Descubra agora o que são lofts e suas principais características

Descubra agora o que são lofts e suas principais características

Um lugar amplo, despojado e com número de divisões reduzidas no ambiente. Essas características podem ser associadas aos lofts, que são modelos de moradias cada vez mais buscados hoje em dia.

Se você quer saber o que são lofts e quais são suas principais características e benefícios, acompanhe a leitura deste post e confira as informações que selecionamos sobre o assunto!

O que são lofts?

Esse tipo de construção surgiu na década 1970, em Nova York, quando os armazéns e galpões antigos foram transformados e utilizados por moradores. Não à toa, loft significa depósito, mas o anglicismo virou sinônimo desse tipo peculiar de moradia.

Afinal, amplitude, liberdade, versatilidade e praticidade, além de um estilo contemporâneo são alguns aspectos marcantes desses imóveis, o que faz deles um lar aconchegante. Conheça algumas dessas características:

Espaços integrados e funcionais

Ter uma casa funcional e prática é o desejo de que tem uma rotina agitada, não é mesmo? Por isso, quanto mais organizados forem os móveis, espaços e objetos, melhor. Esse é um ponto positivo para aqueles que preferem um ambiente amplo, com fácil acesso a cozinha, quarto e outros locais de forma rápida, com uma visão geral completa.

Por isso, os lofts são uma excelente opção. Os modelos costumam ter poucas divisórias, ou seja, os cômodos são integrados. Em alguns deles, as paredes são inexistentes, e cabe ao morador optar por outras soluções caso deseje algum tipo de divisão.

No loft, é possível cozinhar sem deixar de ficar com os amigos ou a família que está na sala de estar, por exemplo. Essa integração facilita a comunicação e pode contribuir para os momentos de descontração.

Design moderno e personalizado

Outra característica é o design, que segue um padrão ou estilo semelhante em todos os lofts. Eles são modernos e despojados, sendo, em grande parte, utilizados por profissionais criativos e executivos, que demandam pouco tempo e preferem morar em um lugar mais integrado.

No geral, os lofts são contemporâneos, com vigas de sustentação aparentes, design industrial e com objetos de decoração que transmitem as preferências do proprietário.

Entretanto, é possível alinhar suas necessidades e escolhas para torná-lo um espaço agradável para os amigos e familiares.

Amplitude

Os lofts oferecem uma sensação de amplitude para os moradores. Isso acontece por alguns motivos: entre eles, podemos citar a ausência de paredes e divisórias, ambientes integrados e o pé-direito (a altura entre o piso e o teto) alto ou duplo.

Esse é um dos principais aspectos considerados por compradores ao investir em um loft, afinal, a sensação de amplitude é o que o diferencia de vários outros modelos de imóveis.

O uso de mezaninos na parte superior do loft também é uma ideia constantemente adaptada para essas moradias, o que contribui para se ter um imóvel amplo e com cômodos conjugados, tornando-se um local charmoso e moderno.

Luminosidade

A iluminação é um dos pontos mais relevantes na hora da compra de um imóvel. Ter áreas com uma luz adequada é essencial para as tarefas do dia a dia, assim como para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que usam o ambiente.

Por ser um local amplo e alto, o loft também conta com boa luminosidade, garantindo que todos os cômodos sejam beneficiados com a leveza e a claridade necessárias. 

Janelas grandes

As janelas de um loft são mais altas do que em outros tipos de construção. Além disso, a tendência é apostar em janelas grandes, que sejam compatíveis com o tamanho do imóvel.

Essa característica também é um ponto crucial para uma iluminação eficiente e harmônica. Os moradores podem usar diversos recursos para otimizar ainda mais esse item, como usar jogo de luminárias que sejam adequadas para o tamanho do local e optar por lugares com janelas amplas e bem posicionadas.

Ao morar em um loft, é possível observar que o conceito aberto tem um papel fundamental nesse sentido, com um espaço arejado e com entrada de luz natural.

Ambiente charmoso

Lofts são espaços charmosos, que podem refletir a personalidade dos moradores mesmo com todas as características peculiares e comuns desse tipo de construção.

Os estilos adotados por proprietários ao decorar o local são diversos: alguns optam por objetos rústicos, outros industriais ou modernos já que a estrutura do loft, que segue um padrão com ambientes integrados e sem divisórias, também oferece um charme diferenciado para a moradia.

Por ser mais alto, esse tipo de projeto possibilita que você use vários elementos na decoração, como, até mesmo, as janelas, mezaninos e luminárias, garantindo que todos os cômodos sejam harmônicos entre si, oferecendo conforto e charme para o lar.

Compacto e diferenciado

A versatilidade no tamanho do loft é um diferencial que atrai muitas pessoas para realizarem o investimento nesses imóveis.

Em média, eles têm 50m², mas podemos encontrar opções com números diferentes. Entretanto, eles são compactos, sendo que cada canto do local é aproveitado da melhor forma possível. 

Por isso, é uma opção desejada por aqueles que desejam morar em um lugar moderno, sem perder a funcionalidade. É um imóvel que otimiza os ambientes, móveis e objetos. 

Quais as diferenças entre um loft e um flat?

O loft é diferenciado de outros modelos que também possuem alguns aspectos como funcionalidade e divisões fora do padrão em sua estrutura — como um flat, por exemplo.

Os flats são apartamentos funcionais, mas que não seguem as marcações tradicionais desse tipo de moradia. Na verdade, eles são adaptados e bem compactos, sendo muito utilizados por estudantes e grupos de amigos.

Saber o que são lofts e quais são seus diferenciais em relação a outros modelos de moradia é fundamental para aqueles que estão pensando em investir nessa construção. Como mostramos, os lofts oferecem diferentes vantagens, como espaço amplo e integrado, design personalizado e moderno, boa iluminação, entre outros. O loft é uma alternativa excelente para quem busca um local prático e confortável para viver.

Gostou de conhecer as principais características dos lofts? Se você tem alguma informação sobre o assunto para compartilhar conosco e com os demais leitores, deixe um comentário abaixo!

Sem comentários

Cancelar