4 cuidados essenciais ao colocar seu imóvel mobiliado para alugar

4 cuidados essenciais ao colocar seu imóvel mobiliado para alugar

A comodidade de alugar um imóvel mobiliado atrai muitas pessoas, principalmente aquelas que desejam algo temporário e não têm a pretensão de permanecer por muito tempo no local. Esse tipo de locação oferece muitas vantagens, como mais funcionalidade para o inquilino e facilidade de se mudar ao fim do contrato.

Pelos benefícios oferecidos, há alguns públicos que são mais atraídos pela locação de imóvel mobiliado. Os principais grupos que buscam por esse aluguel são estudantes, recém-casados e profissionais não estabilizados ou que mudam de emprego, ou cidade, com frequência.

É preciso tomar certos cuidados antes de colocar um imóvel mobiliado para alugar. Por isso, confira a seguir quatro medidas essenciais.

1. Ofereça para o público certo

Focar em um público que não tem interesse nesse tipo de imóvel é um erro que pode fazer o local ficar ocioso por um longo período. Portanto, o ideal é saber quais pessoas procuram imóveis que já vêm com a mobília e têm pretensão de alugar. Uma família mais estruturada que tem seus próprios móveis e está em busca de uma nova casa, por exemplo, não terá interesse nesse negócio.

Não vale a pena tentar conquistar esse tipo de público, a não ser em situações pontuais, como no caso de a família precisar de algo temporário durante uma reforma. No mais, ofereça para quem realmente tem a intenção de alugar o imóvel. Assim, o espaço não ficará ocioso por muito tempo.

2. Garanta a segurança do contrato

O contrato de aluguel é documento mais importante durante a locação e precisa conter todos os detalhes possíveis, assegurando que ambas as partes terão segurança. Questões como os cuidados com o imóvel, os móveis e os eletrodomésticos devem estar bem descritas para não deixar brechas.

Nesse sentido, caso ocorram problemas ou defeitos durante o período de locação, tudo pode ser resolvido com mais facilidade. As cláusulas que especificam as responsabilidades do proprietário e as do locatário precisam ser claras, de modo a garantir a segurança dos envolvidos.

3. Atente-se à vistoria do imóvel

Outra maneira de garantir a segurança do contrato é realizar a vistoria do imóvel tanto antes da locação como no recebimento após o período de aluguel. O laudo de vistoria é um documento em que o dono do espaço lista todos os itens que estão disponíveis e as condições deles e da residência.

Para que tudo fique ainda mais seguro, contar com testemunhas e registros fotográficos de todos os itens para conferência posterior também é válido. Desse modo, o laudo é anexado ao contrato e assinado por proprietário e locatário antes da entrega das chaves.

4. Conte com uma imobiliária que tenha credibilidade

Um dos principais cuidados antes de alugar um apartamento que já tenha mobília é procurar uma imobiliária que tenha credibilidade. Esse fator é de extrema importância, uma vez que ela será intermediária na locação e garantirá mais segurança para os envolvidos no aluguel.

Alugar um imóvel mobiliado confere mais agilidade ao processo, pois ele já está pronto para receber o inquilino. A praticidade é uma das principais vantagens e, graças a ela, o local ficará menos ocioso, o que poderia representar um gasto sem retorno financeiro. Portanto, os benefícios compensam para ambas as partes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira mais detalhes sobre por que vale a pena disponibilizar um apartamento mobiliado para locação.

Sem comentários

Cancelar