O que deve ser considerado na escolha de um imóvel para investimento?

O que deve ser considerado na escolha de um imóvel para investimento?

Você sabe o que é preciso considerar ao buscar por um imóvel para investimento? Alguns pontos que devem ser analisados são a segurança no local, a localização, o potencial de crescimento da região, a infraestrutura do condomínio, entre outros aspectos que proporcionam mais facilidades e funcionalidades para a vida dos moradores do local. Vale ressaltar que, com o decorrer do tempo, como o que acontece em um investimento a longo prazo, o imóvel tende a valorizar cada vez mais frente ao aumento populacional.

Com todos esses cuidados, pode-se usufruir totalmente das vantagens de se investir no mercado imobiliário que, atualmente, apresenta um dos melhores retornos financeiros diante do cenário global econômico da pandemia causada pelo coronavírus.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o que procurar em um imóvel para investimento? Então, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas o quanto antes!

Seus objetivos com o investimento

Ao investir no mercado imobiliário, é preciso definir os seus objetivos como investidor. Por exemplo, qual é o seu propósito com esse tipo de investimento? Ou seja, você pretende alugar o seu imóvel ou morar nele?

Quando você coloca o imóvel para alugar, consegue um alto retorno financeiro, principalmente diante do cenário econômico atual, em que a taxa Selic teve a sua baixa histórica, atingindo 3% ao ano. Portanto, é muito mais interessante financeiramente investir em imóveis do que em alguma renda fixa, seja CDBs, seja Tesouro Direto, LCI e LCA, entre outros.

Já a renda variável, apesar de ser um negócio muito atraente, apresenta um alto risco ao patrimônio. Desse modo, o mercado imobiliário, hoje em dia, é o melhor investimento com o menor risco, além de ser uma ótima opção para diversificar a sua carteira de ativos. Afinal, o ideal é não colocar todos os ovos em uma única cesta. Com isso, fica mais fácil diminuir o risco e o impacto em seus investimentos no caso de alguma desvalorização.

Se você preferir morar no imóvel, tenha em mente que ele se valorizará ao longo dos anos. Assim, quando for o momento oportuno, e caso você deseje, poderá vendê-lo e lucrar bastante com a sua valorização. Portanto, investir em imóveis será sempre um negócio vantajoso.

Uma localização estratégica

Ao escolher um imóvel, seja para morar ou para alugar, é essencial optar por uma localização que traga muitas vantagens para o dia a dia do morador do local. Assim, prefira uma região que tenha alguns atrativos, como comércio próximo, facilidade para o uso de transporte público ou perto das principais vias da cidade, de parques, praias, entre outros.

Vale destacar que alguns condomínios mais afastados do centro da cidade estão ganhando cada vez mais público, uma vez que é possível encontrar muitos benefícios neles, como shoppings, academias, áreas de lazer para as crianças etc. Ou seja, você contará com todos esses benefícios, que estarão perto de você, com muita segurança e tranquilidade, logo, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida para os moradores.

Com isso, esses imóveis se tornam extremamente interessantes ao olhar do público, sendo, portanto, um ótimo investimento para quem quer ingressar no mercado imobiliário. Tenha em mente, ainda, que uma localização privilegiada tende a valorizar ainda mais com o passar dos anos. Desse modo, é fundamental analisar esse fator na hora de fechar o seu negócio.

As características do imóvel

Atualmente, os moradores, principalmente os que têm filhos, preferem cada vez mais condomínios que tenham uma ampla área de lazer em suas dependências, com piscina, brinquedoteca, playground, quadra esportiva, salão de festa etc. Logo, ao analisar o imóvel mais indicado para o seu investimento, é importante certificar-se de que a infraestrutura do condomínio atinge esses interesses.

Além disso, observe outras questões, como a garagem, a sustentabilidade no funcionamento dos serviços oferecidos – o reaproveitamento da água da chuva para limpar as áreas comuns, por exemplo, a coleta seletiva do lixo, a tecnologia e a automação presente no dia a dia –, entre outras funcionalidades que deixarão a vida dos moradores mais práticas.

Com esses serviços, certamente, a tendência é a de que esse imóvel se valorize constantemente no mercado imobiliário quando comparado com os demais condomínios disponíveis. Assim, isso faz com que o seu investimento tenha sido realizado com êxito.

O imóvel ideal para o seu perfil de investidor

É importante ter em mente que você pode adquirir o imóvel novo já pronto para morar, o usado ou o na planta. É ainda uma possibilidade adquirir um terreno para realizar a sua própria construção. Nesse sentido, você deverá analisar qual dessas opções é a mais atraente para a sua situação, seja financeira ou como investidor.

A negociação do imóvel na planta ocorrerá durante a etapa de projeção. Ele pode ser 100% negociado, ao contrário do que acontece com o imóvel usado. Considere ainda que é comum comprá-lo por um preço bastante inferior quando comparado com o valor que o mesmo imóvel adquire após o término de sua construção. Isso acontece devido à valorização no local diante da procura por uma residência já pronta para morar.

Ao comprar um imóvel usado, uma desvantagem talvez esteja nas reformas que terão de ser feitas. Porém, esse aspecto negativo pode ser utilizado para tentar diminuir o preço da aquisição na hora da negociação. É preciso analisar os prós e os contras para saber se você está fazendo uma boa compra.

Já o imóvel novo pronto para morar traz muitos benefícios, como a garantia de que você não terá nenhuma surpresa, tendo em vista que você poderá visitar o local e observar os ambientes. Além disso, uma obra nova não necessitará de manutenção tão cedo, como acontece com um imóvel antigo. Considere, ainda, que o imóvel novo, assim como o na planta, pode ter o seu valor 100% financiado.

Portanto, ao buscar por um imóvel para investir, é muito importante considerar todos esses pontos mencionados. Para evitar dores de cabeça e garantir a sua satisfação, conte com uma assessoria especializada no mercado imobiliário, como a da Fernandez Mera. Assim, você conseguirá, com mais praticidade, alcançar um investimento efetivo e rentável que reflita seus objetivos. Com essas dicas, fica mais fácil saber o que considerar ao optar por um imóvel para investimento.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos a auxiliar da melhor maneira possível de acordo com o seu perfil de investidor e os seus objetivos.

Sem comentários

Cancelar