6 parques de São Paulo: a calmaria no meio da cidade

6 parques de São Paulo: a calmaria no meio da cidade

Mesmo em meio a tantos prédios, ruas e empresas da Grande São Paulo, é possível usufruir de suas áreas verdes. A cidade tem diversos parques onde os moradores podem se divertir com a família e os amigos ao ar livre, e eles estão espalhados por diversas regiões paulistanas.

Praticar esportes, caminhar e passear com seu pet são só algumas das atividades que você pode realizar nos parques de São Paulo. A variedade de atrativos disponíveis em cada um é enorme e, por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esses espaços.

Destacamos 6 parques com inúmeras opções de lazer para você experimentar ou conhecer melhor. Confira o post a seguir!

1. Parque do Ibirapuera

O mais famoso parque de São Paulo é o “Ibira”, que atrai milhares de visitantes diariamente e conta com muitas opções de lazer para todos os públicos. Fica na Zona Sul e tem uma área de aproximadamente 1.5 milhão de m²!

Lá é possível encontrar pistas de corrida, quadras poliesportivas, espaços infantis, planetário e uma ampla área verde, com lago e viveiro de plantas. É bastante procurado tanto por turistas quanto por moradores da cidade, pois é ideal para aproveitar momentos de lazer com amigos e família.

Outro atrativo do parque é a possibilidade de pedalar em meio à natureza. Uma sugestão é aproveitar os aluguéis de bicicletas, que costumam ser oferecidos em alguns pontos do local se você não tem uma bike mas tem interesse em curtir esse passeio.

A arquitetura também é um dos aspectos mais marcantes do parque, já que você encontra construções e monumentos históricos espalhados por toda a área do parque. E se você aprecia história, arte e cultura, ainda pode visitar o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, a Oca e o Auditório Oscar Niemeyer. 

2. Jardim Botânico

O Jardim Botânico de São Paulo é um local tranquilo e um pouco menos badalado que o Ibirapuera. Para acessá-lo, o valor do ingresso para o público em geral é R$ 10,00 e possui valores diferenciados para estudantes.

Dentro do parque há várias atrações que podem ser visitadas, como a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, diversos lagos, o Museu Botânico, o Orquidário e outros. O local é muito agradável, conta com uma ampla área verde e tem uma boa infraestrutura.

Há algumas regras caso você queira conhecer o Jardim Botânico. Por exemplo, não é permitido levar animais de estimação nem há lugar para a prática de esportes. Então, é indicado para quem busca um espaço mais calmo para aproveitar com os amigos e a família num piquenique, por exemplo.

3. Parque Villa-lobos

O parque Villa-lobos é uma excelente opção de lazer para aqueles que buscam por cultura e atividades ao ar livre. É possível praticar esportes, caminhar, fazer ginástica em aparelhos específicos e utilizar as quadras poliesportivas disponíveis no local.

Além disso, o espaço tem áreas reservadas para cultura e entretenimento. As atrações incluem biblioteca, saraus, eventos, cursos e assim por diante. O local tem 732 mil m² e agrada a todos os perfis, já que além de usufruir a natureza em um ambiente amplo e aberto, dá para acompanhar a programação cultural.

É um parque que está diretamente relacionado à música também, pois o próprio nome foi escolhido em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. Apesar de ser procurado, principalmente, para a prática de atividades físicas, o local recebe diversos shows e festivais. 

4. Parque Jardim da Luz

Se você for visitar a Pinacoteca, não deixe de conhecer também o Parque Jardim da Luz, que fica bem próximo do local, sendo uma área externa para que os visitantes tenham acesso a um espaço verde. 

É um lugar tranquilo para almoçar ou, ainda, tomar um café da tarde. Lá você encontra bosques, lagos, uma grande variedade de plantas e árvores, gruta com cascata e outros atrativos.

Além da Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa também é uma opção de cultura e lazer que fica perto do Parque Jardim da Luz. 

É o parque público mais antigo da cidade de São Paulo, mas todo o espaço tem uma boa infraestrutura para os visitantes.

5. Parque Anhanguera

Se você gostar de conhecer parques que preservem vegetação e áreas verdes, o Anhanguera é ideal para isso. Com 9.500.000 m², ele fica localizado na Zona Oeste de São Paulo e reúne várias atrações em um único lugar.

O maior parque da capital paulista conta com campo de futebol, quadras poliesportivas, lagos, churrasqueiras, quiosques, anfiteatro e por aí vai. É um ambiente que tem uma extensa variedade de fauna e flora, e ao visitá-lo você consegue ter contato com animais e plantas distintos.

Há também as trilhas que podem ser percorridas em alguns pontos do parque. Mas, para aqueles que desejam aproveitar bons momentos de lazer para adquirir conhecimento e cultura, o local promove os Bosques da Leitura, que acontecem aos domingos.

6. Parque Trianon

O Trianon fica localizado perto da Avenida Paulista e é, para muitos, um oásis em meio aos prédios, carros e a grande circulação de pessoas. Um ponto positivo do parque é a facilidade de acesso, já que fica bem próximo da estação de metrô Trianon-Masp e de outros meios de locomoção, como ônibus, que também podem ser encontrados facilmente perto do local.

Lá você pode conferir monumentos históricos e que retratam toda a cultura e diversidade de São Paulo. Além da arquitetura, a vegetação do espaço se sobressai, com várias espécies de plantas da Mata Atlântica.

Os parques de São Paulo oferecem uma série de atrações para as pessoas que desejam ter mais calma e tranquilidade no tempo livre. Grande parte deles reúne cultura e contato com a natureza, o que torna seus momentos de lazer mais leves e divertidos.

Por isso, conhecer um pouco mais sobre as opções que existem na cidade de São Paulo pode ajudá-lo em suas escolhas e deve ser considerado inclusive na hora de vender e comprar o seu imóvel. A proximidade a tais espaços é capaz de transformara vida dos moradores, portanto, é um fator de valorização importante.

Esperamos que você tenha gostado das dicas no post e que elas tenham aumentado seu conhecimento sobre os principais parques de São Paulo, e como é possível olhar para a cidade e vivê-la de um jeito diferente.

Está procurando por um bom bairro para morar em São Paulo? Então leia nosso post e conheça as melhores opções!

Sem comentários

Cancelar