Passo a passo: aprenda como fazer um terrário de forma fácil

Passo a passo: aprenda como fazer um terrário de forma fácil

Cada vez mais usados, os terrários são como minijardins dentro de potes de vidros ou vasos de cerâmica. Por serem práticos e belos, eles podem ficar em qualquer lugar da casa, desde que haja raios solares para sustentar saudavelmente as plantas. Dessa forma, não se necessita de muita manutenção, apenas alguns cuidados referentes à iluminação e ao regamento.

O terrário pode ser aberto ou fechado, e o que vai mudar é a seleção das plantas para cada um deles. Por exemplo, o fechado não deve ser composto por plantas que não gostem de umidade, enquanto o aberto é mais ideal para esses tipos de flora.

Pode parecer complicado, mas criar um terrário é muito simples, não sendo necessário mais do que 10 minutos do seu tempo. Mas, para que tudo dê certo, é preciso planejamento. Dessa forma, é possível trazer a natureza para dentro de casa, para o trabalho, para presentear alguém etc.

Para lhe ajudar, preparamos este passo a passo de como fazer um terrário! Com certeza, a decoração da sua casa ficará ainda mais especial com essas dicas. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

1. Escolha um recipiente transparente

Escolha um recipiente de vidro, de acrílico, ou, então, um vaso de cerâmica, se preferir. Algumas opções são vidros de conserva que não têm uso, jarras arredondadas, copos sem tampa, garrafas de vidro, entre outros. Use a imaginação para criar formas diferentes para o seu minijardim.

Após escolher o recipiente ideal para o seu projeto, lave-o com sabonete neutro e seque-o totalmente. Assim, evita-se a criação de um ambiente propício à proliferação de fungos.

2. Coloque as pedrinhas no fundo

Separe britas, cascalho ou pedrinhas para acomodar no fundo do vidro. É importante que se forme uma camada espessa de 2 a 3 cm. Assim, fica mais fácil para drenar a água em excesso e proteger o seu minijardim de fungos e bactérias.

Uma outra dica é usar pedrinhas coloridas, caso esse seja o estilo de decoração desejado. Além de dar ainda mais vida ao terrário, elas trarão alegria e divertimento para o ambiente.

3. Acrescente uma camada de areia

Em seguida, coloque sobre as pedrinhas uma boa porção de areia até que forme uma camada de 3 cm. Em cima dessa camada, coloque uma boa quantidade de terra vegetal, respeitando o tamanho do recipiente.

Lembre-se de que a quantia de terra deve ser suficiente para acomodar a raiz da planta que será colocada no recipiente. Por isso, é sempre bom ter terra a mais do que a menos.

4. Coloque musgo verde

Pode-se ainda implementar o sistema de drenagem acrescentando o musgo verde ou o musgo seco (também chamado de musgo chileno). Ele é capaz de manter a umidade perfeita para as suas plantinhas e também faz com que a terra permaneça em seu devido lugar, sem se misturar com a parte de baixo do terrário.

O musgo verde pode ser encontrado em lojas específicas para jardinagem e, até mesmo, em lojas online que vendam produtos de plantas.

Também é uma opção acrescentar uma pequena camada de carvão mineral triturado com cascalho embaixo da camada de musgo. Assim, o seu sistema de drenagem fica ainda mais eficiente e com poucas possibilidades de problemas com umidade em excesso.

5. Escolha as plantas adequadamente

Opte por plantas que gostem de pouca umidade, como os cactos e as suculentas. Desse modo, é mais fácil a manutenção do terrário, uma vez que não é preciso aguar com regularidade. Além disso, evita-se fungos e mofo.

Na hora de plantar, tenha cuidado quando retirar as plantas dos vasos temporários para replantá-las no recipiente. Tire com jeitinho para não machucar a raiz e danificá-las, pois isso pode matar a plantinha.

Faça alguns buracos com os dedos na terra para criar espaço para acomodar as raízes das plantas. Se a borda do recipiente for muito estreita, tenha paciência, e não desista da tarefa. Com certeza, o resultado será recompensador. Uma dica nessas horas é optar por plantas menores, caso o pote de vidro apresente uma abertura muito pequena.

Depois de plantar, não soterre as raízes das plantas, uma vez que é desejável uma terra descompacta para a melhor circulação do oxigênio que mantém a planta saudável.

6. Use pedras e personagens em miniaturas para decorar

Esse passo é totalmente opcional, mas, para alegrar ainda mais a obra que está sendo criada, use elementos decorativos para enfeitar o seu minijardim! Para isso, coloque pedrinhas ou miniaturas de personagens ou animaizinhos. Certamente, o seu terrário ficará uma graça!

Além disso, é uma excelente maneira de cativar e envolver as crianças da casa para ajudarem na tarefa de criar o minijardim.

Evite aguar muito o terrário se ele for composto por plantas como os cactos e as suculentas, pois essas plantas não gostam muito de umidade. Dessa forma, molhe com moderação e poucas vezes por semana. Caso opte por plantas como os musgos e as samambaias, que já são mais aptas à umidade, borrife água com mais frequência, mas respeite uma quantidade pequena, para evitar o mofo.

Viu como é fácil criar o seu próprio terrário? E com essas dicas, tudo fica ainda mais descomplicado! Pelo tamanho mini, os terrários podem enfeitar qualquer cômodo da casa. Por isso, aproveite para decorar os ambientes com muita natureza.

Eles podem ficar em escrivaninhas, estantes, na cabeceira da cama, na mesa de centro da sala, no mármore da pia do banheiro, na bancada da cozinha, entre outros lugares da sua residência. Em cada um deles, o seu minijardim trará muito encanto e personalidade à decoração da casa. Então, aposte na beleza natural e experimente criar o seu próprio terrário.

Aprender como fazer um terrário é uma ótima maneira de enfeitar a sua própria casa, além de resultar em ótimos presentes para quem está começando em um trabalho novo ou acabou de se mudar. Com certeza, sendo uma lembrancinha muito inusitada e especial!

Gostou do passo a passo que preparamos sobre como fazer um terrário? Então, que tal conhecer 8 plantas para ter e cultivar dentro de casa? Assim, o seu cantinho ficará com uma decoração natural ainda mais encantadora!

Sem comentários

Cancelar