O que você precisa saber sobre comprar um imóvel na planta

O que você precisa saber sobre comprar um imóvel na planta

Sonhar com a compra de um imóvel próprio é a realidade de grande parte da população. Para isso, diversos métodos estão disponíveis para facilitar esse processo. Uma das opções é comprar imóvel na planta, que pode ser um bom negócio para quem deseja adquirir um empreendimento com condições de pagamento diferenciadas.

No entanto, antes de assinar a documentação, é importante ficar atento a alguns detalhes importantes, para não correr o risco de errar na hora da compra.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com uma série de dicas e informações que o ajudarão a comprar imóvel na planta com mais facilidade e clareza. Boa leitura!

Como é o procedimento de compra?

Durante o período de compra de um imóvel na planta, diversos processos são necessários até a entrega das chaves. Afinal, é um empreendimento que será entregue para o proprietário em longo prazo.

Para que você compre um imóvel, é necessário escolher os principais aspectos que serão o norte para o seu negócio, como a construtora ou imobiliária, o orçamento e as condições de pagamento.

Feito isso, é necessário começar o processo de negociação, que envolve o valor da entrada, as parcelas mensais e as taxas que serão cobradas. O cálculo de todos os gastos, como impostos, taxas e registro do imóvel, deve ser contabilizado para não sobrecarregar o orçamento.

Por fim, o contrato deve ser analisado com cuidado por ambas as partes, para que todas as cláusulas estejam inseridas.

Quais são as vantagens?

Se você está pensando em comprar imóvel na planta, precisa conhecer as facilidades e vantagens que esse tipo de negócio oferece, não é mesmo?

Um dos principais atrativos para aqueles que compram um imóvel na planta é o valor mais acessível, quando comparado à aquisição de apartamentos já prontos, por exemplo. Assim, muitos optam por essa opção porque conseguem administrar as parcelas de forma mais tranquila.

Outra vantagem é as condições de pagamento que são oferecidas para os clientes. É possível negociar questões como entrada, pagamento total do valor e assim por diante. Além disso, como o período de entrega das chaves é maior, o comprador terá um tempo para organizar as finanças e equilibrar o orçamento.

Quem compra um imóvel na planta conta com um empreendimento novo. Por isso, a possibilidade de ter que fazer reformas e ajustes é menor do que em imóveis mais antigos. Com uma estrutura projetada e acabamentos finalizados há pouco tempo, o risco de gastar com modificações no local logo após a mudança é baixo.

Como planejar a compra?

Investir na compra de um imóvel exige planejamento financeiro, já que o orçamento precisa estar de acordo com o valor pago. Por isso, antes de assinar um contrato, é importante avaliar alguns aspectos que fazem toda a diferença em sua negociação.

O custo-benefício é um dos primeiros fatores que devem ser analisados. O valor pago deve ser de acordo com a qualidade, o tamanho do imóvel e a localização, por exemplo.

Nada adianta você comprar um imóvel com uma distância muito grande do local de trabalho da família ou da escola dos filhos. Todas essas questões, com um bom planejamento, devem ser decididas antes da negociação. Assim, você tomará a decisão certa, levando em conta o seu estilo de vida e a rotina.

Como mencionado, o orçamento financeiro é fundamental para evitar riscos ou dívidas. Então, planeje todas as parcelas que serão pagas até a entrega das chaves. Certifique-se de que você terá condições de fazer o pagamento de outras faturas e de gastos básicos durante todo o período.

Calcule, também, outros gastos envolvidos no processo de compra. Quando você negocia um imóvel na planta, taxas e impostos são reajustados durante o tempo. Dessa forma, para não ter gastos não planejados, entenda todos os custos adicionais envolvidos.

Quais são os cuidados?

Alguns cuidados também são necessários ao comprar imóvel na planta. Como qualquer outro empreendimento, esse tipo de negociação pode gerar dor de cabeça. Para que isso não aconteça, fique atento a todas as etapas, não correndo nenhum risco durante a compra.

Antes de finalizar uma negociação, verifique a procedência do imóvel. Para fazer isso, verifique se toda a documentação está regularizada. Um exemplo é o projeto de construção que deve ser aprovado pela prefeitura de sua cidade.

Além disso, cuide com as taxas indevidas, entendendo quais são os valores cobrados. Outro ponto que deve ser considerado é os reajustes de suas parcelas, que são afetadas pelo o Índice Nacional da Construção civil (INCC), por exemplo.

documentação também é parte importante do processo de compra. Por isso, tenha todos os documentos em mãos, guardando todos os papéis para eventuais situações que poderão surgir.

Pesquisar obras e prazos de entrega em outros empreendimentos que já foram entregues é importante para fazer uma boa escolha. Por isso, verifique o histórico da empresa com quem você está fechando negócio.

Quais são as taxas e os custos adicionais?

Para evitar surpresas, ter conhecimento das principais taxas e dos custos adicionais é fundamental para a sua organização financeira.

O INCC, por exemplo, é uma taxa que influencia diretamente em suas parcelas, até o dia da entrega das chaves. Esse índice de inflamação impacta nas prestações e é referente ao aumento de custos da construção civil, como materiais e outros itens necessários para a obra. Por isso, lembre-se de que esse reajuste deve ser inserido também no orçamento.

Outro gasto que deve ser contabilizado é o registro do imóvel em cartório. Assim, você oficializa a negociação perante a lei e garante os direitos que terá como proprietário. Ter a informação de quanto será gasto nesse processo é importante para se planejar melhor.

Afinal, vale a pena investir em um imóvel na planta?

Esse tipo de negociação oferece facilidades de pagamento e permite um planejamento maior. Por isso, é importante analisar questões financeiras e estilo de vida ao optar por investir em um imóvel na planta. Dessa forma, você conseguirá fechar um excelente negócio.

Lembre-se de que são necessárias precaução e pesquisa para encontrar boas propostas. Além do mais, contar com o apoio de uma imobiliária torna a sua compra mais segura.

Comprar imóvel na planta apresenta diversas vantagens para aqueles que sonham em ter um imóvel próprio. Aspectos como condições de pagamento e facilidade de reforma costumam atrair os compradores. No entanto, é importante ter cuidado com alguns pontos, como taxas inclusas e atraso de prazos na entrega. Portanto, antes de fechar negócio e assinar toda a documentação necessária para o processo, é essencial avaliar todos os procedimentos.

Além disso, ter a ajuda de uma imobiliária de confiança é de grande importância para investir em um imóvel mais adequado para você.

Gostou da leitura? Então, agora que você já tem conhecimento sobre esse assunto, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a comprar imóvel na planta!

Sem comentários

Cancelar