Mobília retrô: 6 móveis vintage para compor o estilo na sua casa

Mobília retrô: 6 móveis vintage para compor o estilo na sua casa

Os móveis vintage deixam qualquer ambiente descontraído e com uma decoração muito charmosa. Por isso, eles são cada vez mais utilizados na composição dos ambientes da casa, o que traz um visual divertido e alegre. Além disso, eles oferecem funcionalidades para o dia a dia da família.

Nesse estilo são utilizados móveis antigos, que geralmente têm alguma parte em forma de palito ou circular, cores vibrantes, vivas e intensas, e podem conter, ainda, pinturas ou estampas variadas. Diante de tantas possibilidades que o retrô oferece, a escolha de qual linha de decoração abordar vai depender do gosto do usuário. Afinal, o que não faltará serão opções de mobiliário que sigam esse segmento.

E para ajudá-lo, preparamos este post sobre como compor uma decoração vintage com a ajuda de móveis retrô. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Quarto

Quartos que sigam o estilo retrô apresentam uma decoração bela, elegante e divertida. Também cria-se um ambiente bastante diferenciado que mostra a personalidade de seu usuário.

Um detalhe muito importante sobre os móveis vintage é que eles podem ser utilizados em conjunto com outros estilos de decoração, e servem como um artigo de destaque dentro da composição de um quarto com design moderno, por exemplo.

Assim, esses móveis se mostram versáteis, uma vez que se encaixam em vários contextos, a depender do bom gosto na hora de combiná-los com outros elementos. Algumas opções de mobílias retrô para a composição do quarto podem ser conferidas abaixo:

1. Cama com detalhes curvos

As curvas passam a sensação visual de feminilidade, ao contrário de ângulos pontudos e traços retos, ou seja, móveis com detalhes curvos são mais delicados e leves.

É muito comum o retrô utilizar em sua decoração, móveis que sigam esse estilo visual para transmitir sutileza pelos detalhes e enriquecer o ambiente. No quarto, a cama pode ser o móvel com esse detalhe curvo e feminino.

Além disso, camas sem detalhes pontudos evitam eventuais acidentes em casa, principalmente no caso de haver crianças pequenas.

2. Penteadeira com luzes

As penteadeiras proporcionam funcionalidade no cotidiano da mulher, além de serem extremamente charmosas e lindas. Trata-se de um móvel que pode decorar qualquer ambiente apenas com a sua beleza.

A penteadeira retrô pode ser de madeira ou laqueada, com pés palitos ou curvos. O uso das luzes embutidas no móvel é um charme a mais, além de ajudar a iluminar o ambiente para a utilização do espelho, por exemplo.

Outro ponto favorável, são as gavetas da penteadeira, que ajudam a organizar objetos pessoais, como estojos de maquiagem, escovas e secador de cabelo, chapinha, entre outros. Assim, é criado um ambiente perfeito para se arrumar, e que ainda deixa a casa com tudo em ordem.

Sala

Uma sala retrô pode deixar qualquer casa com uma decoração ainda mais especial. Confira as dicas de móveis vintage que podem ser usados nesse cômodo:

3. Mesas de cores fortes

Mesas coloridas e vibrantes deixam a decoração mais feliz, por isso, elas ficam tão bem na sala. Cabe ao usuário escolher a forma do móvel, seja retangular ou circular, e o seu tamanho de acordo com o espaço disponível.

Se o espaço for pequeno, o melhor é optar por uma mesa circular pequena. O uso de cadeiras de madeira em tons terrosos para compor com a mesa colorida ajuda a criar contraste e a equilibrar os tons de cores presentes no ambiente.

4. Estante com pé palito

Os pés de palito são muito usados para criar uma decoração vintage. Eles são inclinados, em forma de cones, e deixam a mobília mais leve, com um visual mais despojado.

No caso de uma decoração rústica, por exemplo, o uso de uma estante com pé palito seria o ideal para quebrar esse estilo, que é um pouco rude, deixando-o mais feminino e leve.

Cabe destacar, que o pé de palito pode ser encontrado em outros móveis, como poltronas, sofás, mesas etc.

5. Sofá e poltrona vintage

De acordo com o espaço da sala, pode-se colocar um sofá e uma poltrona vintage. Caso o espaço seja muito pequeno, opte apenas pelo sofá, pois será um móvel mais utilizado pela família.

O estilo retrô utiliza estofados estampados para os sofás e as poltronas, ou cores fortes e vibrantes. Também combina-se almofadas com forros estampados que ajudam a compor a decoração do sofá, além de proporcionar muito conforto para o dia a dia.

Cozinha

A cozinha também é um ambiente que pode receber móveis retrô e outros artigos de decoração que sigam esse estilo, como quadros, cafeteiras e batedeiras antigas, entre outros. Alguns móveis principais para a composição desse ambiente são:

6. Mobiliário da cozinha

Também é interessante aderir outros elementos vintages, como cadeiras de pés palitos com estofado colorido ou estampado, mesa de refeição retrô — que pode ser de diversos materiais, como de madeira ou laqueada em cores específicas, de forma retangular ou oval etc —, armários de cozinha coloridos com pés palito, entre outros.

Há diversas possibilidades de composição e combinações entre as cores, ou seja, dá para abusar da criatividade para criar um ambiente descontraído, belo e que agradará toda a família!

Com essas dicas, com certeza o ambiente da sua casa ficará com um estilo retrô baseado em móveis vintage com muita beleza e elegância. Lembre-se de sempre manter o equilíbrio entre os elementos decorativos para que o ambiente não apresente informações demais.

Caso isso ocorra, o objetivo de uma decoração personalizada e diferenciada pode ser influenciado, pois, em vez de um ambiente harmônico dentro do estilo retrô, cria-se uma decoração exagerada e sobrecarregada.

Por isso, conte com a ajuda de um profissional da área de design para auxiliá-lo a compor o melhor ambiente possível, com muita harmonia e equilíbrio. Assim, fica mais fácil conseguir um resultado satisfatório e que reflita os seus desejos em relação à decoração almejada.

Nossas dicas sobre móveis vintage para compor o ambiente de sua casa, foram úteis? Então, que tal deixar um comentário no post? Estamos ansiosos para saber a sua opinião sobre o assunto!

Sem comentários

Cancelar