(ESTENDER +500) Conheça os variados tipos de sofá e como escolher, de acordo com seu tipo de casa

(ESTENDER +500) Conheça os variados tipos de sofá e como escolher, de acordo com seu tipo de casa

IMPORTANTE: solicitamos que o responsável pelas postagens no blog assista a este tutorial (https://is.gd/mTH2XQ). Nele, ensinamos como atualizar o conteúdo no seu blog sem perder a URL e causar conteúdo duplicado. Reforçamos que o texto desta pauta não deve ser postado automaticamente pela plataforma da Rock. Qualquer dúvida, só dizer nos comentários ou pelo chat da plataforma.

Nada mais prazeroso do que chegar em casa depois de um dia cansativo e se jogar no sofá, não é mesmo? Estrela da casa, esse é um dos elementos que mais se destaca na decoração, ainda mais com tantos tipos de sofá disponíveis.

Decorar uma casa não é tarefa fácil, e a escolha desse móvel não seria diferente. São tantas as opções que é normal ficar em dúvida. No entanto, a escolha errada pode pôr em risco o conforto da sua família, tornar o ambiente cansativo e dificultar a manutenção.

Não se preocupe! Listamos algumas dicas importantes para ajudar você nessa tarefa. Continue a leitura deste post e saiba mais!

Como escolher o modelo de sofá ideal?

As opções são tantas que é normal ficar um pouco perdido. O sofá funciona como ponto de partida no planejamento da decoração da casa. Harmonizá-lo com os outros móveis é essencial para criar um fluxo de circulação sem obstáculos. 

Antes de ir para a loja, é necessário que você analise alguns pontos. A escolha errada pode gerar alguns transtornos, como deixar o ambiente cansativo e desconfortável ou com aspecto menor. A seguir, listamos os principais pontos que precisam ser analisados.

Atente-se ao revestimento e à espuma

Não basta gostar da cor ou da textura do sofá: é essencial que você sinta o toque do tecido e analise os cuidados de manutenção diária para aumentar sua durabilidade.

Além disso, fibras naturais como o linho são mais confortáveis, embora tenham pouca durabilidade. Portanto, se você tem cachorro e criança em casa, o ideal seria um revestimento de couro, por ser mais resistente e fácil de limpar — basta um pano úmido e pronto!

Uma opção incrível para quem tem criança são os tecidos chamados acquablock: totalmente impermeáveis e tão fáceis de limpar quanto o couro.

Fora os estofados para sofá, atente-se à espuma: se o móvel vai para a sala de TV ou home office, o ideal é que ela seja mais “mole”, devido ao conforto que proporciona ao longo período sentado/deitado. Se for para a sala de estar, a espuma pode ser um pouco mais rígida.

Defina o local e tire as medidas

Outro ponto muito importante a se levar em conta é o espaço onde o sofá vai ser posicionado. A escolha errada pode mudar todo o ambiente. Portanto, o tamanho da sala dita o sofá. Antes de sair para a loja, tire as medidas do ambiente em que ele vai ficar e cole uma fita no chão para limitar esse espaço.

Lembre-se de deixar um respiro de circulação em volta do sofá de pelo menos 60 ou 70 centímetros. Ter um sofá espremido na parede também não é muito indicado. Se o ambiente for pequeno, invista em um sofá menor e complemente o ambiente com pufes.

Analise o tipo de ambiente

O sofá vai ser colocado na sala de visita ou de TV? Se o ambiente é mais formal, como a primeira opção, sofás profundos demais se tornam desconfortáveis e acabam forçando a coluna para manter os pés no chão.

Se o móvel vai para sala de TV e sua intenção é fazer um verdadeiro cinema para as crianças, sofás mais largos e com mais profundidade são os mais confortáveis. Vale escolher opções com uma ou mais chaises nas pontas e/ou com o encosto reclinável.

Depois de analisar o espaço em que o sofá vai ser posicionado, para qual propósito ele vai servir e o lifestyle da sua família, é chegada a hora de conhecer os modelos de sofá que você vai encontrar no momento de decorar a sua casa.

Quais são os tipos de sofá?

Como vimos, há muitas coisas a se analisar no momento de planejar o sofá ideal para a sua casa. Selecionamos aqui os tipos de sofá você vai encontrar no mercado. Confira!

