Personalização de apartamentos: afinal, quais as vantagens?

Personalização de apartamentos: afinal, quais as vantagens?

Ter uma casa decorada é o sonho da maioria das pessoas. Porém, decorar sem ajuda de um profissional nem sempre é fácil. E para quem mora de aluguel, a personalização de apartamentos pode trazer ainda mais incertezas. Isso porque alguns contratos de aluguel são restritos quanto ao tipo de reforma que o imóvel pode receber.

Por esses motivos, hoje vamos explicar quais as vantagens de ter um apartamento personalizado. Além disso, trouxemos dicas fáceis para transformar os ambientes da sua casa. Confira a seguir!

Por que investir na personalização de apartamentos?

Saiba que isso pode trazer mais benefícios do que você imagina. Selecionamos os principais e também algumas sugestões de práticas que podem lhe ajudar bastante nessa tarefa. Vamos lá?

Torna o ambiente mais aconchegante

Escolhendo um estilo de decoração, você consegue mobiliar o apartamento de forma que o espaço fica muito mais aconchegante, confortável e funcional. Uma boa dica é usar o Pinterest para selecionar inspirações de decoração. Essa rede social lhe permite criar pastas dentro do seu perfil, para que suas referências fiquem sempre organizadas.  

Fora isso, você consegue planejar os ambientes de acordo com a forma de uso deles. Por exemplo, se for uma pessoa caseira, que gosta de receber amigos para petiscar e conversar, pode criar uma cozinha bem receptiva

Mas se prefere sentar em frente à TV ou passa muito tempo lendo, pode organizar um cantinho de leitura e investir num sofá bem macio e confortável. O segredo é entender como são os seus hábitos. Depois disso, fica fácil escolher um estilo de decoração.

Faz você se sentir em casa

Tudo o que falamos no item anterior tem um propósito: aumentar o sentimento de lar. Chegar ao seu apartamento e se sentir em casa é fundamental para o bem-estar e para uma boa qualidade de vida. Por isso, criar um ambiente que tem a ver com você, com seus gostos e hábitos é uma vantagem e tanto da personalização do apartamento!

Cria um espaço mais prático

O ideal é medir o apartamento primeiro, para que você entenda a escala real do espaço. Assim, você poderá planejar a melhor disposição dos móveis, sem esquecer de manter circulações confortáveis. E tem mais: com a decoração é possível otimizar os espaços e aproveitar áreas pequenas.

Nesse sentido, outra vantagem da personalização é que ela vai incentivar a manter o apartamento bem organizado. Quando cada objeto tem seu lugar é muito mais fácil ter tudo à mão quando precisar. Além disso, dificilmente você vai perder um objeto num ambiente funcional para o seu dia a dia.

Como transformar o ambiente com a personalização?

Já deu para entender o quanto a personalização de apartamentos pode transformar o ambiente. Porém, se você ainda tem dúvidas de como fazer isso em casa, continue lendo este texto. Conheça agora alguns itens para decorar e mudar a cara do seu apartamento:

Tapetes

Os tapetes são ótimos para dar sensação de aconchego aos ambientes. Eles são muito versáteis, uma vez que podem integrar o mobiliário, delimitar espaços diferentes ou, ainda, serem itens de destaque na decoração.

Eles também vêm em tamanhos, formas, materiais e cores bem variadas. Sobre o tecido, é importante prestar atenção. Os tapetes de lã geralmente têm um custo mais alto e, em contrapartida, uma durabilidade maior. O contrário acontece com os de acrílico ou poliéster.

Quanto às cores, depende do estilo de decoração que deseja seguir. Cores neutras dão impressão de amplitude, e geralmente vão bem com todas as composições. Por outro lado, tapetes coloridos e estampados ajudam a criar um ambiente diferenciado, descontraído, jovem e moderno.

Papéis e tecidos de parede

Os papéis também são fabricados em muitas variedades de cores e estampas. Eles transformam uma parede sem vida num espaço charmoso dos cômodos. Já os tecidos, embora costumem apresentar um custo de mercado e de instalação mais alto em relação aos papéis, têm a vantagem de poderem ser reaproveitados em outra parede.

Uma opção com custo inferior são os adesivos de parede, que podem ser personalizados. Dessa forma, você pode criar uma estampa com adesivos de bolinhas ou triângulos, por exemplo. Outra ideia é fazer um desenho único, como uma cabeceira de cama ou uma mandala.

Quadros e pôsteres

Eles são uma ótima opção para personalizar um ambiente de forma simples, prática e em conta. Fora a vantagem de serem flexíveis, isto é, você pode levá-los para onde for, ou mudá-los de parede.

Uma grande tendência na decoração é fazer composições de quadros. Para isso, você pode utilizar dois ou três do mesmo tamanho e posicioná-los lado a lado na parede. Ou então usar vários quadros pequenos, de tamanhos e formatos diferentes, criando uma composição descontraída.

Você pode usar fotografias de lugares que já visitou, pôsteres dos seus filmes e séries favoritos, ou até mesmo criar sua própria arte e emoldurar! Essa liberdade é uma das coisas mais bacanas da personalização de apartamentos.

Plantas

Utilizar a vegetação também funciona bastante. As plantas ajudam a trazer vida e sensação de bem-estar para os ambientes. A dica essencial é pesquisar sobre a quantidade de luz e água que elas precisam, pois algumas espécies têm mais resistência para ficar em ambientes internos do que outras, e não exigem tanta manutenção.

As suculentas e cactos estão em alta na decoração, justamente por precisarem de pouca água e cuidados. Contudo, se mesmo assim achar que plantas não são para você, existem diversas opções artificiais que imitam muito bem as naturais.

Iluminação

Além de ser extremamente funcional, a iluminação é outra forma de decorar. A recomendação é que, em ambientes de produção, como cozinhas e escritórios, seja utilizada a luz branca ou neutra. Já nos quartos e salas, as lâmpadas de cor amarela conferem maior aconchego aos ambientes.

E como dissemos, a iluminação pode ser usada com finalidade decorativa, para valorizar e chamar atenção para elementos, como quadros e pôsteres. Seu uso também pode servir para marcar um caminho, em escadas e corredores, por exemplo.

Existem vários modelos de luminárias que podem ser usadas para decorar:

  • as de mesa vão bem em criados mudos, escrivaninhas e mesas laterais;
  • os pendentes são opções para valorizar mesas de jantar e bancadas altas na cozinha;
  • já as luminárias de piso dão um charme a mais em salas e espaços de leitura.

Como mostramos aqui, a personalização de apartamentos é essencial para conferir sensação de aconchego aos ambientes. Agora você pode começar a entender, na prática, todos os benefícios da decoração para sua casa. Arregace as mangas e deixe a marca da sua personalidade em cada cantinho.

Mas antes, que tal aprender um pouco mais sobre decoração? Separamos 7 dicas incríveis de iluminação que você precisa conhecer!

Sem comentários

Cancelar