O que é INCC e como interfere na compra do seu imóvel?

O que é INCC e como interfere na compra do seu imóvel?

Adquirir a casa própria é um grande sonho para a maioria das pessoas. Se você é uma delas e está pensando em comprar um imóvel, precisa se atentar a diversos documentos, taxas e cobranças que acontecem durante o processo de transferência de propriedades. Afinal, não basta ter o dinheiro em mãos para fazer esse investimento, é preciso conhecer um pouco sobre o mercado imobiliário também.

No post de hoje, vamos explicar o que é INCC, mostrando em quais aspectos ele pode interferir no processo de compra de um imóvel e como é possível calcular o seu valor. Então, leia agora sobre esse índice e entenda a sua importância!

O que é INCC?

INCC é um índice elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que significa Índice Nacional de Custo da Construção. Ele é muito utilizado na compra e venda de imóveis, uma vez que ajuda a verificar o crescimento dos custos em obras de empreendimentos residenciais, avaliando gastos com materiais, insumos, mão de obra e equipamentos utilizados.

Inicialmente chamado de ICC (Índice de Custo da Construção), ele era feito somente no Rio de Janeiro, mas, desde 1985, é realizada uma análise em outras seis capitais — Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife, que determinam o índice. Para chegar ao valor final, calcula-se a média aritmética ponderada dos dados pesquisados, atribuindo pesos maiores aos mais expressivos.

Para que serve o INCC?

De forma geral, o INCC serve para realizar reajustes em parcelas de imóveis em construção, principalmente os apartamentos na planta. Ele é necessário porque muitas vezes uma obra demora a ser finalizada e, com a evolução inflacionária, ela passa a custar mais caro no final.

Assim, esse índice é aplicado para corrigir os valores, de modo que as unidades possam ser vendidas pelo preço correto e as parcelas dos imóveis já comercializados sejam devidamente ajustadas.

Por que é importante entender o INCC ao comprar um imóvel?

Para entender o que é INCC e como ele funciona, também é preciso saber o que ele vai afetar no momento da sua compra, pois assim você poderá tomar os devidos cuidados. Como explicamos, esse índice tem o objetivo de corrigir os valores das parcelas pagas pelo cliente enquanto a obra ainda não está concluída.

Entretanto, ele não pode ser aplicado após a conclusão da obra e entrega do imóvel a você. Da mesma forma, caso a construtora responsável atrase a entrega do empreendimento, o INCC não poderá ser aplicado nos meses seguintes àquele da data definida em contrato.

Como é feito o cálculo do INCC?

O INCC é definido mensalmente pela FGV. Porém, ao realizar o cálculo, você deverá considerar o valor de dois meses antes. Ou seja, para a parcela a ser paga em março, por exemplo, será considerado o índice de janeiro.

Supondo que você tenha uma parcela de 3 mil reais e um INCC de 0,30%, basta calcular — 3000 × 1,03 = R$ 3090,00, que será o valor final dela. Vale mencionar ainda que o INCC é cobrado sobre o valor remanescente do imóvel e não sobre o total de venda. Desse modo, a cada parcela paga o índice recai sobre uma quantia menor.

Neste artigo, você aprendeu o que é INCC, como ele é aplicado, calculado e de que modo ele interfere na compra de imóveis na planta. Com essas dicas importantes, você ficou por dentro do que acontece no mercado imobiliário e vai poder tomar decisões assertivas e conscientes.

Agora que você já sabe sobre esse assunto, compartilhe este post nas redes sociais e divida nossas dicas com seus amigos!

Sem comentários

Cancelar