Tradicional

Por si só, o modelo estofado já apresenta muitas opções: com pés mais baixos e com o fundo mais próximo ao chão, com estofado fixo para ambientes mais formais como salas de visita ou com estofado solto para ambientes mais confortáveis para a família e os amigos.

Sofá-cama

Campeão de versatilidade, o sofá-cama tem dupla finalidade e é ideal para quem tem pouco espaço. Ele pode ser posicionado em um ambiente reservado para o escritório, por exemplo — serve tanto como sofá quanto como cama para acomodar as visitas.

Retrátil e reclinável

Opções bem comuns no mercado hoje em dia são perfeitas para quem costuma passar muito tempo no sofá por serem campeãs de conforto. Sofás reclináveis funcionam muito bem em salas de living, caso sirva para assistir TV.

O encosto reclinável traz máximo conforto por proporcionar uma posição em que a coluna não fica totalmente ereta. Além disso, há opções com assento retrátil e extensão para os pés. Com essa opção é possível ficar deitado de forma muito confortável.

Quais são os formatos de sofá mais comuns?

A base do sofá é simples, mas para cada ambiente e situação exige-se um tipo de sofá diferente. A seguir listamos os principais formatos encontrados no mercado. Acompanhe!

Tradicional

Geralmente é formado por dois ou três lugares e as pessoas se sentam uma ao lado da outra. Dependendo da finalidade do ambiente e do espaço disponível, você pode mesclar duas opções: um de dois lugares e outro de três lugares.

Também dependendo do espaço que foi reservado para o sofá, fica interessante fazer combinações com poltronas, cadeiras e pufes. Se espaço não for problema, você pode juntar sofás de dois e três lugares e poltronas ou cadeiras.

Com chaise

Como citado, as opções com chaise são as que contam com a extensão para as pernas em uma das pontas do sofá. Costumam ser muito confortáveis, por isso são mais indicadas para sala de TV ou outros ambientes em que a família e os amigos se reúnem.

Modelo em L

Também chamados de sofá de canto, são encontrados em modelos modulares (é possível encontrar algumas opções personalizáveis) e são excelentes para quem precisa de mais lugares para sentar e aproveitar uma parede sem perder espaço. Também podem ser posicionados embaixo de uma janela.

Redondo

Não são os mais tradicionais e nem os mais confortáveis, mas os sofás redondos fazem uma combinação bem interessante com os outros móveis. Essa opção é muito moderna e pode ser combinada com outros formatos de sofá ou usada sozinha em salas de visitas.

Quais são os estilos de sofá?

Assim como o formato, o estilo do sofá também deve ser levado em conta. Agora que você sabe os principais tipos de sofá que pode encontrar no mercado, vamos agora analisar os estilos que mais fazem sucesso.

Vintage

Seguem uma tendência de design mais antigo e com entalhamentos. O revestimento geralmente é de couro ou veludo, com estilo capitonê no encosto, com botões em uma superfície acolchoada.

Moderno

São muitas as variações de sofás modernos. No geral, ou têm só linhas retas ou só linhas curvas. As cores e os tecidos são mais simples, porém sofisticados e coloridos.

Retrô

Assim como na moda, na arquitetura e decoração muitas tendências vêm e vão, e o estilo retrô está em alta. Ele conta com linhas retas e pés palito, e o encosto costuma ser baixo. Pode não ser muito confortável passar muito tempo sentado nesse tipo de sofá pela falta de encosto para a cabeça.

Rústico

Se o restante da sua decoração for um tanto rústica, o seu sofá tem que seguir a mesma linha de pensamento. Portanto, vale investir em um sofá com base de madeira ou vime e usar estofamentos livres para o encosto e assento.

Como escolher o tecido ideal para o sofá?

Depois de escolher o tipo de sofá para a sua casa, é hora de escolher o tecido que será utilizado. Hoje em dia existem diversos tipos de estofado para sofá, de fibras naturais ou artificiais. Como dissemos no início do texto, é importante considerar a resistência que o móvel precisa ter.

No caso de casas e apartamentos com crianças e animais de estimação, por exemplo, o tecido deve ser mais resistente. Veja alguns revestimentos que podem ser utilizados e escolha a melhor opção!

