Descubra como escolher o melhor bairro de São Paulo para você morar

Descubra como escolher o melhor bairro de São Paulo para você morar

Conhecer os melhores bairros de São Paulo para morar é um ponto chave para quem vive no centro econômico do Brasil — e um dos mais importantes do mundo. Essa metrópole certamente oferece excelentes oportunidades de lazer, negócios, conforto e segurança para quem escolhe assertivamente o seu local de moradia.

Como são várias as opções existentes, muitas vezes você pode ficar em dúvida sobre quais fatores deve considerar. Portanto, se quer descobrir como escolher o melhor local para viver nessa metrópole, confira as dicas que preparamos neste artigo!

Quais fatores você deve considerar nos bairros de São Paulo?

Para que você faça uma boa escolha, é primordial a análise de alguns elementos que vão além da estrutura física do imóvel, dentre os quais podemos destacar:

Localização

Pense bem, São Paulo é um grande centro urbano e morar muito afastado de áreas comerciais ou em uma região que não tem acesso às diversas facilidades — como transporte, hospital, farmácia etc. — de uma maneira prática e rápida não será lá vantagem, não é mesmo?

Além disso, se por algum motivo você tiver que abrir mão do seu imóvel, ele estará em um local valorizado, o que facilita o processo de venda. Esse também é um quesito imprescindível de ser avaliado se você pretende comprar o imóvel para fins de investimento.

Infraestrutura 

A infraestrutura do local também é um elemento igualmente importante para ser analisado. Afinal, alguns bairros, apesar de estarem mais afastados do centro, contam com ampla oferta de facilidades e serviços aos seus moradores. Veja abaixo algumas opções de bairros de São Paulo que se enquadram nessa categoria e que têm imóveis de alto padrão:

Em todos esses bairros, você tem acesso às principais avenidas da cidade, pontos de ônibus e linhas de metrô, shoppings, hospitais, às melhores escolas, centros culturais, bares noturnos, parques, praças e tantas outras opções que contribuem para que você tenha melhor qualidade de vida.

Cabe destacar, que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses locais está entre os mais elevados de São Paulo. Tal indicador mede o nível de desenvolvimento humano em determinada localidade, a partir da análise de fatores relacionados à educação, saúde e rendimento. 

Além disso, a configuração dos imóveis, sobretudo dos apartamentos novos que existem nessa região, inclui ampla oferta de conforto e segurança, com espaços internos para a prática de esportes, portaria 24 horas, câmeras de segurança, além de outras facilidades.

Segurança

Em um grande centro urbano como São Paulo, é primordial que você considere a segurança do bairro que pretende morar, já que existem áreas que têm maiores índices de criminalidade. Para fazer essa avaliação, você pode seguir algumas dicas:

  • busque por notícias na internet sobre o índice de violência da região;
  • faça uma visita ao local em horários diferentes para sentir o clima do bairro em diversas situações;
  • converse com os moradores, já que por meio de um bate-papo descontraído é possível coletar informações importantes sobre esse quesito;
  • verifique se existem delegacias e guaritas da polícia no local.

Por mais que os prédios e condomínios desses bairros sejam bem equipados quando o assunto é segurança, você deve pensar também nos momentos em que estiver transitando pelas ruas da região. Portanto, avalie bem cada um dos pontos levantados, além de outros que você julgar relevantes, para que você viva com conforto e tranquilidade no imóvel escolhido.

Meios de transporte

Outro quesito que se torna primordial devido à extensão da cidade de São Paulo, é o acesso aos meios de transporte. Mesmo que você não seja um usuário constante do transporte público e utilize um carro como principal meio de locomoção, é preciso considerar que nem sempre será vantajoso dirigir pela capital.

Por isso, estar em um bairro com amplas opções de linhas de ônibus ou próximo a estações de metrô, por exemplo, se torna uma facilidade que nem sempre é considerada quando se pensa em morar bem.  

Vias de acesso

A acessibilidade ao bairro também é um fator muito importante para ser analisado. Se você precisar chamar um serviço de transporte particular ou contratar algum serviço de entrega, por exemplo, o atendimento será mais fácil se você morar em um local de fácil acesso.

Além disso, o deslocamento do dia a dia se torna menos estressante, o que contribui para que você tenha melhor qualidade de vida.

Cultura e lazer

É óbvio dizer que a capital oferece amplas possibilidades de acesso à cultura e lazer. Desde as opções gratuitas — como os grandes parques disponíveis na cidade e casas de show como o SESC/SP, que oferecem bons espetáculos a preços justos —, até bares e casas noturnas badaladas — que têm valores de entrada mais altos —, é certo que São Paulo não deixa ninguém a desejar nesse quesito.

Portanto, a cidade tem condições de atender diversos gostos e estilos, seja no teatro, na música, no cinema e nas mais variadas atividades culturais. Ao morar em um bairro que concentre alguns dos quesitos citados — como localização, infraestrutura e acesso aos meios de transporte —, você pode facilmente transitar por esses locais com rapidez e praticidade.

Serviços essenciais

Em cidades com uma extensão de milhares de quilômetros como São Paulo, é importante que você não subestime a importância de estar próximo a serviços importantes como saúde, educação, lazer, transporte e segurança. Você também deve considerar outras questões, como poder ir ao supermercado rapidamente ou frequentar academias e demais espaços que contribuam para a sua qualidade de vida.

Como você pode perceber, São Paulo é uma cidade cativante e que oferece excelentes opções de moradia para quem está disposto a investir um pouco mais para desfrutar de uma qualidade de vida melhor. Ao optar por um bom local para moradia você passa a estar bem amparado por todas as vantagens citadas anteriormente.

Gostou deste post? Está em busca de um imóvel para morar ou investir em um dos bairros de São Paulo? Então, entre em contato conosco que teremos o prazer de auxiliar você nesse processo!  

 

Sem comentários

Cancelar