Descubra 7 coisas que não podem faltar em um quarto para jovens

Descubra 7 coisas que não podem faltar em um quarto para jovens

Criar um quarto para jovens pode parecer uma tarefa bastante complicada, não é mesmo? Afinal, é preciso compor um ambiente bonito, funcional e que reflita a personalidade e o gosto pessoal do jovem.

Deve-se, ainda, ter atenção para criar um espaço que ofereça conforto durante o estudo e que seja funcional para isso, ou seja, que tenha uma boa iluminação e um sistema de organização. Portanto, é preciso pensar em todos os elementos fundamentais de que o jovem necessita durante a rotina do dia a dia e arrumá-los de forma a compor um ambiente com muita beleza, de acordo com o estilo do usuário.

Para ajudar você nessa missão, preparamos este texto cheio de dicas do que não pode faltar no quarto de um jovem. Então, se ficou interessado, acompanhe a leitura e informe-se agora mesmo!

1. Espaço para leitura

É muito importante criar um espaço de leitura que seja agradável e ofereça conforto. Afinal, será um local em que a pessoa ficará sentada durante muito tempo. Portanto, uma boa opção é colocar uma poltrona fofa e grande, que dê para sentar com as pernas para baixo e para cima, possibilitando, assim, a mudança de posições de forma confortável.

No caso de o jovem gostar de ler na cama, prefira travesseiros fofos que sirvam para apoiar as costas, corrigir a postura, colocar em cima do colo para apoiar o livro, entre outros. Para deixar o ambiente bastante belo, prefira almofadas coloridas e com estampas que reflitam o estilo de decoração do quarto.

2. Mural de recados

Um mural de recados na parede é um ótimo recurso para se colocar no quarto de um jovem. Nele, é possível inserir lembretes do que deve ser feito ao longo da semana, e o item também é uma forma interessante de deixar o ambiente mais aconchegante e intimista. Afinal, no mural, os amigos podem escrever recados e criar desenhos divertidos.

Um mural com fotos também é bacana de ser criado com muitas recordações do jovem com os amigos e familiares. Essa é uma excelente maneira de compor um quarto que seja a cara do jovem, respeitando o seu gosto e as preferências visuais.

3. Espelho

Todo jovem precisa de um espelho grande para conferir o look, arrumar o cabelo, fazer a maquiagem, entre outros. Portanto, vale muito a pena colocar um espelho na parede que vai do chão até o teto.

Além de ser uma peça fundamental que proporciona muita utilidade para o dia a dia, também é um item perfeito para ampliar o espaço do cômodo. Assim, maximiza as dimensões de cada cantinho e cria a sensação de o quarto ser maior do que realmente é.

Uma dica para um quarto sem muito espaço é colocar o espelho atrás da porta ou, então, na porta do armário. Essa última opção é até a mais indicada para quem busca ampliar a sensação visual do cômodo para parecer maior.

4. Quadros decorativos

Aposte em quadros decorativos para criar uma decoração bastante especial! O ideal é que os quadros reflitam exatamente o gosto do usuário. Por exemplo, se o jovem gosta de cinema, use quadros de filmes clássicos e de artistas de cinema. No caso de o jovem gostar de temas geeks, crie uma decoração nas paredes com séries de TV e filmes desse universo.

Desse modo, sempre se baseie no gosto do usuário para compor de acordo com sua preferência. Assim, fica mais difícil errar e a satisfação com o resultado será muito maior.

Uma dica para os jovens que gostam de música é utilizar pôsteres de banda e de seus cantores prediletos nas paredes. Vale ressaltar que a disposição dos quadros e dos pôsteres precisa estar em harmonia no ambiente para que não se tenha poluição visual.

Para evitar isso, tente colocar todos esses itens em apenas uma ou duas paredes do quadro com bastante equilíbrio. Afinal, o excesso de informação aleatória pode causar um caos visual que faz com que o quarto não seja um local agradável para se passar muito tempo.

5. Boa iluminação

É essencial criar um bom sistema de iluminação para o jovem poder fazer as suas atividades, seja ler, seja navegar na internet, seja estudar, seja desenhar, entre outros. Portanto, prefira luzes neutras ou frias nos abajures e nas luminárias de chão.

Já nas luminárias de teto, pode-se utilizar uma lâmpada de luz quente, pois essa favorece mais os momentos de relaxamento, o que ajuda na hora do sono. Para o quarto de jovens que gostam de maquiagem, uma dica é criar uma penteadeira com estilo de camarim, ou seja, com um amplo espelho sobre o tampo da mesa e luzes ao seu redor. Com certeza, será um charme e um dos grandes destaques da decoração do ambiente.

6. Cantinho de estudo

O cantinho de estudo é fundamental em qualquer quarto de jovem. Para isso, é preciso ter uma mesa de estudos para colocar o computador, os livros e outros materiais. Também é importante optar por uma cadeira confortável para esse momento a fim de promovê-lo sem causar dores nas costas, por exemplo.

Para facilitar a organização do quarto, é ainda interessante investir em uma estante, que pode ser colocada acima da mesa de estudos, para organizar todos os materiais, como livros, pastas com documentos, estojo com canetas etc.

7. Armário funcional

Em um quarto pequeno, uma ótima opção é o armário com porta de correr, tendo em vista que ele ajuda a ganhar espaço (pois não é preciso abrir nenhuma porta para utilizá-lo). Assim, é a opção ideal para quem busca beleza e funcionalidade.

Ainda é interessante colocar um baú de madeira no quarto, que traz um visual belo para o ambiente e ajuda a manter o cômodo arrumado e organizado. Nele, pode-se guardar casacos de frio que são pouco usados ao longo do ano e, até mesmo, sapatos usados, para não misturar com as peças limpas dentro do armário de roupas.

Viu como pode ser fácil montar o quarto do jovem? Com essas dicas, todo o processo de planejamento e execução fica mais simples, não é mesmo? Então, comece agora a criar o quarto ideal para o seu jovem!

Gostou de saber o que não pode faltar em um quarto para jovens? Que tal deixar um comentário contando as suas experiências sobre o assunto?

Sem comentários

Cancelar