Entenda como o cenário econômico é favorável para a compra de imóveis em 2019

Entenda como o cenário econômico é favorável para a compra de imóveis em 2019

O cenário econômico brasileiro tem enfrentado diversos reveses nos últimos anos, mas, recentemente, vem apresentando melhoras que impactam positivamente o mercado imobiliário. Para quem quer investir em imóveis em 2019, esse panorama se torna uma chance e tanto para aumentar ganhos e alavancar os negócios.

Se você deseja entender esse cenário e encontrar a melhor forma de se beneficiar dele, veio ao lugar certo. Continue lendo e aprenda com nosso conteúdo!

Por que a economia está se recuperando em 2019?

O perfil mais conservador e protecionista que os governos anteriores adotaram diante da economia fez com que as portas se fechassem para os investidores externos e o crescimento do mercado imobiliário se atrofiasse. Com as medidas adotadas pelo governo atual, o cenário se tornou mais favorável para que diversos imóveis que estavam parados há entre 3 e 5 anos conseguissem ser finalmente vendidos.

As diretrizes liberais e a expressiva queda de juros no país, por meio da taxa Selic, que se encontra no menor patamar histórico, de apenas 6%, contribuem para que o consumidor se sinta mais confiante, e o mercado, mais preparado para receber essa nova leva de consumo. Obviamente, tais aspectos beneficiam diretamente o mercado imobiliário, que depende do planejamento financeiro do comprador e de sua disposição em assumir parcelas por vezes longas e substanciosas para quitar um imóvel. É o que veremos a seguir.

Como o mercado imobiliário se beneficia desse cenário?

Para quem acompanha minimamente o mercado imobiliário, não deve ser novidade que quando os juros básicos abaixam, se torna mais fácil tanto para a cadeia produtiva, quanto para os consumidores se envolver em novos negócios. É justamente por conta disso que mais lançamentos vêm sendo feitos e mais compradores estão dispostos a pagar por esses imóveis.

Com a economia estabilizada, os consumidores também se sentem encorajados e interessados em utilizar o dinheiro que haviam guardado para investir alto, como na compra de um imóvel. Agora, eles sabem que finalmente podem utilizar os recursos poupados para isso.

Como Fernandez Mera, CEO da Fernandez Mera, aponta, outro aspecto tem a ver com o fato de que, para as construtoras, fica mais fácil conseguir financiamento de suas obras e pagar um preço final mais baixo, já que os juros se encontram tímidos. Essa mesma lógica vale para o comprador, que, mesmo pagando parcelas por muitos anos, não verá o valor final desse financiamento aumentar tanto, como acontece quando os juros estão altos.

Para quem investe no mercado financeiro, esse cenário econômico também é bastante positivo. Com a inflação controlada, o ganho real de cada investimento se torna mais robusto, permitindo que mais pessoas estejam dispostas à compra de imóveis. Existem, também, os megainvestidores, que lucram bastante com esse cenário e podem fazer grandes investimentos no mercado imobiliário.

Como aproveitar a oportunidade e investir em imóveis?

Este momento, no qual a economia está em vias de reaquecer, é a hora certa para encontrar imóveis de boa qualidade e com preço mais em conta. Depois de adquirir o seu imóvel, você pode alugá-lo ou mesmo aproveitar-se de sistemas de economia colaborativa, como a oferta online de hospedagens por quarto, que ajudam a rentabilizar a sua propriedade e a encontrar mais rapidamente gente disposta a aproveitar o que você tem a oferecer. 

Considere, ainda, que, com mais compradores dispostos a investir em imóveis, você pode revender o seu por um bom preço, sobretudo se foi comprado na planta e valorizado após a conclusão. Nesse cenário, não é difícil pensar em formas de rentabilizar sua propriedade e aproveitar ao máximo tudo que o mercado imobiliário tem a oferecer em 2019. 

Quais são as vantagens de investir em imóveis em 2019?

Um dos fatores mais animadores para investir em imóveis em 2019 tem a ver com o fato de que as projeções para a economia no próximo ano são ainda melhores. É fato que o Brasil ainda não se recuperou totalmente dos últimos reveses econômicos, quando a taxa básica de juros chegava a 14% ao ano, como em 2015. Porém, com os ajustes feitos recentemente, isso tem gerado confiança no mercado, e as coisas tendem a melhorar cada vez mais.

O segredo é se organizar para aproveitar este momento, no qual a economia ainda não se estabilizou totalmente, para comprar imóveis por um preço mais baixo e conseguir uma ótima valorização no momento seguinte. Isso não significa que você deva agir com pressa e erroneamente, mas que deve ter a consciência de que a hora para investir é agora e agir de forma racional quando escolher a propriedade que adquirirá.

Como comprar um imóvel e garantir sua valorização?

Comprar um imóvel e garantir sua valorização é uma tarefa que exige razão e estratégia. Dizemos isso porque nem sempre o que lhe agrada é o que trará os melhores resultados para o seu bolso. Alguns critérios básicos para avaliar a viabilidade de um imóvel são:

  • localização: qual a infraestrutura de transporte público nos arredores do imóvel? Está perto do Centro? Caso não esteja, o que a região pode oferecer em contrapartida ao futuro morador?

  • Tamanho: você conhece o perfil do seu comprador? É solteiro ou família? As dimensões do seu imóvel atendem a alguém que busca praticidade ou a uma pessoa que preza mais por espaço e conforto?

  • Possíveis mudanças: nem sempre uma região que é valorizada hoje será valorizada amanhã. É importante que você conheça o mercado e saiba também se há planos de mudanças drásticas na região que afetem isso;

  • consumidores: quem tem comprado mais imóveis hoje no Brasil? As camadas populares ou as classes A e B? É crucial que você entenda isso, a fim de que não criar expectativas ilusórias.

Esses são alguns pontos centrais para atentar quando o assunto é valorização da sua propriedade. Se você agir racionalmente, conseguirá identificar as oportunidades certas e trazer para si os ganhos que tanto vem buscando. Obviamente, contar com todo o know how de uma imobiliária nessas horas faz a maior diferença. Aproveite esse suporte que o mercado oferece para ir ainda mais longe.

Se gostou de entender como o cenário econômico é favorável para investir em imóveis em 2019, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para você!

Sem comentários

Cancelar