Confira 4 dicas para organizar uma festa junina em casa

Confira 4 dicas para organizar uma festa junina em casa

Junho é mês de comemoração. Você sabia que é possível fazer uma bela festa junina em casa? Organizar um evento mais intimista para os familiares pode ser uma maneira muito divertida de comemorar e uma festinha assim não deixa nada a desejar em relação às outras festas juninas.

Há diversas maneiras de criar um ambiente de festa junina, com comidas e bebidas típicas desse período do ano, ornamentação e outras características que tornam essa festividade única. Para não perder a tradição mesmo em casa, existem muitas possibilidades. Basta deixar a criatividade fluir para fazer essa comemoração tão tradicional no país.

Por isso, viemos trazer quatro dicas de como você pode fazer uma festa junina em casa de forma simples e bonita. Não perca!

1. O que considerar para a decoração?

A decoração junina é algo único e facilmente reconhecível. Você pode investir em itens prontos, como bandeirinhas, balões e correntinhas. Mas, se preferir, é possível aproveitar e produzir tudo em casa, o que torna tudo ainda mais divertido. Fitas penduradas também deixam o ambiente mais colorido e alegre.

Não pode faltar a fogueira, é claro! Porém, como é uma festa dentro de casa, o ideal é fazer uma fogueira de brincadeira, apenas representativa. Chapéus de palha pendurados, pano de chita e itens temáticos também dão ao local um toque rural, o que deixará seu lar com aquele jeito de roça. Decore desde o hall de entrada até os outros locais da festa.

2. Quais comidas típicas fazer?

Há pessoas que esperam o ano inteiro somente para apreciar a culinária das festas juninas. As comidas típicas já são velhas conhecidas, principalmente as que têm o milho como ingrediente. Portanto, preparar milho cozido, pamonha, bolo de milho, baba de moça, cocada, pé de moleque e outras receitas sempre agrada.

É importante considerar fazer pratos salgados e doces para manter o menu equilibrado e permitir que os convidados escolham o que consumir. Para as crianças, é melhor oferecer cachorro-quente, churros, biscoito de polvilho e outras guloseimas. Assim, dá para fazer receitas simples e muito saborosas.

3. Como deve ser a caracterização dos participantes?

Indicar para os convidados como devem estar caracterizados também faz parte do planejamento da festa junina. Afinal, é uma festa temática e os participantes também são importantes. É possível indicar o uso de roupas xadrez, chapéu de palha e maquiagem a caráter, pois são formas mais simples de caracterizar.

No entanto, se a sua festa contará até com quadrilha e outras atrações, as vestimentas precisam ser mais elaboradas, incluindo vestidos juninos para as moças e a caracterização completa dos rapazes. Assim, a sua festa caseira não deixará nada a desejar.

4. Quais tipos de brincadeiras selecionar?

Não há comemoração de festa junina sem brincadeiras e jogos! As barraquinhas já são tradicionais nessa época do ano, mas há maneiras de improvisar para fazê-las dentro de casa. Produzir um bingo com prêmios, pescaria e brincadeiras como acertar a boca do palhaço ou o jogo das argolas são boas pedidas. Também não pode faltar o correio do amor, que é típico desse período.

Fazer uma festa junina em casa é uma maneira de receber as pessoas queridas e não deixar passar em branco esse momento tradicional. Ao adotar as dicas deste post, pode ter certeza que você terá uma linda festividade e diversão garantida!

Gostou das dicas? Então, compartilhe-as nas redes sociais para que outras pessoas também possam aproveitá-las!

Sem comentários

Cancelar