Decoração retrô: conheça esse estilo e transforme a sua casa

Decoração retrô: conheça esse estilo e transforme a sua casa

A decoração retrô é uma tendência do design de interiores que veio para ficar. Essa modalidade traz alegria e descontração para o dia a dia dos moradores da casa e, além de todo o divertimento, é uma decoração bastante bela, que utiliza itens diferenciados junto a cores intensas.

Vale ressaltar também que o estilo retrô não equivale a seguir uma linha de decoração vintage. Apesar de haver comparações entre ambos, eles apresentam características diversas.

Enquanto o retrô se inspira nos anos de 1950 e 1960, com uma decoração escandinava, o vintage busca peças autênticas antigas. Ou seja: um faz a releitura do período e o outro aproveita itens do passado em uma decoração atual.

Para ajudar você a transformar muitos ambientes com uma bela decoração retrô, preparamos o conteúdo a seguir. Então, se ficou interessado, continue a leitura e confira as nossas dicas agora mesmo!

Cores intensas

O retrô é um estilo de decoração que não tem medo de utilizar cores intensas, seja nas paredes, no mobiliário, nos itens de decoração ou nos eletrodomésticos, entre muitas outras possibilidades. A intenção é criar uma paleta de cores que seja alegre e traga bastante vida para os ambientes. Assim, é possível compor muitos cômodos cheios de personalidade e singularidade.

Porém, deve-se ter cuidado para não exagerar no uso das cores, o que pode transformar o ambiente em uma decoração brega. Como esse não é o objetivo, lembre-se sempre de buscar o equilíbrio entre todos os tons selecionados. Evite, portanto, combinações que briguem entre si ou causem muita poluição visual.

Para que isso não aconteça, procure utilizar tonalidades suaves intercaladas com as intensas, com uma neutra em combinação com outra forte. Essa brincadeira entre os tons cria alguns efeitos de contraste bem particulares e que são perfeitos para compor com exclusividade, deixando os ambientes com a sua cara e o seu gosto.

Nostalgia

O sentimento de regresso em relação à decoração dos anos 50 traz uma nostalgia para o estilo retrô. Porém, esse resgate do passado não fica preso a uma decoração defasada e sem novidades — muito pelo contrário. É possível misturar peças de mobílias antigas e outras características do retrô em um ambiente contemporâneo, por exemplo.

Desse modo, observa-se que o estilo não está estagnado no tempo, sendo esse um dos motivos pelos quais ainda é tendência hoje em dia. Afinal, o retrô pode estar presente em decorações clássicas, modernas, rústicas, minimalistas etc., bastando que a pessoa tenha criatividade e bom senso para compor com beleza, harmonia e funcionalidade.

Dicas para adotar a decoração retrô em casa

Agora que você já entendeu melhor o conceito de decoração retrô, que tal ver algumas sugestões para adotá-la? Acompanhe os tópicos abaixo!

Use cores fortes

Uma dica é apostar em um ponto de destaque com cores vibrantes, como na geladeira, no sofá, no aparador ou até em uma única parede. A partir daí, você pode compor com outros tons mais suaves. Algumas opções de combinações são: amarelo com branco, rosa intenso com azul claro ou tons terrosos com verde.

Enfeite as paredes com diversas tonalidades em quadros e placas decorativas. Também vale a pena utilizar estofados listrados, mantas coloridas em cima da poltrona e muitas almofadas com cores diversas. As estampas são outros recursos válidos, podendo aparecer nos estofados, nos papéis de parede, nas roupas de cama e nas toalhas de mesa.

Misture peças do retrô com outros estilos

No quarto, por exemplo, uma cama de madeira rústica pode ser complementada com criados-mudos de pé palito ao lado, que são grandes características do mobiliário retrô. Em cima do móvel, ainda pode haver um vasinho de flores coloridas, para trazer vida e aconchego ao ambiente.

Já na cozinha, uma mistura entre o retrô e o moderno é muito bem-vinda. Pode-se complementar o espaço com muitas cores vivas, bancadas modernas e aparelhos eletrodomésticos visualmente antigos ao mesmo tempo. Além de trazer muita beleza para o ambiente criado, tal estilo de composição confere personalidade à decoração.

Afinal, esse tipo de cozinha não é muito usual na maioria das casas e, portanto, é uma ótima opção para quem busca se diferenciar no design de interiores. Lembre-se ainda de que o retrô pode se misturar com outros estilos em todos os cômodos da residência, seja no banheiro, na área externa, na varanda gourmet, na sala de estar etc.

Use sempre a criatividade para compor com bom gosto e evite excessos. Certamente, o resultado será uma decoração diferenciada, que trará muito conforto e acolhimento à sua casa.

Aposte em móveis diferenciados

A decoração retrô tem uma grande característica em seus móveis: os pés palito. Portanto, é comum vermos camas, mesas laterais ou estantes com tais traços.

Essa singularidade traz muita leveza para os ambientes e ajuda a causar a sensação de que os espaços pequenos são maiores do que aparentam. Sendo assim, a opção é ideal para cômodos menores, pois maximiza a sensação visual e gera amplitude.

Adote elementos decorativos que sigam o estilo

O retrô também pode ser observado nos objetos de decoração. Veja alguns exemplos:

  • quadros ou placas de parede;
  • vasos de flores;
  • tapetes;
  • almofadas;
  • abajures;
  • luminárias.

Esses itens ajudam a trazer beleza para o espaço, além, é claro, de contribuírem com a funcionalidade durante o dia a dia. Usando-os, você pode transformar muitos ambientes de outros estilos com algumas nuances do retrô.

Viu só como é possível transformar o visual da sua casa com esse estilo tão divertido e alegre de forma prática? Mas não deixe de buscar a harmonia entre todos os elementos decorativos e a paleta de cores selecionada.

Com esse cuidado, evita-se o excesso de informação que pode acarretar na criação de um cômodo brega — o que não é a intenção, certo? Assim, respeite as cores e tenha parcimônia na quantidade de enfeites usada.

Seguindo as dicas acima, fica mais fácil aderir à decoração retrô, não acha? Para ajudar seus amigos a criarem ambientes nesse estilo, que tal compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas podem ter acesso às informações e compor espaços incríveis!

Sem comentários

Cancelar