Faça bons negócios! Aprenda como valorizar imóvel para venda

Faça bons negócios! Aprenda como valorizar imóvel para venda

Conquistar a casa própria é um dos objetivos da maioria dos brasileiros, mas é um processo em que é necessário lidar com itens indispensáveis para correr atrás desse sonho. Muitas pessoas ainda adquirem propriedades como forma de investimento, seja aluguel ou para vender posteriormente. E, nesse momento, é importante saber como valorizar um imóvel para venda.

Antes de colocar um imóvel para vender, é essencial que o proprietário tome algumas precauções para evitar problemas nas negociações. É importante ter agilidade nos processos de compra e venda ou locação para não haver perda de tempo ou dinheiro.

Valorizar um imóvel que está à venda é extremamente necessário, visto que esse aspecto aumenta a percepção do espaço e que também vai determinar quanto ele considera justo pagar pelo bem. O vendedor não vai considerar vender por menos do valor do mercado e nem comprador vai pagar mais do que ele acha que deve.

Se você pretende vender um imóvel, mas não sabe como valorizar o seu bem, continue por aqui e veja algumas dicas sobre como cumprir essa tarefa, bem como a importância de preparar o imóvel e deixá-lo em bom estado para esse processo de venda. Vamos lá?

Por que preparar um imóvel para venda?

A valorização de um imóvel vai variar bastante de acordo com o objetivo que for colocado para a venda, bem como o desejo do público para o qual ele está destinado. É esse fator que vai mostrar as principais mudanças que devem ser feitas, seja na casa ou apartamento que for disponibilizado para negociação.

A localização, o tamanho do bem e o número de cômodo no espaço, por exemplo, afetam diretamente no tipo de público que se interessará. Porém, uma coisa que devem ser feita em qualquer situação é deixar o local em perfeito estado de conservação, para que o comprador possa desfrutar dele sem nenhum problema e para que ele não perca valorização por conta de algum dano.

Portanto, antes de colocar o seu imóvel à venda, faça uma vistoria em todo o espaço, veja quais cômodos precisam de reparo, se será preciso trocar alguma parte do revestimento ou, até mesmo, pintar algumas paredes, trocar peças sanitárias e demais acessórios da edificação.

Se for preciso, faça uma pequena reforma em todo o apartamento. Mesmo que você gaste um pouco com isso, no momento da venda, terá um retorno muito maior pela valorização que esse fator trará para o imóvel.

Como valorizar um imóvel para venda?

Faça uma nova pintura

Uma forma de dar uma cara nova para todos os ambientes, seja da casa ou do apartamento, é fazendo uma nova pintura. Muitas vezes, com o uso do espaço, as paredes ficam sujas ou manchadas devido a alguma infiltração ou mofo. Sendo assim, uma nova mão de tinta pode deixar tudo mais bonito e com cara de novo.

Não se limite só às paredes, você pode pintar as portas também, principalmente a de entrada, causando uma boa impressão no cliente. Faça uma pintura nos cômodos com uma tinta mais neutra, de preferência branco ou tons pastéis. Um ambiente neutro aumenta a sensação de amplitude.

Cuide do acabamento

Outro fator que pode ser danificado com o tempo são os revestimentos de pisos de algumas paredes do imóvel. Dessa forma, para valorizar mais o seu bem e deixá-lo em bom estado, você pode trocar algumas ou todas as peças, utilizando materiais de qualidade e que deixem o ambiente mais bonito.

Você deve atentar também para outros tipos de acabamento, como o alisar das janelas e portas. Dependendo do material que for utilizado, é importante fazer uma vistoria e garantir que eles estão com uma aparência adequada.

Faça um bom projeto de iluminação

Esse é um fator que pode modificar a percepção estética de qualquer espaço. Ela é capaz de destacar um ambiente e dar mais vida e beleza para a decoração, então, para valorizar o seu imóvel durante uma visita para negociação de venda, nada melhor do que apostar em uma boa iluminação.

Dê destaque para pontos de entrada de iluminação natural durante o dia para deixar o ambiente bastante claro e evitar o gasto desnecessário de energia elétrica. Faça, também, um bom projeto que capte a luz artificial que valorize o espaço durante a noite. Uma boa dica é utilizar lâmpadas embutidas no forro de gesso, que deixam qualquer local bem mais bonito e sofisticado.

Organize as instalações elétricas e hidráulicas

Tanto as instalações elétricas quanto as hidráulicas são fatores de qualidade de qualquer imóvel. Dessa forma, é importante que seja feita uma vistoria sobre as condições dessas instalações. Se for necessário trocar alguma peça, não deixe para depois.

Problemas na parte elétrica e hidráulica de uma casa estão ligados à segurança do morador e afetam toda a estrutura da construção, como é o caso de infiltrações na alvenaria e nos elementos estruturais causadas por algum dano na tubulação.

Use móveis planejados

Os móveis planejados valorizam — e muito — um imóvel, pois chamam a atenção e atraem muitos compradores. Isso porque, quando se encontra uma casa ou apartamento mobiliado, a logística da mudança dos moradores para o novo lar é facilitada, além de contribuir também para a organização do espaço.

Mantenha o ambiente limpo

É importante destacar que um fator simples, mas que influencia muito na valorização do imóvel, é a limpeza. Quando um possível comprador encontra o ambiente sujo e mal arrumado, considera esse fator com um ponto negativo e não se sentirá atraído pelo espaço.

Um local limpo e organizado vai mostrar para o comprador o cuidado que o proprietário tem com o imóvel e conta como um ponto positivo para a compra.

Destaque a sua localização

A localização do imóvel pode ser um grande destaque para atrair o público, então, dessa forma, na sua divulgação, mostre e valorize bastante o local em que o seu bem se encontra.

Pessoas mais jovens e solteiras vão procurar apartamentos localizados na área central da cidade, com fácil acesso às principais vias públicas, perto de shoppings e bairros comerciais.

As famílias formadas, no entanto, costumam procurar lugares mais tranquilos, em que seja possível relaxar e ter uma boa qualidade de vida, mas que não deixem de ser próximos a locais importantes para facilitar a rotina.

Dessa forma, veja bem a localização do seu imóvel e tente destacar bastante os principais pontos positivos da região, como comércios, bancos, escolas, segurança da vizinhança etc.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como valorizar um imóvel para venda? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então, o continue por aqui e veja o retorno do mercado imobiliário e suas novas oportunidades!

Sem comentários

Cancelar