Linho natural ou artificial

O linho é um tecido natural, feito a partir de fibra vegetal. Para os sofás é uma alternativa elegante e sofisticada, além de ser resistente. Entre os tecidos naturais, é considerado durável e tem a vantagem de ser antialérgico. Outro benefício desse tipo de tecido é a facilidade de limpeza quando comparado ao suede, por exemplo.

Entretanto, esse revestimento tem um custo de mercado mais alto, podendo encarecer o valor do sofá. Nesse sentido, uma alternativa é utilizar o linho sintético, que é fabricado com poliéster e algodão.

O poliéster é responsável por aumentar a resistência e a durabilidade do tecido, enquanto o algodão mantém a textura agradável, semelhante ao natural. Apesar disso, nenhum dos dois é totalmente impermeável.

Couro natural ou artificial

O couro talvez seja a opção mais tradicional para o revestimento de sofás. Trata-se de pele animal extraída e tratada, fazendo com que ele ganhe alta durabilidade, resistência e qualidade. Fora isso, o couro natural tem a vantagem de se conservar bem no longo prazo. Apesar disso, ele não é totalmente impermeável e demanda um investimento alto.

O couro sintético é uma opção a esse tecido, com valores mais acessíveis e também mais correto ética e ambientalmente, uma vez que não envolve exploração animal. Encontrado no mercado como courino ou courvin, sua durabilidade é bastante inferior ao couro natural.

Uma vantagem desse tecido é sua alta impermeabilidade e resistência, que facilita a limpeza. Esse é um dos estofados para sofá indicados para quem tem crianças e animais em casa.

Suede

O suede é o campeão de vendas de sofás atualmente. Esse é um dos tipos de estofado para sofá artificiais, mas confere uma textura agradável e aveludada. Fora isso, ele também é resistente e durável, além de ser encontrado em uma grande variedade de cores.

O valor de investimento também é uma vantagem, sendo um dos tecidos com melhor custo-benefício. Contudo, entre as desvantagens do suede, podemos citar a sua característica absorvente, que faz com que ele manche com facilidade. Assim, não é o mais recomendado para quem tem crianças e animais de estimação em casa.

Aquablock

O aquablock foi um dos tecidos que citamos no início deste post. Ele é considerado um dos mais resistentes tipos de estofado para sofá. Por esse motivo, é bastante utilizado em áreas externas, em móveis de jardins, varandas e decks.

Apesar de não ter uma variedade muito alta de cores e texturas, esse tecido é impermeável, durável e fácil de limpar. Entre as desvantagens podemos citar a baixa maleabilidade, fazendo com que não seja muito confortável para salas internas.

Veludo

Assim como o couro, o veludo é um dos materiais mais utilizados em diversos tipos de sofá. Elegante e sofisticado, ele tem um toque macio e agradável, além de uma trama densa. Pode ser encontrado em várias cores, em versões com mais ou menos brilho.

Assim como o suede, o veludo é muito absorvente, tornando a limpeza mais difícil. Fora isso, o veludo não é um material de alta resistência. Assim, ele é mais indicado em sofás decorativos e pufes.

Como escolher almofadas e decorar o sofá?

Depois de aprender bastante sobre os tipos de sofá, modelos, materiais e revestimentos, é hora de decorar. Para isso, você pode escolher almofadas e mantas, deixando o seu ambiente mais aconchegante e estiloso.

A dica universal é escolher almofadas tom sobre tom, mas se o objetivo for trazer mais vida ao ambiente, você pode utilizar almofadas coloridas. Para isso, escolha almofadas de cores análogas ou complementares.

Outra dica é usar almofadas de tamanhos e modelos diferentes, misturando quadradas, retangulares e redondas. Use a sua criatividade para combiná-las com os diversos tipos de sofá e deixar o ambiente personalizado!

Agora que você já analisou o seu espaço, definiu os tipos de estofado para sofá que se encaixam melhor no seu ambiente e tomou conhecimento dos formatos, estilos e modelos de sofá, não tem mais desculpas para não escolher o seu preferido, certo?

Conhece mais alguém que também precisa entender mais sobre os tipos de sofá disponíveis? Então, compartilhe este texto nas redes sociais!

Sem comentários

Cancelar