Escritório em casa: conheça essa tendência e como preparar o espaço

Escritório em casa: conheça essa tendência e como preparar o espaço

Em um mundo conectado e flexível, é comum ver pessoas trabalhando em domicílio. Nessas horas, ter um escritório em casa e saber como preparar o espaço faz toda a diferença.

Entendendo os princípios dessa tendência, como a configuração de um ambiente que oferece conforto e praticidade, é possível trabalhar no lar com tranquilidade e eficiência. Afinal, um dos desafios do home office é justamente manter o foco e a produtividade em meio às distrações e tarefas que acabam tomando tempo.

Se você quer saber como preparar o espaço para ter um escritório em casa e conhecer mais a fundo essa tendência, continue lendo este post e aprenda com as informações que reunimos!

Locais para fazer um escritório em casa

Bom, existem alguns direcionamentos que devem guiar a organização do seu escritório em casa. A busca por conforto, luminosidade e praticidade são as principais variáveis nessa equação.

O ambiente deve ter uma luz uniforme  mas não ofuscante , oferecer um assento com apoio para os braços que seja adequado ao trabalho e ter todos os itens necessários ao alcance das mãos. Considere que tudo isso afetará diretamente na sua produtividade; por isso, são pontos que merecem ser levados em conta. 

Com tudo isso em mente, é possível montar um excelente espaço para trabalhar dentro de casa. Confira alguns locais do seu domicílio que podem funcionar bem nesse sentido.

Quarto 

O quarto é um ótimo local por conta da privacidade que oferece e da possibilidade de fechar a porta e se isolar dos sons que vêm dos outros cômodos. O cuidado principal deve ser com o equilíbrio entre ambiente de trabalho e lugar de descanso que essa parte da casa representa. 

A temperatura é outra questão na qual você deve ficar atento; caso opte por trabalhar a portas fechadas, será preciso aclimatar o quarto para que ele não fique muito quente e abafado, atrapalhando seu desempenho profissional.

Quanto à configuração do espaço, uma boa dica é criar um ambiente no qual apenas a área que será usada para o trabalho seja decorada de acordo com essa finalidade e o restante mantenha um clima propício para o que esse cômodo realmente serve. Assim, você evita ter uma decoração “fria” demais para um local tão íntimo e importante da casa.

Sala

A sala também serve muito bem para essa finalidade. Por sua amplitude e possibilidade de criar ambientes diferentes a partir da configuração dos móveis — dispensando até mesmo a necessidade de usar divisórias —, você pode tranquilamente instalar seu home office nesse cômodo sem que ele destoe do propósito principal, que é passar bons momentos em família ou receber visitas. 

A regra principal é a mesma do quarto: evite utilizar todo o ambiente para o seu escritório de casa. Use a área necessária para isso e ajuste o restante para o propósito real de uma sala de estar.

Varanda

A varanda pode apresentar alguns desafios, como o excesso de luminosidade e o barulho que vem da rua e de prédios e apartamentos vizinhos. Porém, com alguns ajustes, é completamente possível criar um excelente home office com uma vista inspiradora em um dos espaços mais arejados da casa.

O principal aqui é justamente controlar a entrada de luz e ruídos e não ocupar toda a área da varanda com esse propósito. Afinal, você também receberá e terá momentos de lazer e descanso nessa parte da casa.

Dicas para montar o escritório em casa

Ao longo do post, falamos rapidamente sobre alguns aspectos importantes para o processo de montar um escritório em casa. Agora, queremos nos aprofundar em alguns dos pontos citados. Prossiga com a leitura e aprenda ainda mais!

Escolha móveis funcionais

Você deve ter percebido que a ambientação correta dos cômodos é crucial para montar um escritório em casa. E é justamente aí que a escolha de móveis funcionais entra e contribui. Afinal, você não quer que o seu home office seja uma mera extensão da sala ou do quarto ou muito o menos o contrário, em situações nas quais os cômodos ficam descaracterizados pelo ambiente profissional. 

Escolhendo móveis que combinem com a área da casa na qual trabalhará, você evita essa confusão na decoração e traz também mais conforto e praticidade na hora de botar a mão na massa.

Tenha atenção à luz

Mencionamos diversas vezes a questão da luminosidade. No entanto, ela não tem a ver apenas com a quantidade de luz que entra na área de trabalho.

Considere que existem muitos tipos de luz, que vão desde as mais intensas às mais tênues, sendo que cada uma delas produz um efeito diferente sobre a forma como trabalhamos.

Se for intensa demais, pode cansar as vistas e a mente; se for muito leve, tende a causar sonolência. Nada disso é vantajoso para a sua produtividade. Então, a escolha da luz e de uma ambientação adequada para o cômodo é extremamente importante.

Otimize o espaço

Muitas das pessoas que trabalham em casa moram em apartamentos e tendem a utilizar um espaço que é dedicado a outras finalidades para montar o home office. Por esse motivo, é essencial otimizar o cômodo, a fim de que os diferentes objetivos daquela área possam coexistir sem que sejam um problema uns para os outros.

Aqui, entram quesitos diversos, que passam desde a escolha dos móveis, como falávamos há pouco, até a sabedoria em configurar o ambiente, aproveitando o máximo que ele tem a oferecer.

Pense sempre que é seu home office que deve se adequar à casa e não o contrário. Entendendo essa premissa, você conseguirá um excelente resultado.

Como você viu ao longo deste post, é completamente possível preparar um espaço para ter um escritório em casa que seja eficiente e confortável. Agora que tem as informações certas, aproveite para fazer isso da melhor maneira e criar um ambiente de trabalho perfeito dentro do seu lar.

Se gostou de descobrir como funciona um escritório em casa e se aprofundar nessa tendência, aproveite para saber mais sobre ambientes multifuncionais e aumentar seus conhecimentos em decoração.

Sem comentários

Cancelar