Já ouviu falar no quarto montessoriano? Conheça suas maiores vantagens!

Já ouviu falar no quarto montessoriano? Conheça suas maiores vantagens!

Muita gente nunca ouviu falar ou não sabe explicar muito bem o que é o quarto montessoriano. Por isso, preparamos este texto especialmente para abordar o assunto e apontar as suas características. Afinal, esse estilo de quarto pode ser ideal para você e o seu filho.

Esse quarto foi criado pela educadora italiana Maria Montessori. Nele, o método é aplicado nas disposições do cômodo, como quantidade mínima de móveis, ausência de berço e todos os objetos ao alcance da criança. Com isso, cria-se uma organização que estimula a independência do pequeno desde cedo.

Desse modo, a criança pode optar pelas suas atividades dentro do quarto sem a dependência de um adulto. Vale ressaltar que tudo é feito com cuidado, para não expor o pequeno a nenhum tipo de perigo, pois a segurança está sempre em primeiro lugar.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Estipula os limites da criança

A criança terá acesso no ambiente a tudo o que os pais permitirem. Por isso, deve-se ter alguns cuidados ao montar o quarto, com:

  • tampar as tomadas em evidência;
  • colocar proteção nas quinas dos móveis;
  • investir em tapetes ou em tatames emborrachados por todo o chão.

Estabelecer os limites da criança em um quarto montessoriano significa oferecer liberdade de ação e autonomia de decisão de forma segura. Para isso, deve-se prever alguns casos que podem colocar a criança em risco, por exemplo, evite móveis baixos com puxadores abertos nas gavetas, pois o pequeno pode escalar e sofrer uma queda.

Nesse cenário, prefira gavetas lisas, que são puxadas na parte inferior. Com esses cuidados, a criança fica em segurança e com a possibilidade de aproveitar o quarto de forma livre.

Estimula a independência

Ao dar autonomia de ação para a criança desde cedo, os pais estimulam a independência do indivíduo. Dessa forma, o desenvolvimento do pequeno é auxiliado para que se torne um adulto mais decidido, seguro de si, independente e confiante.

Ou seja, essas habilidades devem ser estimuladas ainda na infância e, por isso, o quarto montessoriano é ideal para suprir esse objetivo.

Incentiva a aprender sozinho

Com a disposição do quarto facilitando a rotina independente da criança, fica mais fácil estimular o aprendizado, seja para pegar e guardar os brinquedos, utilizar mesinha e cadeira baixa para desenhar em papel, criar formas com massinha etc.

É ainda interessante colocar um espelho baixo, para a criança estabelecer, desde cedo, uma relação com a sua imagem.

Melhora o desenvolvimento

O objetivo, aqui, não é criar apenas um quarto bonito, há também uma grande preocupação em proporcionar funcionalidade para a criança. Para isso, aposte na simplicidade, que vai facilitar o desenvolvimento e a autonomia do pequeno.

Implemente o ambiente com estantes baixas para colocar os livros de colorir e tenha cestos organizadores no chão para armazenar os brinquedos. Assim, a criança pode utilizar os recursos do quarto a qualquer momento, sem depender da ajuda de um adulto.

Desenvolve a coordenação e a concentração

Uma dica muito utilizada nesse tipo de quarto é a instalação de um corrimão baixo na parede, para promover o desenvolvimento da coordenação motora e da concentração. Essa é uma forma de estimular a habilidade de andar sem a ajuda direta de um adulto.

É legal também pendurar alguns itens espaçados pelo corrimão, para que o pequeno tenha um desafio a cumprir, ou seja, caminhar pela barra até chegar a um determinado objetivo. Com isso, a criança ganha confiança e sente-se satisfeita ao atingir a meta.

Como consequência de todo esse processo de aprendizado, a concentração é estimulada desde cedo, promovendo a capacidade de raciocínio.

Permite identificar as próprias habilidades

Uma ótima ideia é colocar no quarto instrumentos musicais que a criança possa tocar por decisão própria. Algumas opções são:

  • teclado infantil;
  • violão pequeno;
  • flauta;
  • chocalho;
  • tambor.

Isso porque a música estimula muitas partes sensoriais e a concentração. Desse modo, incentiva a evolução intelectual e motora do pequeno e, ainda, pode criar a paixão por aprender a tocar algum instrumento na fase inicial da vida.

Veja como montar um quarto montessoriano

Cama

O berço perde o lugar para a cama no quarto montessoriano. Aqui, utiliza-se uma cama baixa ou apenas um colchão no chão bem embalado por um lençol. Coloque também um travesseiro e até almofadas nas laterais, para oferecer conforto e aconchego para a criança.

No caso de um bebê, lembre-se de que a troca de fralda será feita no chão. Com isso, coloque uma almofada plana e fofa em cima do tatame e tenha sempre uma lixeirinha do lado. Depois que a criança crescer um pouquinho, retire o lixo do quarto, para evitar sujeira por todo o cômodo.

Como dito anteriormente, a cama baixa tem o intuito de possibilitar a autonomia da criança pelo quarto sem que haja a dependência de um adulto. Ou seja, fortalece a funcionalidade do ambiente. Quanto à decoração, há muitas formas de criar uma cama bonita e que reflita o estilo do quarto.

Uma tendência é a cama com um suporte em cima em formato de casa com telhado, que deixa o ambiente charmoso e cheio de personalidade, ideal para os quartos de menina e de menino.

Móveis

Os móveis devem ser baixos e com as quinas protegidas para evitar possíveis acidentes. Tenha um cuidado maior com as prateleiras com objetos pesados, como brinquedos e livros, para que não estejam muito altos e possam cair em cima do pequeno durante a tentativa de pegá-los.

Outros itens essenciais

A barra na parede e o espelho são fundamentais para o desenvolvimento, como foi dito. Além desses itens, aposte também em uma mesa pequena com uma cadeirinha. Outra opção muito bacana é a criação de um quadro-negro na parede, para a criança desenhar com giz de cera.

Com essas dicas, fica simples e prático montar um quarto montessoriano para o seu pequeno, certo? Lembre-se de buscar a harmonia visual entre todos os elementos presentes no ambiente e procure compor pensando na funcionalidade que cada elemento pode proporcionar para facilitar a rotina da criança.

Gostou de saber mais sobre o quarto montessoriano? Então, que tal ficar por dentro das tendências do estilo minimalista para decorar o seu apartamento? Não fique fora dessa e confira agora mesmo!

Sem comentários

Cancelar