Pensa em fazer investimento em imóveis? Veja 4 dicas indispensáveis

Pensa em fazer investimento em imóveis? Veja 4 dicas indispensáveis

Depois de passar por momentos de recessão devido à recente crise financeira que assolou diversos segmentos no Brasil, o mercado imobiliário está se recuperando e voltando a crescer, atraindo tanto compradores quanto construtoras e imobiliárias. Sendo assim, este pode ser um bom momento para fazer um investimento em imóveis.

Muita gente tem o objetivo de adquirir um imóvel pelo sonho da casa própria e, desse modo, os investimentos movimentam o mercado imobiliário. Porém, quando você investe em uma casa ou apartamento, existe a possibilidade de aplicar um dinheiro e transformá-lo em um patrimônio que também trará lucros.

Quer aproveitar este momento propício para fazer um investimento imobiliário? Então, continue por aqui e veja algumas informações sobre o crescimento constante do mercado e algumas dicas valiosas sobre como investir no ramo!

Por que vale a pena investir em imóveis?

Os investimentos por si só são uma preparação para o futuro, já que as pessoas aplicam um dinheiro para obter algum retorno financeiro. Desse modo, investir em imóveis é uma ótima opção, por se tratar de um bem físico que é altamente rentável e pode sofrer valorizações com o passar do tempo.

Muitos especialistas do mercado afirmam que essa é uma excelente estratégia de investimento, já que muitas vezes é possível adquirir um bem e depois vendê-lo mais caro. Diversos fatores podem valorizar o imóvel e garantir um lucro significativo para o investidor.

Além disso, a aquisição de imóveis é um dos investimentos mais seguros que existem, visto que o investidor está adquirindo um bem que é imune à quebra de bancos — não comprometendo o seu valor investido — e que não pode ser congelado pelo governo — algo que acaba acontecendo com outros investimentos.

Investir em imóveis traz toda essa segurança por se tratar de um bem registrado em cartório no nome do comprador, sendo seu patrimônio. Ou seja, é muito difícil que o investidor perca essa posse. Mas é preciso tomar cuidado, pois um imóvel pode ser confiscado em caso de inadimplência com impostos.

Como realizar um investimento em imóveis?

Investir em um imóvel não é uma tarefa simples. É importante considerar uma série de fatores que podem beneficiar ou prejudicar o investidor. Para ajudar você nessa missão, separamos algumas das principais dicas para ter sucesso ao fazer um investimento em imóveis. Confira!

1. Invista em imóveis na planta

Para quem pensa em realizar um investimento desse tipo e não dispõe de um capital significativo, uma boa opção é comprar um imóvel na planta. É possível pagar de 20% a 30% do valor total do bem e ter, ainda, a possibilidade de revendê-lo cerca de 2 anos após o início das obras.

Mas é preciso avaliar cuidadosamente o imóvel, conferir os projetos, ver o memorial descritivo e se certificar de que é um bom empreendimento. Assim, você pode julgar se é vantajoso vender o apartamento antes da entrega das chaves.

O valor dos imóveis na planta é inferior e tem condições de pagamento facilitadas. Essa diferença resulta em uma boa margem de lucro e é a melhor alternativa para investidores iniciantes.

2. Coloque o imóvel para locação

A locação é um dos principais motivos de os investidores aplicarem dinheiro em imóveis, uma vez que ela possibilita obter uma renda fixa mensal. Isso se deve ao fato de que ainda existem muitas pessoas que preferem morar de aluguel, o que aumenta as chances de se ter sucesso como locatário.

Para conseguir uma boa locação é necessário acertar na compra do imóvel. Analisando quais são os tipos mais procurados é possível direcionar a sua escolha para aquele que seja mais rentável. Existem várias opções, como imóveis populares, salas comerciais, lojas, flats, galpões, casas de veraneio e casas de praia.

É necessário conhecer cada um dos tipos de imóveis para saber em qual deles vale mais a pena investir. A melhor opção dependerá das características da cidade e, principalmente, do perfil do investidor.

Ter um imóvel em seu nome e utilizá-lo como fonte de renda, por meio da locação, é uma excelente maneira de receber o retorno do dinheiro investido na compra.

3. Fique atento ao mercado

Na hora de fazer qualquer tipo de investimento é necessário estar atento ao momento que seja mais propício. No ramo imobiliário não é diferente.

Pesquise e se informe sobre como está o mercado, compare os valores, estude o crescimento das regiões e busque pelas melhores localizações para ter um imóvel. Levar em consideração todos esses detalhes é essencial para não ter prejuízos na hora de realizar qualquer investimento.

Outro ponto a se considerar é a concorrência. Geralmente há sempre mais de uma opção na hora de escolher qual imóvel comprar. Pode ser que valha a pena desistir de uma compra e optar por outro vendedor, caso seja mais vantajoso.

Com a recuperação do mercado imobiliário, muitas empresas estão se destacando, projetando bons empreendimentos e oferecendo aos investidores muitas vantagens e excelentes formas de pagamento. Portanto, esteja atento às oportunidades.

4. Compre terrenos

Os terrenos também trazem ótimas oportunidades para os investidores, por trazerem bons ganhos de capital. Eles têm uma tendência muito grande de sofrer valorizações com o tempo, seja pelo crescimento do local onde está localizado ou, ainda, pela viabilidade de se introduzir um empreendimento ali.

Existem muitos casos de pessoas que compraram terrenos por poucos milhares de reais e conseguiram revendê-los por mais de meio milhão. Então, caso apareçam ofertas de terrenos com bons preços, estude a possibilidade de fazer um investimento. No futuro isso pode resultar em um excelente lucro.

Por fim, vale a pena destacar que, antes de investir em qualquer imóvel, você deve pesquisar bastante sobre as oportunidades que surgem no mercado imobiliário, sobretudo agora que ele está se reerguendo. Opte sempre por comprar aquilo que caiba no seu orçamento e não comprometa sua situação financeira.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como realizar investimento em imóveis? Se você se interessa por assuntos como este, não deixe de ver o que são lofts e quais as suas principais características!

Sem comentários

Cancelar