Papel de parede: por que usar e como escolher?

Papel de parede: por que usar e como escolher?

Se você vem considerando a possibilidade de utilizar papel de parede em seu lar mas ainda não sabe bem por que usar e como escolher, temos informações importantes que te ajudarão nisso.

Afinal, são crescentes hoje as alternativas para ambientação e decoração das casas e o papel de parede pode atender a ambos objetivos indo muito além da função de meramente ‘‘substituir’’ a pintura de uma parede.

Descubra a importância dessa solução para a sua residência e se surpreenda com o que vamos apresentar a seguir.

Decorar melhor os cômodos

Não se engane, utilizar papel de parede em sua casa vai muito além de simplesmente preencher todas as paredes por inteiro e assim criar um ambiente bonito, diferenciado e agradável.

Muitos decoradores e proprietários optam por utilizar o papel de parede somente em alguns trechos dos cômodos, como tetos, na metade mais alta ou mais baixa da parede ou com um tema de grandes figuras em lavabos pequenos dando um contraste bastante interessante.

Outra coisa que você precisa saber é que os estilos existentes hoje diferem muito das decorações clássicas praticadas em outros tempos. É completamente possível montar um ambiente sofisticado utilizando papéis de parede com temáticas e tons diversos que certamente podem atender à sua expectativa.

São muitas as opções, sendo importante que você tome o tempo necessário para escolher o estilo que mais te agrada, bem como saber de antemão o que você está procurando no catálogo. Se chegar sem uma mínima ideia, pode ser que se sinta enfadado e acabe desistindo dessa empreitada justamente pelo excesso de alternativas a serem escolhidas.

Praticidade

Conforme dissemos,  diferentemente de uma pintura que é sempre feita por todos os cômodos homogeneamente, no caso do papel de parede você pode criar variações e utilizá-lo só em trechos específicos da casa que realmente agregarão algo de bom ao ambiente e à decoração.

Com isso você não precisa comprar grandes quantidades e nem seguir um mesmo padrão por toda a casa, deixando esse processo de escolha e aplicação do material muito mais prático.

Além disso, não produz a sujeira de uma reforma ou de uma pintura, fazendo com que você tenha a comodidade de usufruir de uma solução funcional e esteticamente bonita sem maiores complicações no momento de utilizá-la em seu lar.

Por motivos como esse é que podemos dizer que o papel de parede é uma das alternativas mais práticas para ambientação ou decoração de uma casa. Pense nisso.

Preço

Precisamos ser sinceros com você: os materiais mais baratos estão muito longe de ter a mesma durabilidade e aparência de um papel de parede mais caro. Não estamos dizendo que você deve somente se guiar pelo preço, mas que invista em bons papéis para que o barato não saia caro, como diz o velho ditado popular.

Pense, por exemplo, em um papel de parede que imite tijolos, mas que não seja fidedigno nessa proposta. Certamente isso irá te desagradar e, em pouco tempo, você poderá se arrepender da escolha feita, não é mesmo?

Evite essas decepções investindo em algo que realmente irá te satisfazer ao entrar em casa e desfrutar de um ambiente bonito e agradável.  

Levar em conta o estilo da decoração

Ok, já é hora de desconstruir o mito de que a melhor forma de decorar os cômodos de sua casa é optando por uma ambientação homogênea. Isso não é verdade. Os contrastes, quando bem colocados, produzem um efeito incrível no local, trazendo vigor, exuberância e vivacidade.

Claro que você deve evitar extravagâncias, a fim de não tornar aquele espaço um ambiente cansativo por conta do excesso de cores e elementos que não dialogam bem entre si. Porém, tenha em mente que é completamente possível combinar uma parede em um tom neutro como o branco com um papel de uma cor mais viva como o laranja, por exemplo. 

Inclusive, se você não se atentar a essa possibilidade e explorá-la da forma correta, poderá criar um ambiente monótono no qual todos os elementos têm quase a mesma tonalidade. Ouse, mas sabendo o que está fazendo.

Escolher o tipo de papel

Existem basicamente três tipos de material de papel de parede e cada um atende a uma finalidade específica de acordo com as características do local no qual serão aplicados. Abaixo vamos explicitar os principais aspectos de cada um deles a fim de que você tenha uma ideia melhor sobre do que se tratam, veja:

  • tradicional: aplicado com cola e removido por umidificação, casa bem com paredes lisas e locais secos sem grande circulação de pessoas;

  • TNT: funciona bem tanto em locais secos quanto úmidos e é indicado para paredes irregulares, aplicado também com cola, mas removido a seco;

  • vinílico: tem aspectos parecidos com os do TNT, porém possui texturas mais vibrantes, arrojadas e com relevo.

O papel tradicional é geralmente utilizado para ambientações clássicas com padrões de decoração de textura lisa. O TNT é mais variado com imagens que imitam tecidos e outros detalhes que não costumavam ser vistos antes em papel de parede. O vinílico se destaca pela sofisticação sendo a melhor opção para quem quer fazer uso do papel sem ficar atrelado a padrões mais comuns.

Calcular a quantidade necessária

Conforme dissemos em outro tópico, você não precisa decorar todos os cômodos da sua casa igualmente com papel de parede. Talvez em algumas partes da casa você utilize uma quantidade maior porque combina mais, mas em outras a mesma lógica pode não valer.

Além disso, mesmo nesses cômodos onde você fará um uso mais extensivo do papel, não quer dizer que tenha que estar por toda a parede e teto. Com bom gosto é possível escolher pontos específicos da casa que darão o efeito desejado na ambientação do lar.

Já que afirmamos na introdução que vale a pena investir em materiais de melhor qualidade e que podem ter um preço mais alto, então também é verdade que é preciso calcular a quantidade necessária para evitar desperdícios financeiros e de material. Pense nisso.

Como pode ver, são muitas as formas e os porquês para a utilização desse tipo de decoração em sua residência. Aproveite as informações dadas nesse post para fazer a melhor escolha e realizar isso da melhor forma.

Se gostou de saber por que usar e como escolher papel de parede, aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar por dentro do nosso conteúdo. Estamos no Twitter, LinkedIn, Youtube e Facebook.

 

Sem comentários

Cancelar