Estilo minimalista: descubra essa tendência e decore seu apartamento

Estilo minimalista: descubra essa tendência e decore seu apartamento

Para quem não sabe, o estilo minimalista busca incentivar a ideia de que menos é mais. E ele pode ser aplicado tanto em áreas comerciais quanto em residenciais, seja em apartamentos ou em casas. Assim, pode-se criar lindas decorações que sigam certas características, como cores claras nas paredes, móveis em tons sóbrios, uso de poucos objetos, organização pelos cômodos, entre outros.

Esse estilo deixa os ambientes mais leves e cheio de sofisticação e elegância. Sem contar que ter a casa sempre arrumada contribui para o bem-estar dos moradores do ambiente, proporcionando, assim, mais conforto e tranquilidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o estilo minimalista!

Funcionalidade

A funcionalidade é algo que veio para ficar, uma vez que traz mais leveza para os ambientes além de ajudar a proporcionar mais bem-estar para os moradores do local. Por isso, busque peças funcionais que ajudem na organização e deixem tudo em ordem.

Evite o excesso de informações produzido por muitos itens espalhados pela casa. Uma forma de fazer isso é por meio dos móveis com dupla função, por exemplo. Assim, você pode colocar um baú de madeira aos pés da cama, que serve para armazenar objetos pessoais e, com algumas almofadas em cima, também pode ser um sofá de dois lugares.

Nessa mesma linha de raciocínio, implemente ambientes com mobílias funcionais. Por exemplo, coloque mesas de centro que ofereçam espaço interno na sala. O mesmo pode ser feito com bancos na área externa, entre muitas outras possibilidades.

Organização

Um espaço minimalista preza pela organização e ordem. Por isso, deixe cada item em seu devido lugar após o uso. Para facilitar esse processo, escolha cada móvel da decoração com um objetivo. Por exemplo, é interessante ter um aparador com portas na sala de jantar para guardar toalhas de mesa, faqueiros especiais, aparelhos de jantar etc.

Observe a importância de ter somente o necessário para que os objetos não fiquem desorganizados e causem bagunça na casa. Manter tudo em ordem significa mais tranquilidade e mais tempo, uma vez que é possível achar o que se procura com mais facilidade e sem perda de minutos preciosos. Assim, você evita dores de cabeça desnecessárias e aproveita cada instante em casa de forma relaxada.

Para facilitar ainda mais a organização e limpeza visual, crie hábitos que tragam ordem para o dia a dia. Ou seja, repita novos costumes de organização diariamente, como:

  • guardar os objetos onde eles estavam;

  • não deixar roupa espalhada pela casa;

  • não deixar toalha molhada em cima da cama;

  • guardar a roupa lavada e evitar pilhas;

  • evitar o acúmulo de louça suja na pia.

Propósito

Mantenha apenas o que é importante. Quem busca implementar o estilo minimalista em casa precisa se desapegar dos excessos. Ou seja, para que ter duas cafeteiras na cozinha se apenas uma é suficiente? Além de ocupar mais espaço, isso polui visualmente o ambiente com informações repetidas.

Por isso, cada item na sua casa precisa ter um propósito, ou seja, deve ser útil para fazer valer o seu lugar em um ambiente minimalista. Doar ou vender alguns produtos repetidos é uma excelente opção para quem quer praticar o desapego e mergulhar de cabeça em um ambiente mais clean e cheio de leveza. Desse modo, ainda é possível lucrar com as vendas dos itens ou fazer uma pessoa muito feliz por ganhá-los.

Cores neutras

Aposte em cores neutras para compor um ambiente clean e minimalista. Para isso, escolha cores claras para as paredes, em tonalidades em bege, off-white ou cinzas. Invista em móveis de madeira para decorar com neutralidade e elegância. Além disso, esses móveis são resistentes, duráveis e de ótima qualidade.

Ressaltamos que os tons terrosos são bastante versáteis, facilitando, e muito, na hora de compor a decoração e combiná-la com outros elementos decorativos. Portanto, fica a seu critério se a mobília será em tons claros, avermelhados ou escuros.

Na sala, use cores claras no sofá e crie contraste com almofadas coloridas. Fazer esse tipo de brincadeira de tons traz alegria para o ambiente, deixando a decoração bela e cheia de personalidade. Também é uma forma de trazer aconchego visualmente, quebrando a seriedade do ambiente.

Iluminação

Dê preferência à iluminação natural. Para que isso ocorra eficientemente, mantenha as janelas e as varandas abertas e evite fechar as cortinas durante o dia. Porém, isso não basta em alguns casos, pois nem toda casa tem o planejamento necessário para permitir que os moradores usufruam desse tipo de luz durante grande parte do dia.

Desse modo, uma solução para esse problema está nas lâmpadas de LED. Opte por luminárias e pendentes em cores claras, em madeira, em metal ou em cobre. Essas peças deixam a decoração do ambiente muito charmosa e ainda são fundamentais para que o cômodo fique sempre iluminado e apto para o trabalho, para ler um livro etc.

Um ambiente bem iluminado significa funcionalidade durante todo o dia. Portanto, preze por um bom sistema de iluminação que ajude nas tarefas da casa.

Visual clean

Evite poluir os espaços das paredes e dos pisos. Ou seja, mantenha o piso sem tapetes e prefira paredes lisas com poucos quadros. Isso faz com que seja até mais fácil manter o ambiente organizado e livre de poeira.

Também é legal deixar os móveis livres, não abusando na hora de decorá-los com porta-retratos, por exemplo. Uma dica é trazer a natureza para dentro de casa decorando com o verde. Assim, você pode colocar um vaso de plantas no próprio chão da sala. Uma excelente opção é a árvore da felicidade que pode ser mantida no interior do imóvel sem complicações.

Fica muito mais fácil compor ambientes minimalistas com essas dicas, não é mesmo? Se você gostou desse estilo, comece a adotar decorações que sigam essa linha clean em sua casa agora mesmo! Com certeza, o seu lar ganhará um toque sofisticado e sem excessos que trará muitas energias positivas para os seus familiares.

Gostou de se informar sobre o estilo minimalista? Então, que tal também ficar por dentro de tudo sobre os ambientes multifuncionais? Não fique de fora dessa!

Sem comentários

Cancelar