Decoração de primavera: 6 dicas incríveis para usar na sua casa

Decoração de primavera: 6 dicas incríveis para usar na sua casa

Uma boa decoração tem o poder de mudar todo o aspecto de um ambiente. É capaz de dar amplitude, conforto, beleza e sofisticação, por isso deve ser bem pensada. E nada mais propício do que aproveitar a estação mais bonita do ano para se inspirar.

Porém, é muito importante saber aproveitar esse charme de forma correta. Então confira algumas dicas maravilhosas para fazer uma decoração de primavera!

Qual a importância de uma decoração de primavera?

A primavera em si é um momento que traz muitos aspectos para serem explorados. É ideal para guardar os tapetes grossos usados no inverno, poder abrir as janelas, permitir a entrada dos raios do sol, usar e abusar das flores que acabaram de desabrochar.

Nesse sentido, a importância da decoração de primavera está no conceito de renovação, de se contagiar com a alegria que a estação carrega e, dessa forma, mudar o visual dos cômodos, trazendo mais vida para a sua casa.

Basta estar atento às cores que ficam melhores em cada ambiente, às plantas e flores que você pode explorar e também aos tipos de móveis e itens de decoração que mais combinam com o espaço e a primavera.

Como deixar sua casa com a cara da nova estação?

1. Acompanhe as tendências da primavera

O início da primavera possibilita a entrada de novas inspirações e tendências de decoração para serem acompanhadas. Cores quentes e vivas, mobiliário vintage, flores dos mais diversos tipos são as grandes apostas para o ramo da decoração.

Seja casa ou apartamento, a primavera é ótima para dar um novo ar e estética com glamour, frescor e vivacidade. Porém, antes de começar a decorar é importante pesquisar sobre as tendências da época que está chegando.

Para se inspirar, procure se informar sobre as formas que você pode explorar. Veja quais as cores para a estação, os itens decorativos que mais combinam com a primavera etc. Objetos florais também são grande tendência nesse momento, portanto devem estar em destaque.

2. Escolha cores adequadas

O uso das cores, principalmente nas paredes, é apontado pelos especialistas como uma das grandes mudanças que podem ser feitas em um espaço. Uma cor, quando bem explorada, dá outra cara para o local, mesmo que não sejam feitas alterações com os móveis.

Avalie bem o ambiente que você vai decorar, para que a cor usada forneça o aconchego esperado e necessário para cada espaço. A primavera é época de cores vivas, então as traga para a sua casa. Porém, saiba combiná-las caso você use mais de uma ou tons diferentes.

Toda cor viva é bem-vinda nesse momento do ano, mas é importante saber usar conforme o estilo de cada ambiente. Você ainda pode escolher pintar apenas uma parede ou todo o local.

3. Abuse das flores

A variedade de flores e plantas é a característica mais notável da estação, portanto, não seja muito discreto e abuse bastante da beleza das flores. Tente escolher aquelas que mais combinam com o espaço e que tragam, além da beleza, o bom perfume. As flores também contrastam com a iluminação natural durante o dia, deixando seu espaço cada vez mais charmoso.

Não limite as flores e plantas apenas na área externa ou nos jardins. Coloque dentro da sua casa também. Ela vai ficar adequada à estação e muito bem decorada, além disso, um ambiente interno composto por plantas fica muito mais agradável.

E como a aposta em flores é a pedida da estação, é fundamental pensar também nos vasos para que a composição fique impecável. Procure vasos que estejam dentro do estilo de decoração, com detalhes delicados e tamanhos compatíveis com as plantas. A disposição pode ser no centro da mesa ou nos cantos do cômodo.

4. Veja o estilo do mobiliário

A grande tendência da primavera em questão de mobiliário está nos móveis com temática vintage, com cores e tons mais delicados. Esse estilo combina com o tipo de decoração da estação e traz bastante aconchego.

Apostar no vintage ajuda bastante porque você não precisa necessariamente comprar coisas novas. Repaginar os móveis antigos e já descartados é suficiente. Você pode pintar e dar uma nova aparência a eles, fazendo uma grande transformação em sua casa.

Prefira aqueles itens mais clássicos com formas arredondadas. Nesse caso, explore a madeira, pois está sempre em alta e compõe grande parte do estilo retrô. As cores primárias podem ser a boa aposta para aplicar em estantes, criados, cadeiras e mesas, trazendo à tona a temática da primavera.

Você pode compor sua casa também com itens feitos com fibras naturais ou palha, porque assim, de certa forma, a natureza estará ligada à sua decoração e, mais uma vez, aumentar o clima primaveril.

5. Não se esqueça dos tecidos e estofados

Como tentativa de harmonizar cada vez mais o ambiente, nos quartos e salas você pode aproveitar a temática também nas almofadas e colchas. Invista em cores e estampas diferentes, fazendo do seu cômodo um verdadeiro jardim interior.

As almofadas podem ter estampas floridas e estarem dispostas em sofás com tons pastéis ou tons mais claros, dando um contraste adequado para o seu ambiente. As colchas e roupas de cama também podem ser bem coloridas e estampadas, desde que estejam dentro do estilo do quarto.

6. Utilize itens de artesanato

Alguns itens que trazem muito da temática da primavera e ajudam a deixar o ambiente mais agradável são os itens artesanais. Isso por causa da delicadeza e do cuidado que os objetos feitos à mão oferecem.

Muitas vezes os materiais utilizados no artesanato remetem a flores, cores vivas e natureza, por isso são totalmente adequados para essa proposta de decoração. Então, sinta-se à vontade para inserir em seu ambiente.

Depois de todas essas dicas, ficou bem mais fácil se inspirar para fazer uma decoração de primavera encantadora e transformar a sua casa. Aproveite que a estação está apenas começando e explore todas as possibilidades que ela carrega.

E então, gostou de aprender como apostar na decoração de primavera? Ficou interessado no assunto? Comente o que você achou no nosso post e continue nos acompanhando!

Sem comentários

Cancelar