O que é automação residencial e como usar esse conceito em seu apartamento?

O que é automação residencial e como usar esse conceito em seu apartamento?

Se você gosta de conforto, segurança e do que é mais arrojado em moradia, já deve ter ouvido falar e está querendo saber o que é automação residencial, não é mesmo? Esse novo conceito, que combina habitação e tecnologia, tem sido a escolha de muitos moradores que querem uma vida domiciliar mais agradável e descomplicada.

Afinal, diversos recursos tecnológicos têm feito parte de nossas vidas, nos mais variados âmbitos como profissão, relacionamentos e até na forma como lidamos com o nosso lar. Saber aproveitar bem essas vantagens faz toda a diferença.

Neste post você entenderá como elas funcionam. Continue a leitura e aprenda com as informações a seguir!

Vantagens da automação residencial

A tecnologia deixou de ser um bicho papão e as pessoas têm tido um interesse cada vez maior nela. A popularização das redes sociais, smartphones, online banking e tantos outros benefícios que utilizamos diariamente é a maior prova disso.

A domótica, que é outro termo pelo qual a automação residencial é conhecida, vem nessa corrente de facilitar a vida dos moradores por meio da aplicação da tecnologia em suas residências. Nos tópicos abaixo, vamos demonstrar os benefícios que isso pode trazer para você em seu apartamento. Confira!

Economia

Você pode programar o momento em que as luzes do seu apartamento vão acender e apagar, a hora em que as plantas serão regadas e também o período em que o sistema de segurança será ativado.

Tudo isso pode trazer economia em curto, médio e longo prazo, já que, dependendo da forma como você utiliza esses recursos, poderá proteger e valorizar o seu patrimônio, evitando roubos e demais prejuízos advindos da falta de cuidado com a residência.

Conforto

Imagine pré-programar a sua chegada do trabalho até em casa? O nome dado a isso na automação residencial é cena. Você pode montar diversas cenas que fazem parte do seu cotidiano, evitando esforço desnecessário todos os dias para criar o efeito desejado, a fim de obter o conforto e o descanso merecido.

Você consegue, por exemplo, programar a hora em que as luzes externas acenderão para sua chegada, iniciar o aquecimento da banheira, acionar eletrodomésticos que serão utilizados para o preparo de uma comida ou simplesmente garantir a integração do computador com a televisão. Muito bom, não é mesmo?

Segurança

Conforme dissemos, as vantagens se complementam. Detalhes como poder pré-ativar as luzes do seu apartamento para receber quem está chegando do trabalho é um grande benefício e pode, de fato, impedir que assaltos e outras situações adversas venham a acontecer.

A possibilidade de supervisionar o sistema de segurança remotamente e de realizar comandos diversos por meio de um tablet ou iPad é outro recurso importante relacionado à domótica que não pode ser menosprezado.

Aplicações da automação residencial

Bom, agora que você já sabe o que é automação residencial e conhece suas vantagens, deve estar se perguntando como é a utilização nas residências, concorda? Pois bem, entenda em mais detalhes como essa tecnologia funciona e como se integra a vários dispositivos do seu apartamento.

Iluminação

Não só simplesmente o desligar e ligar de luzes, mas também a ambientação de cômodos e controle da intensidade da iluminação podem ser regulados por meio de um dispositivo eletrônico como celular, tablet, iPad e controles únicos.

Isso evita, por exemplo, que você tenha que percorrer diferentes cômodos da casa para acender luzes, trazendo conforto e segurança para quem está no imóvel. Quando estamos cansados e queremos relaxar, o ideal é que tenhamos comodidade e a certeza de que está tudo bem, sem preocupações. O controle e a integração da iluminação de toda a residência por meio de dispositivos móveis certamente facilita bastante nisso. 

Portas e trancas

Um quesito que não poderia faltar se estamos falando em segurança é a ativação do fechamento de portas e trancas por meio da automação residencial. Isso evita que situações de descuido, como esquecer as portas abertas ao sair do apartamento ou até mesmo a perda das chaves, sejam motivos para colocar em risco a residência ou impedir a entrada dos próprios moradores.

Controlando tudo isso de forma automatizada você não fica dependente de detalhes físicos para cuidar do seu apartamento, permitindo que tudo seja controlado de forma remota e sem grandes complicações. Por essas e outras é que a domótica veio para ficar e pode ser uma excelente opção para sua residência.

Eletrodomésticos

Desde preaquecer o forno até ligar a televisão no seu canal preferido ao chegar em casa, são muitas as possibilidades de integrar os eletrodomésticos de seu lar à automação residencial.

Dessa forma, você não fica com a cabeça cheia ao pensar nas diversas tarefas relacionadas ao preparo da comida, enquanto assiste um pouco de tv e demais questões que fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa. A domótica pode tornar esse processo mais leve e prazeroso, adiantando tudo para quem está prestes a chegar ao lar.

Refeição

Conforme chamamos a atenção no tópico anterior e em outros pontos do post, você pode adiantar alguns pontos da sua refeição por meio da automação residencial. O preaquecimento do forno é um dos grandes exemplos, mas existe, ainda, a possibilidade de colocar uma chaleira para preaquecer a água que servirá para o seu café ou chá. Quem sabe até colocar a torradeira para preparar algumas torradas para quando você estiver em casa.

É fato que, como toda tecnologia, a domótica vai se desenvolver mais ao longo dos anos e isso fará com que a vida doméstica fique mais fácil e prática. Coisas que pareciam ser cenas de um filme de ficção científica agora são reais e continuarão a nos surpreender a cada nova invenção.

Como pôde ver, não são poucos os benefícios para quem opta por tais facilidades. Não é preciso mais ficar limitado a velhos padrões, já que o mundo contemporâneo é repleto de novas possibilidades que, se bem usadas, podem trazer bastante qualidade de vida.

Se gostou de saber o que é automação residencial e como aplicar esse conceito em seu apartamento, aproveite para curtir nossa página no Facebook e tenha acesso a todos os nossos conteúdos!

Sem comentários

Cancelar