Descubra agora 5 vantagens de usar ciclovias em São Paulo

Descubra agora 5 vantagens de usar ciclovias em São Paulo

A construção de ciclovias em São Paulo desempenha uma importante etapa no desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva, justa e democrática. Ainda que esse projeto tenha alguns pontos que precisam ser melhorados, as ciclovias representam mais segurança e saúde e menos estresse durante o trajeto.

O uso das bicicletas está relacionado a vários benefícios. Os aspectos que mais influenciam a sua utilização são rapidez, praticidade, saúde e custo-benefício. Além do fato de fugir dos congestionamentos e praticar atividade física, ainda é possível contemplar as ruas por uma ótica diferente.

Ainda que você não esteja em posição de adotar a bicicleta como transporte primário, esse meio de locomoção é uma alternativa eficaz para um segundo carro, pois permite que você economize muito ao longo de um ano nas idas ao trabalho e passeios de final de semana. Confira as vantagens de usar as ciclovias que reunimos neste post!

1. Aumenta a agilidade no transporte

Se a intenção é economizar tempo, a bicicleta é a melhor opção, sobretudo nos horários de pico, em que a velocidade média dos carros é de 7 quilômetros por hora, o que corresponde à mesma velocidade de uma pessoa caminhando rapidamente.

A edição de 2017 do Desafio Intermodal comprovou a eficiência da bicicleta no trânsito de São Paulo, que atingiu o ponto de chegada em quase 18 minutos, enquanto o carro levou 1h20 para chegar ao mesmo local, ficando em último lugar.

Além disso, estar em uma bicicleta faz com que você procure o caminho por conta própria. Praticar as habilidades de navegação ajuda a melhorar seu senso de direção, fazendo com que você não precise verificar seu GPS tantas vezes na próxima viagem de carro, por exemplo.

2. Gera economia financeira

Ainda que existam modelos robustos que exijam maiores investimentos, a bicicleta é um bem muito mais acessível em comparação a um carro. Inclusive, os gastos com manutenção são muito menores. Depois, é só investir em roupas próprias de chuva, luzes e acessórios e você terá um transporte a qualquer hora. Vale destacar que a instalação de ciclovias tem um custo mais baixo em relação à construção de vias para carros.

Redução do seu seguro de auto

Embora o uso da bicicleta não permita que você abandone o carro por completo, o fato de você dirigir menos e pedalar mais pode economizar financeiramente ao tornar os contratos de seguro mais acessíveis.

Autonomia na manutenção

Em alguns casos, será necessário levar a sua bicicleta para a manutenção. No entanto, ter uma bicicleta ensinará determinadas habilidades mecânicas simples que podem ser feitas em casa sem a necessidade de chamar um especialista.

Redução do desgaste da estrada

Carros causam desgastes significativos nas estradas ao longo do tempo, o que pode custar às cidades e aos contribuintes muito dinheiro para consertar. Esses danos estão relacionados ao tamanho do veículo que usam as estradas, o que é impossível de acontecer ao utilizar a bicicleta como transporte.

3. Promove benefícios ambientais

Os carros não são tão bons para o meio ambiente. Eles produzem poluição sonora e do ar, estando entre os maiores emissores de gases de efeito estufa produzidos pelo homem, causando as mudanças climáticas. Como as bicicletas não funcionam com esse tipo de combustível, elas são uma alternativa ambientalmente sustentável.

É importante ressaltar que, de acordo com uma projeção realizada por pesquisadores da USP, até o ano de 2030 cerca de 59 mil paulistanos com doenças respiratórias e cardiovasculares poderão morrer devido à poluição, que pode matar mais que acidentes de trânsito.

Redução do CO2

Ainda que a ida para o trabalho seja curta, utilizar o carro todos os dias pode gerar mais de 100 litros de gás ao longo de um ano devido às emissões de dióxido de carbono. Os automóveis também produzem outros poluentes, como óxidos de nitrogênio e fuligem particulada, enquanto ir de bicicleta não exige combustíveis fósseis, ajudando a reduzir as mudanças climáticas e a manter o ar da cidade mais limpo.

