O que é cozinha modulada e como usá-la em seu lar

O que é cozinha modulada e como usá-la em seu lar

Para quem gosta de conforto e praticidade no lar, a cozinha modulada pode ser uma excelente alternativa para fazer com que os diversos móveis que compõem esse cômodo possam se adequar ao espaço corretamente.

Afinal, grande parte dos apartamentos hoje conta com uma cozinha pequena, que exige menos tempo na limpeza e manutenção e traz mais praticidade à vida cotidiana dos moradores. Nesse contexto, uma cozinha planejada nem sempre é a melhor opção e, por isso, é importante que você entenda melhor o que é a cozinha modulada.

Para descobrir as vantagens dessa alternativa, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Características da cozinha modulada

O termo cozinha modulada é usado para se referir a uma cozinha que é montada posteriormente, com os móveis escolhidos separadamente. Isso significa que é um modelo que se opõe à cozinha planejada, na qual você já compra o imóvel com esse cômodo previamente montado e arquitetado para ser de uma determinada forma, de acordo com a construção.

Na forma planejada, existe pouca ou quase nenhuma liberdade sobre como você quer montar a sua cozinha ou mesmo sobre quais móveis seriam mais adequados a ela e aos seus interesses.

Assim, a cozinha modulada tem se tornado uma opção cada vez mais comum, justamente por sua capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes e por ela permitir combinações variadas, que dão um tom arrojado ao cômodo e trazem praticidade à vida do morador.

Dicas para escolher um modelo

Bom, agora que você já conhece o conceito de cozinha modulada, pode estar se perguntando o que fazer para escolher o melhor modelo, não é mesmo? Pois bem, fique tranquilo que com as dicas abaixo você conseguirá fazer uma escolha acertada na hora de montar a sua. Confira!

Medir o espaço

Se uma das principais características da cozinha modulada é a sua adaptabilidade aos mais variados ambientes, de acordo com seus tamanhos e medidas, então é primordial que você meça o espaço.

Afinal, quando você chega à loja para escolher os móveis que irão compor a sua cozinha, eles estarão cada um em uma dimensão diferente e não necessariamente terão relação um com o outro.

Sendo assim, para não errar, você deve pensar bem onde ficará cada item e o espaço disponível para cada um deles, para não perder tempo e dinheiro comprando algo que não caberá na cozinha ou que não terá a melhor combinação em termos de decoração.

Cuide bem desse aspecto, para que esse cômodo, tão central na vida domiciliar, tenha a cara que você realmente quer e funcione para trazer maior conforto e comodidade a todos os moradores.

Verificar se há tomadas próximas no ambiente

Pode parecer algo básico e simplório e, por isso mesmo, passar despercebido nas suas escolhas. Entretanto, ao medir o espaço e pensar em quais móveis vão compor a cozinha, verifique se há tomadas próximas, a fim de não bloquear o uso delas e tornar possível o acionamento dos eletrodomésticos que estarão ali, como geladeira, fogão, torradeira e demais itens.

Às vezes, uma bancada bonita e grande, que cabe dentro do que você está pensando para a sua cozinha modulada, pode obstruir a passagem de fios que alcançariam uma tomada próxima. Por isso, é importante cuidar dos detalhes para que, na hora H, você não seja surpreendido por questões aparentemente pequenas, mas que farão toda a diferença no funcionamento da sua cozinha. Pense nisso!

Vantagens da cozinha modulada

Se você ainda não está convencido ou não percebeu o quanto a cozinha modulada pode ser vantajosa, fique tranquilo! Na sequência, vamos esclarecer melhor por que você deve considerar essa opção como algo importante na configuração de um dos locais mais queridos de toda residência. Veja a seguir.

Otimização do espaço 

Cozinhas planejadas nem sempre aproveitam o melhor do que o espaço pode oferecer, justamente por não terem como prioridade a sua otimização de acordo com o gosto do morador. No caso da modulada, acontece justamente o contrário, pois você poderá pensar em cada peça e em como todas elas se ajustarão à sua cozinha. Assim, você aproveita melhor o local e pode escolher itens que estejam de acordo com as suas preferências pessoais.

Decoração personalizada

Uma cozinha não deve ser apenas funcional, concorda? O que pode acontecer na cozinha planejada é que ela é pensada apenas para atender às demandas objetivas da casa, contando com pia, bancada e alguns espaços já pré-moldados, para receber o fogão e a geladeira e para situar a mesa e as cadeiras que farão parte daquele cômodo. Tal configuração está longe de ser algo bonito e atrativo para quem tem bom gosto e gosta de um lar charmoso.

Na cozinha modulada, você tem a chance de pensar nas cores e tamanhos dos móveis que vão compor aquele espaço, tendo uma liberdade maior para desenvolver uma decoração personalizada e que faça da cozinha um local realmente agradável, para ficar e desfrutar de uma boa refeição. 

Excelente custo-benefício

Bom, montar uma cozinha pode sair caro, qualquer que seja o modelo. Mas o dinheiro que você usaria montando algo que não seria tanto do seu agrado pode ser usado na cozinha modulada, que tem como foco a sofisticação, adaptabilidade e liberdade, ofertadas ao consumidor na hora de compor um dos cômodos mais importantes da residência.

Caso você more em um apartamento, por exemplo, a cozinha modulada pode ser a melhor opção, já que as dimensões podem exigir móveis menores, para que o espaço seja aproveitado da melhor maneira. Geralmente, o dinheiro investido nisso fica igual ou mesmo abaixo do que seria gasto em uma cozinha planejada, que não permite tantos ajustes.

As alternativas existentes hoje, para quem tem bom gosto e busca sofisticação na composição de seu lar, são várias. Então aproveite bem as informações que foram dadas para tomar a melhor decisão no momento de montar a sua cozinha.

Se você gostou de saber o que é cozinha modulada e como usá-la em sua residência, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do nosso conteúdo!

6 motivos para morar em Moema agora mesmo

Next Article

6 motivos para morar em Moema agora mesmo

Sem comentários

Cancelar