Mooca: 6 razões para viver em um dos bairros mais queridos de SP

Mooca: 6 razões para viver em um dos bairros mais queridos de SP

Hoje vamos falar de um lugar muito especial: a Mooca, que é considerada o bairro mais queridinho da zona leste paulistana. Pode ser que você ainda não saiba o quanto é interessante viver por lá e aproveitar todo o seu clima e aconchego.

Para quem ainda não sabe, a Mooca surgiu no ano de 1556, foi coladinho com o descobrimento do Brasil. Obviamente que nesse início, as suas terras eram habitadas por índios e há quem diga que a região foi uma das mais habitadas do país pela população indígena. 

Hoje, o bairro é um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, principalmente por conter muitas características deixadas pelos Italianos que vieram e moraram no bairro por longos anos. Agora que você sabe um pouco da sua história, confira a lista que preparamos com 6 razões para viver por lá. Confira! 

1. Segurança

Já faz um tempo que a Mooca vem se destacando nesse quesito, principalmente quando fazemos uma análise dos seus índices de roubo, furtos, assaltos, homicídios e outros crimes. Nessas análises, é possível ver que é um dos bairros mais seguros para se viver em São Paulo.

Podemos dizer, inclusive, que é referência em segurança na cidade de São Paulo e que, apesar das desigualdades que são notadas na região e pelo fluxo grande de pessoas que passam pelo bairro todos os dias, é um dos menos violentos da cidade e da Zona Leste.

Para isso, merece destaque o bom policiamento na região, bem como o ótimo serviço de vigilância, principalmente nos prédios, que trabalha dia e noite.

2. Acesso à educação

Outro ponto forte da Mooca está no acesso à educação. O bairro conta com uma variedade de escolas públicas e particulares para todas as idades e séries. Principalmente para quem tem filhos, é possível escolher qual é o ensino que mais agrada sem estar muito longe de casa. Incrível, não?

Além disso, a Mooca é o bairro sede de algumas faculdades e cursos profissionalizantes. Para se ter uma ideia, é lá que fica uma das unidades da Faculdade Anhembi Morumbi, que é referência no ensino superior em São Paulo e no Brasil, além da Universidade São Judas, que também é uma das faculdades particulares que oferecem ensino de qualidade para os seus alunos.

Por fim, destacamos que o bairro também é sede de uma escola do SENAI, que é referência educacional no ensino profissionalizante em todo o Brasil.

3. Lazer e diversão

Quando o assunto é lazer e diversão, não faltam boas opções na Mooca, o bairro conta com diversas possibilidades que atendem a todos os gostos — desde visitas em shoppings e parques até a possibilidade de assistir a uma boa partida de futebol. Para facilitar, reunimos uma lista com alguns dos programas que são tradicionais do bairro:

  • conhecer e passear na praça Visconde de Souza Fontes;

  • ver uma apresentação no Teatro Arthur Azevedo;

  • visitar o Museu da Imigração do Estado de São Paulo;

  • ver um jogo da juventus na rua Javari

  • experimentar um cannoli, uma receita doce que é tipicamente italiana, em alguma mercearia do bairro;

  • aproveitar um cineminha no Mooca Plaza Shopping;

  • experimenta o ar puro do Parque Sabesp Mooca;

  • ter momentos de diversão no espaço de lazer do clube do Juventus.

Deu para ver que programas para relaxar no fim de semana e até nos dias da semana não faltam, não é mesmo?

4. Culinária

No quesito culinária, a Mooca também não deixa nada a desejar quando comparada com outras regiões. Afinal, um bairro com traços italianos não poderia deixar de ter estabelecimentos que oferecem uma boa comida, não é mesmo? 

Apesar das raízes italianas, a variedade de tipos de comida é extensa. Na Mooca é possível encontrar desde padarias que oferecem um delicioso pão na chapa com um café com leite — que já é mais do que tradicional na cidade —, restaurantes populares que servem o famoso prato feito (PF) a um preço acessível até hamburguerias, pizzarias, bistrôs e outros tipos de restaurantes.

Ou seja, tem para todos os gostos. Não faltam opções de comer bem para quem é morador do bairro!

5. Infraestrutura

Sabemos o quanto a infraestrutura do bairro é importante para que haja condições de morar bem. Afinal, é preciso de algumas comodidades, facilidades e até a segurança de que existem lugares abertos em momentos de emergência, como, por exemplo, hospitais e postos de saúde, para ficarmos tranquilos.

A Mooca conta com boas opções de supermercados, farmácias e outras conveniências a qualquer hora, além disso, o bairro é sede de alguns hospitais, entre eles o São Cristóvão e o Sancta Maggiore, ambos oferecem diversos tipos de atendimento, inclusive o pronto atendimento no caso de emergências.

Destacamos também que há opções de lugares para quem gosta da vida noturna. O bairro conta com diversos bares, além dos restaurantes que citamos no ponto anterior, ou seja, é possível aproveitar desse tipo de lazer sem precisar ir muito longe de casa.

6. Boa localização

Por fim, não poderíamos deixar de falar da localização do bairro que é muito boa, sendo considerado um dos principais pontos da Zona Leste, a Mooca é tida como uma região de fácil acesso para diversos outros pontos da cidade, que são estratégicos dependendo da rotina de trabalho de quem mora por lá.

Inclusive, é considerado um local privilegiado para o deslocamento urbano. Por exemplo, a distância do bairro até o Marco Zero de São Paulo (Praça da Sé) é de apenas 5 quilômetros. Na prática, sem trânsito, é possível chegar ao centro da cidade em pouco menos de 15 minutos de carro.

Além disso, o bairro é próximo de outros locais estratégicos da cidade, tal como a Vila Prudente e Tatuapé. Isso ajuda muito para quem precisa visitar essas regiões com frequência, mas quer morar com qualidade.

Ficou interessado no bairro? Quer saber como encontrar o melhor imóvel na Mooca? A Fernandez Mera é especialista em encontrar o imóvel perfeito para você, contando com um portal dedicado para isso, além de consultores e corretores que vão ajudar você nessa missão.

Acesse o nosso site e confira os imóveis que temos disponível. Até a próxima!

Sem comentários

Cancelar