Entenda a importância da avaliação de imóveis e o que considerar

Entenda a importância da avaliação de imóveis e o que considerar

Você sabe o quanto é fundamental realizar uma avaliação do imóvel ao buscar pelo seu apartamento ideal? Saiba que esse passo é de extrema importância para quem quer adquirir um imóvel, seja para uso próprio ou para disponibilizar para locação como uma forma de investimento.

Afinal, é preciso ter certeza de que o imóvel está em excelente estado de conservação, caso contrário, você terá muitos gastos com reformas — o que pode significar um grande problema financeiro.

Além disso, deve-se observar o local em que o apartamento está localizado, o funcionamento da portaria, se proporciona uma área de lazer completa, entre outros fatores que podem ser decisivos na hora de tomar uma decisão consciente.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do texto que preparamos especialmente para você!

Fique atento a localização do imóvel

A localização do imóvel é um fator muito importante na hora de optar pelo imóvel que melhor se encaixa na sua necessidade. Afinal, é essencial que ele seja perto do seu trabalho, da escola dos filhos e tenha fácil acesso a meios de transportes públicos, como pontos de ônibus e metrô.

Deve-se ainda analisar se há nas redondezas comércios que facilitem a rotina do dia a dia como: restaurantes, farmácia, academia, bancos, supermercado etc. Desse modo, você pode analisar se o apartamento é bom o suficiente para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para você e sua família.

Confira o tamanho do imóvel

Veja quantos quartos há no apartamento. Caso você tenha ou pretenda constituir família com filhos, o ideal é um apartamento de 2 a 3 quartos.

Se você não pretende morar nesse apartamento, mas colocá-lo para alugar como uma forma de monetizar, saiba que apartamentos com mais quartos tendem a ser alugados mais rapidamente. Isso acontece, pois a procura por mais espaço geralmente é maior. Portanto, analise as suas necessidades diante do seu uso e veja qual é o tamanho mais indicado para a sua situação.

Observe os acabamentos

Não adianta apenas ver as fotos do imóvel, é necessário marcar um dia para fazer uma visitação presencial. Isso é essencial para conhecer o local, ter noção exata do espaço dos ambientes e também conferir o estado de conservação dos acabamentos, como as paredes, os pisos, as áreas da cozinha e do banheiro, entre outros.

Apartamentos mais novos, ou seja, que tenham sido construídos recentemente, são indicados a quem não quer dores de cabeça ao ter que lidar e arcar com reformas. Afinal, dependendo do tempo da construção do prédio, é possível que se tenha que trocar o encanamento de água, o piso, os azulejos do banheiro etc.

Portanto, certifique-se a respeito de há quanto tempo o prédio foi construído e veja se o apartamento está em um ótimo estado de conservação. Só assim será possível analisar se você terá que fazer pequenas, médias ou grandes reformas dentro de um período de longo prazo. Assim, considere essas possibilidades e veja se você terá condições de arcar com esses tipos de gastos.

Confira a iluminação natural

A iluminação natural em um apartamento ajuda a trazer mais funcionalidade, praticidade e aconchego. Portanto, busque um apartamento que tenha janelas amplas e contem com um bom posicionamento em relação ao sol para que se possa aproveitar da luz natural durante grande parte do dia.

Apartamentos com uma iluminação natural ruim tendem a ser pouco funcionais e não proporcionam tranquilidade e bem-estar. Nesse caso, uma solução seria implementar um bom sistema de iluminação artificial, o que pode significar um maior gasto de energia elétrica. Logo, entenda as suas necessidades e o seu perfil como morador para fazer uma escolha acertada.

Informe-se sobre o funcionamento da portaria

Caso o imóvel tenha portaria, informe-se sobre o seu funcionamento. O ideal é que a portaria seja 24h, pois, assim, você contará com mais segurança para você e sua família. Como consequência, você terá mais tranquilidade e menos preocupações com possíveis roubos, assaltos e outras formas de violência.

Esse tipo de portaria é ideal para quem tem o costume de viajar, uma vez que você poderá relaxar sabendo que o seu lar está protegido. Também é uma forma de saber que encomendas de compras online serão entregues e recebidas normalmente pelo porteiro. Logo, uma portaria que funcione durante 24 h refletirá em uma vida mais leve e menos estressante.

Conheça a área em comum

Visite a área em comum do prédio em que você está cogitando comprar um apartamento. Veja se há uma área de lazer ampla e completa, com piscina, sauna, salão de festa e churrasqueira. Se você tiver filhos pequenos, é ainda interessante contar com uma área infantil com parquinho e campo de futsal.

Alguns condomínios ainda oferecem academia e aulas de hidromassagem. Assim, considere as suas necessidades ao optar por um prédio que possa lhe proporcionar o melhor estilo de vida dentro de seu perfil. Desse modo, tanto você quanto as crianças poderão usufruir de uma vida mais ativa e cheia de saúde.

Veja o número de vagas na garagem

O melhor é que o prédio conte com uma garagem. Desse modo, você poderá colocar o seu carro em um local seguro e protegido.

Caso você tenha mais de um carro ou receba visitas com frequência, é ainda interessante cogitar a possibilidade de ter 2 ou mais vagas garantidas na garagem. Assim, você não terá a preocupação dos carros serem roubados ou arranhados na rua.

Com essas dicas, fica muito mais fácil saber o que levar em consideração ao fazer uma avaliação de imóveis, não é mesmo? Lembre-se ainda de contar com a ajuda de uma imobiliária de sua confiança para que você tenha a melhor orientação possível ao buscar por um apartamento. Assim, fica mais fácil garantir a sua satisfação total!

Agora que você já sabe o quanto a avaliação de imóveis é importante na hora de escolher um apartamento, que tal entender melhor sobre a taxa de depreciação de imóveis e como calculá-la? Confira e fique por dentro desse assunto agora mesmo!

Sem comentários

Cancelar