material de ótima qualidade, o que significa dizer que é um excelente investimento a ser feito. Pode-se afirmar isso, uma vez que o móvel desse tipo de madeira oferece muita resistência e durabilidade. Ou seja, é uma aquisição que durará por muitos anos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre as vantagens desse tipo de móvel? Então continue a leitura e saiba mais a respeito desse assunto!

Diferenças entre móveis de madeira maciça e móveis de MDF

Antes de tudo, é interessante traçar um paralelo entre os móveis de madeira maciça e os móveis de MDF, tendo em vista que esse último ganhou muita popularidade nos últimos anos. Grande parte dessa fama vem do custo dos móveis de MDF, que podem ser encontrados por preços baixos em determinados locais.

Porém vale ressaltar que pagar barato, muitas vezes, sai mais caro. Isso pode ser dito ao se levar em consideração que o móvel de MDF não é uma aquisição que oferece alta resistência contra a água e ao desgaste temporal, além de ser mais frágil e suscetível ao desajuste do material diante do seu próprio peso ou do peso dos objetos colocados em cima dele. Assim, pode-se constatar que o MDF não é um investimento pensando para o longo prazo.

Já o móvel de madeira maciça é muito mais resistente, oferecendo mais durabilidade e qualidade em sua composição. Ele também é mais forte, aguentando um peso maior sobre a sua superfície, sem causar danos ao material. Desse modo, observa-se que esse material é ideal para quem busca um móvel que dure por muitos e muitos anos, sem causar dores de cabeça ou exigir grandes cuidados e manutenções especiais.

Vantagens dos móveis de madeira maciça

Versatilidade e elegância

Esse tipo de mobília é ideal para quem quer uma decoração elegante sem ter muito trabalho de pensar em combinações entre paletas de cores. Como a madeira apresenta diversos tons terrosos, o móvel nesse material mostra bastante versatilidade, proporcionando praticidade e facilidade na hora de compor os ambientes. Além disso, é interessante lembrar que o móvel de madeira pode compor diversos estilos, do clássico ao moderno, do minimalista ao retrô, do rústico ao sofisticado, entre muitas outras opções.

Custo-benefício mais atraente

Por se tratar de um material resistente e de qualidade, os móveis de madeira maciça apresentam uma durabilidade maior. Assim, o seu custo-benefício é mais vantajoso quando comparado a um móvel de MDF ou MDP, por exemplo. Trata-se, portanto, de um investimento ideal para quem busca um móvel para vários anos.

Manutenção simples e prática

A manutenção do móvel de madeira maciça não requer muitos cuidados, basta passar um pano seco para tirar retirar a poeira e não deixar acumular sujeira. Fora esse cuidado que deve ser feito com mais frequência, deve-se passar uma camada fina de verniz sobre a madeira após alguns anos de uso — principalmente se o móvel ficar em uma área com exposição solar.

Opção ecologicamente correta

Como o móvel de madeira maciça é um produto feito de um material de qualidade, é, portanto, bastante durável. Isso significa que ele durará muitos e muitos anos. Pode-se até comprar um móvel usado de madeira maciça em perfeito estado de conservação. Essa reutilização faz com que o meio ambiente sofra menos impactos diante da menor produção de novos móveis de madeira.

Como aplicar os móveis de madeira maciça na prática

Na sala de estar

O móvel de madeira na sala pode estar presente no rack e no painel da TV, ajudando a compor o ambiente com beleza e funcionalidade. Em frente ao sofá pode conter uma mesa de centro de madeira com tampo de vidro, por exemplo. Mesinhas ao lado do sofá ou de poltronas também ajudam a dar ainda mais charme à decoração do cômodo.

Na sala de jantar

A sala de jantar pode contar com um bar feito de madeira com balcão e bancos altos. Também é possível decorar esse ambiente com mesa e cadeiras de madeira maciça. Desse modo, fica mais fácil receber os amigos e os familiares, oferecendo conforto para uma refeição agradável.

No quarto

Um móvel que não pode faltar no quarto é o armário para guardar as roupas e os objetos pessoais do morador da residência. Portanto, pode-se ter um armário ou guarda-roupas de madeira que ofereça espaço e rigidez para aguentar objetos pesados do usuário, sem prejudicar a mobília.

Também é interessante utilizar um baú de madeira aos pés da cama para trazer personalidade e beleza, além de proporcionar mais espaço para armazenar itens e deixar tudo organizado e arrumado.

Na varanda

Compor a varanda com uma mesa baixa e um banco comprido de madeira deixa o ambiente aconchegante e acolhedor. Pode-se ainda decorar o ambiente com almofadas coloridas e vasos com plantas. Trazendo, assim, a natureza para esse cantinho da casa, com bastante simplicidade.

No escritório

Já no escritório, é bastante funcional ter uma escrivaninha de madeira com uma estante na parte superior e gavetas na parte inferior. Além disso, implementar o espaço da parede com prateleiras de madeira ajuda a ganhar mais espaço, criando um local para organizar livros e outros itens, como porta-retratos, pastas com documentos, elementos de decoração, entre outros.

Dessa forma, fica mais fácil perceber o quanto os móveis de madeira maciça são uma ótima opção para quem busca mobiliar a casa com estilo, qualidade e bom gosto. Além disso, pode-se contar com um investimento em longo prazo, já que esse tipo de móvel vai durar por muitos anos, oferecendo beleza e funcionalidade para o lar.

Depois de se informar sobre os móveis de madeira maciça, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim mais pessoas podem se informar a respeito do tema e se beneficiar das vantagens desse tipo de móvel!

Pastilhas para cozinha: vale a pena investir?

Sem comentários

Cancelar