Descubra os cuidados com porcelanato que você não pode deixar de ter

Descubra os cuidados com porcelanato que você não pode deixar de ter

Ainda que seja um material extremamente durável, os cuidados com porcelanato exigem atenção especial para que as peças se mantenham elegantes e com aparência nova por muito mais tempo.

Os mais resistentes são os modelos vitrificados, dos quais são praticamente imunes à manchas, danos causados pela água e impactos físicos. No entanto, também existem manutenções extras que ajudam o porcelanato a alcançar melhores efeitos na decoração. Quer deixar sua decoração exuberante por mais tempo? Continue acompanhando!

Principais cuidados com porcelanato

Porcelanato ganhou sua reputação por ser um produto durável. Se for instalado corretamente e bem conservado, pode durar mais de 50 anos. Por ser rígido, resiste a uma série de impactos, dando um toque especial para vários estilos de ambientes.

Apesar de ser quase impossível danificar as peças de porcelanato por conta da água, é imprescindível manter o rejunte selado. Afinal, se você não protegê-lo, deixará qualquer líquido passar, o que poderá prejudicar a instalação e levar a problemas como mofo.

Com relação à manutenção, dependendo do tráfego de pessoas no ambiente, a limpeza regular pode acontecer diariamente ou no intervalo de poucos dias, deixando a higienização profunda para ser realizada conforme necessário.

É bom saber que, em seu estado bruto, o revestimento é um material forte, mas um tanto poroso. Isso faz com que o material fique sujeito a manchas de descoloração ao longo do tempo. Para esse problema não fazer parte da decoração da sua casa, é fundamental um tratamento com certo nível de delicadeza.

Passe pano de chão molhado

Embora muitos pisos de porcelanato, hoje em dia, já venham de fábrica com uma película de proteção esmaltada, ainda existem alguns modelos que não são tão resistentes à água. Por essa razão, é imprescindível que você consulte o fabricante antes de fazer manutenções mais profundas com excesso de água.

Contudo, como o material é muito delicado e qualquer utilização excessiva de produtos de limpeza pode danificar a superfície a longo prazo, o pano molhado é importante para ajudar a retirar o conteúdo remanescente de detergente usado para a higienização. Logo após, é sempre bom finalizar com um pano seco para trazer o brilho de volta à superfície.

Não passe escova

Tanto as escovas de cerdas duras como as esponjas de aço são materiais que você precisa evitar na hora da limpeza. Eles desgastam os revestimentos de porcelanato comuns e os vitrificados, arranhando a superfície das peças, deixando-as cada vez mais fracas ao longo dos anos.

Evite água sanitária

Alguns produtos causam danos irreversíveis no porcelanato, e um deles é a água sanitária. Esse elemento deixa a superfície com microporosidade, ocasionando a perda do brilho e o acúmulo de sujeiras. É possível detectar um piso danificado ao observar a diferença de textura entre uma peça e outra.

No entanto, se de repente uma pequena quantidade de água sanitária cai no chão, não se preocupe! Elas podem ser removidas facilmente se a limpeza for feita logo após o acidente, diluindo detergente na água e esfregando o lado suave da esponja de cozinha.

Não fique arrastando móveis

Ao mesmo tempo em que esse tipo de revestimento é muito resistente, também é extremamente delicado. Assim como não se deve utilizar vassouras de piaçava ou esponjas de aço na manutenção, arrastar os móveis é uma tarefa que você deve evitar.

Uma boa ideia é forrar os pés de toda a mobília com adesivos de feltro. Isso impedirá que o chão fique todo arranhado. Afinal, durante a limpeza, é impossível manter os móveis no lugar, não é mesmo? Pelo menos, terá a oportunidade de manter o porcelanato intacto.

Escolha os produtos certos

Use água morna misturada com algumas gotas de detergente de cozinha neutro. É importante não exagerar na utilização de produtos de limpeza nesse tipo de material, pois os resíduos atraem a sujeira deixando-a grudada na superfície.

Outra dica é dissolver uma colher de sopa de saponáceo cremoso em um balde de água limpa e passar em toda a superfície com o pano molhado. É sempre indicado dissolver em água os produtos utilizados na manutenção e não aplicar diretamente sobre o piso.

Alguns produtos químicos usados na limpeza profunda podem ter um efeito sobre o revestimento de porcelanato. Dessa forma, verifique com o fabricante os produtos permitidos para manter a aparência bonita por mais tempo.

Embora a maioria dos produtos de limpeza não faça nada para a porcelana, alguns produtos químicos particularmente abrasivos podem ter um efeito. Por isso, tente evitar qualquer tarefa muito pesada. Sempre verifique o rótulo do fabricante.

Limpe assim que sujar

Se você tem crianças pequenas em casa, é hora de redobrar a atenção para as sujeiras que podem surgir sobre o piso de porcelanato. Independentemente de conter camadas impermeabilizantes, conforme o piso é utilizado, ele pode se desgastar.

Embora esse desgaste seja imperceptível e a aparência continue a mesma, alguns poros podem ser abertos. Se qualquer derramamento cair e você demorar para limpar, isso pode deixar manchas por longos períodos.

Aplique impermeabilizante

Ao longo dos anos, a resistência do revestimento diminui, possibilitando o surgimento de manchas com mais facilidade. Além disso, a aplicação de produtos de limpeza inadequados para o tipo de piso também ajudam a deteriorar a superfície, deixando-a sem tanto brilho.

Para evitar que isso aconteça, é importante impermeabilizar o porcelanato anualmente para selar os poros, contribuindo com a retirada da sujeira acumulada e restaurando seu brilho original. Esse procedimento aumenta a vida útil do material e protege ainda mais contra a umidade.

Varrer, aspirar é o ideal para evitar que pequenas partículas de areia arranhem o revestimento, tornando-o cada vez mais fraco com o passar dos anos. Além disso, a cada dois ou três dias, finalizar a limpeza regular com um pano molhado é excelente para não deixar a sujeira acumular por muito tempo. Assim, quando chegar o dia da faxina, o trabalho será muito mais simples.

Se você gostou deste post sobre cuidados com porcelanato, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!

Sem comentários

Cancelar