Diminuição da poluição sonora

Comparadas a um motor de um carro, as bicicletas são muito silenciosas. A redução da poluição sonora, especialmente em uma cidade como São Paulo, pode reduzir drasticamente as queixas de ruído e tornar o ambiente mais agradável. Além disso, essa diminuição pode realmente trazer benefícios à saúde física, já que a exposição prolongada a níveis moderados de ruído pode causar danos auditivos.

Utilização de poucos recursos na fabricação

A produção de bicicletas exige alguns materiais negativos para o meio ambiente. Entretanto, a utilização é mínima em comparação com a produção de carros. Além disso, tanto os veículos motorizados como os elétricos usam baterias que precisam ser substituídas periodicamente e que não podem ser descartadas em qualquer local ou reutilizadas porque geram resíduos tóxicos.

4. Traz benefícios para a saúde

A pedalada é um importante exercício aeróbico. Caso seja praticada regularmente, afasta todos os problemas de saúde decorrentes do sedentarismo, como doenças cardíacas, AVCs, hipertensão, e controla o diabetes e aumenta a expectativa de vida.

Além da saúde física, o ciclismo também melhora o bem-estar mental devido à liberação de adrenalina e endorfinas que impulsionam o seu humor, já que combinam o fato de estar ao ar livre e explorando a cidade por um outro ângulo.

Construção muscular

O ciclismo é um dos exercícios fundamentais para as pernas. Mesmo que o seu ritmo seja mais lento, os músculos continuarão sendo trabalhados. Desse modo, aos poucos será possível aumentar a velocidade, fazendo com que a construção muscular se adapte aos seus movimentos.

Redução do estresse e da ansiedade

Andar de bicicleta requer que você regule a sua respiração para se concentrar nas pedaladas. Inclusive, pode reduzir drasticamente os níveis de ansiedade. Como você precisa se manter concentrado, o ciclismo proporciona um certo distanciamento mental necessário com relação aos problemas pessoais e profissionais.

Fortalecimento dos joelhos

Essa é uma atividade de baixo impacto que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Contudo, mesmo que esse exercício faça bem para a saúde das suas articulações dos joelhos, é fundamental se certificar de encaixar a bicicleta corretamente, pois um assento muito alto ou muito baixo pode causar desgaste ou extensão excessiva.

Melhora do sono

Entre homens e mulheres, o sedentarismo aumenta o índice de insônia. Por essa razão, manter uma vida mais ativa durante o dia é essencial para uma boa noite de sono. Em particular, aproveitar as ciclovias é uma ótima forma de garantir seu descanso noturno, dado que o exercício reduz a ansiedade do dia a dia.

Aumento do bom colesterol

Essa alternativa é uma das melhores maneiras de diminuir o mau colesterol. Em dois meses utilizando a bicicleta como meio de transporte regular, é possível aumentar o ritmo cardíaco o suficiente para não deixá-lo sem fôlego.

Expansão da capacidade cognitiva

Adotar o ciclismo para a sua rotina não apenas constrói vasos sanguíneos nos músculos das pernas, mas também no cérebro. Como resultado, pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, colaborando com a reposição dos neurônios envolvidos no processamento de pensamentos e memória.

5. Tira da zona de conforto

Longos passeios de bicicleta podem forçá-lo a sair da sua zona de conforto geográfico e explorar novas estradas e áreas que oferecem o pavimento perfeito. Andar de bicicleta também pode ser uma ótima motivação para conferir ruas que você normalmente não entraria. Inclusive, com um número crescente de ciclovias em São Paulo, em muitos casos elas oferecem vistas muito mais espetaculares do que as estradas principais, bem como a promessa de tráfego zero.

Você curtiu essas vantagens? Se você procura um lugar para morar em que possa aproveitar as ciclovias em São Paulo, continue a visita e confira o empreendimento Define Home Life Pinheiros e se conecte com a sua própria essência!

Sem comentários

Cancelar