Mercado imobiliário: como as eleições podem influenciar

Mercado imobiliário: como as eleições podem influenciar

A construção civil é considerada o mercado que mais movimenta a economia do país, por ser responsável pela geração de inúmeros empregos e fazer o dinheiro girar com o investimento em imóveis e financiamentos. Porém, com essa queda na construção e a crise econômica do país, isso afetou diretamente o mercado imobiliário.

No cenário das eleições, alguns fatores dentro da economia podem mudar, inclusive dentro do mercado de imóveis. Por isso, separamos aqui os principais pontos que influenciam nessa área. Não deixe de conferir!

Qual a influência das eleições no mercado imobiliário?

Uma das esperanças depositadas em 2018 é uma melhora na área da construção civil, por conta de investimentos que aquecem o mercado e geram emprego para a população brasileira, mesmo sendo um ano eleitoral com dificuldades econômicas.

Porém, essa esperança de melhoria não veio do acaso, vários fatores importantes apontavam isso já em meados de 2017. O cenário do mercado imobiliário veio mudando e seguindo bastante favorável, mostrando sinal de recuperação da crise financeira que estava estagnada.

A queda da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, a diminuição dos juros de aquisição de imóveis e o controle da inflação foram alguns dos aspectos que demonstraram uma expectativa de melhora do mercado imobiliário.

Ano eleitoral

Os impactos de um ano eleitoral é um assunto que diverge entre especialistas e executivos do mercado imobiliário. Alguns acreditam que, ao final de 2018, o resultado seja de um ano curto e com dificuldades de implantação de atitudes favoráveis para que a economia seja recuperada, isso devido às eleições que estão por vir e a copa do mundo finalizada em julho passado.

O fato do Brasil estar vindo de uma recessão, que já dura dois anos consecutivos, acarreta também numa expectativa de retomada mais lenta da economia em todos os mercados.

Porém, outros acreditam que muitas mudanças que já vêm ocorrendo ganhem potencial quando o ano acabar. Economistas apontam que o crescimento progressivo do setor do consumo, o aumento de renda e de crédito e a queda da inflação são alguns aspectos que impulsionam as esperanças positivas no mercado, por possibilitarem um ambiente mais favorável para investimentos.

Portanto, o cenário político que um ano eleitoral proporciona pode dar um impulso para o crescimento do mercado imobiliário, por conta do aumento de receitas e gastos públicos que, unidos à uma competição imparcial entre construtoras, acabam gerando boas oportunidades de realizar um negócio.

O efeito disso no mercado imobiliário

É difícil ter uma noção do que pode ocorrer com o mercado imobiliário diante de tantas questões que uns consideram positivas e outras negativas. O que vem acontecendo é que investidores tentam não arriscar muito em seus investimentos, principalmente por 2018 ser um ano de eleições majoritárias.

O costume é que em anos eleitorais, muitos investidores colocam o pé no freio e analisam com calma os negócios que serão feitos. Porém, isso acaba não sendo muito propício para 2018, que está se recuperando economicamente.

O mercado imobiliário é o que apresenta a maior velocidade de recuperação quando o custo do empréstimo é rebaixado. Com o decréscimo dos juros, é visível que haverá um aumento no volume de crédito para compra de imóveis. A tendência é que as construtoras ofereçam aplicações com rentabilidade que deverão garantir aos consumidores uma linha de empréstimos com juros baixos.

Sendo assim, muitos economistas do ramo imobiliário afirmam que o momento atual é sim propício para o investimento do seu dinheiro. O preço do metro quadrado passará a ser bem valorizado para alavancar a recuperação da economia do país.

Se você pensar em empreender, é aconselhável que se faça uma avaliação imobiliária correta. Mesmo com alguns aspectos sendo apresentados como negativos, o momento realmente é de um cenário otimista para o setor de imóveis. O mercado vem sim, aos poucos, se recuperando em várias partes do país. E a área da construção civil voltando a ser a mais propensa para geração de lucros.

Quais são as expectativas para os próximos meses do ano?

O próximo trimestre de 2018 pode acabar sendo decisivo para consolidar a melhora do mercado imobiliário. A eleição que acontece agora no início de outubro mostra o impacto que as eleições podem trazer. É possível perceber com mais clareza os candidatos que estão concorrendo para a presidência e o seus planos de governo.

Com esses programas de governo já estabelecidos, é possível que o mercado comece a se projetar com os cenários futuros que podem vir a ocorrer, levando em conta quais os presidentes que têm a possibilidade de serem eleitos.

É importante que os brasileiros já se preparem para o próximo ano, principalmente aqueles que pensam em investir, isso porque a eleição, além de mudar o comando do país, muda também a postura que as empresas adotam diante da nova realidade, podendo ou não contribuir para a mudança na economia.

Com relação ao governo, o mercado imobiliário ainda tem um grande desafio pela frente, ele não está propício com a legislação atual do país. É necessário que seja efetivado o destravamento de reformas e leis que causam muito impacto no setor e necessitam ser discutidas e aprovadas no congresso, como a reforma da previdência, a lei do distrato etc.

Novas oportunidades no cenário atual

O cenário de recuperação de uma crise econômica abre portas para muitas oportunidades. As construtoras estão competindo e oferecendo mudanças em condições de pagamento, o que pode ser favorável para quem pensa em investir. As imobiliárias estão dispostas a ajudar os clientes a realizarem os melhores negócios.

O respiro do mercado imobiliário tem sido observado nos últimos meses que passaram, as pessoas estão voltando a consumir mais, comprar terrenos para construir futuramente quando o cenário estiver mais estabilizado. As coisas estão mudando e muita gente deve e pode aproveitar as novas oportunidades.

Agora que você já viu como anda o cenário da economia nacional e como é otimista a melhora do mercado imobiliário, pense na possibilidade de adquirir o seu imóvel, pode ser uma oportunidade única!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o mercado imobiliário e como ele pode ser afetado em anos eleitorais? Ficou interessado na busca por imóveis diante das informações que viu aqui? Então entre em contato com a nossa empresa para que possamos ajudar você!

Sem comentários

Cancelar