Cuidados com porcelanato: saiba como limpá-los corretamente

Cuidados com porcelanato: saiba como limpá-los corretamente

Alguns cuidados com porcelanato são essenciais para preservar a beleza desse piso e também a sua durabilidade. Por isso, é muito importante saber como realizar a limpeza correta e quais produtos devem ser evitados. Dessa forma, fica mais fácil evitar danos, como arranhões e manchas irreparáveis.

Primeiro, é interessante dizer que cada vez mais o porcelanato tem se tornado uma tendência no cenário da arquitetura, compondo muitos ambientes, como cozinhas, banheiros, varandas, entre outros cômodos da residência. Ele pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas, trazendo beleza e sofisticação às decorações.

Porém, para que o porcelanato deixe o ambiente sempre elegante e belo, é preciso saber quais são os cuidados necessários na hora de realizar a sua limpeza. Como: quais são os produtos indicados para limpar esse tipo de acabamento? O que deve ser evitado? O que fazer para evitar riscos e descoloração ao longo do tempo?

Ficou interessado e quer saber mais a limpeza correta do porcelanato? Então, continue a leitura que preparamos para você e fique por dentro do assunto agora mesmo!

Utilize os materiais corretos

Dê preferência aos produtos multiúso específicos para a limpeza do piso e o detergente neutro. Evite aplicar esses produtos diretamente no chão, pois isso pode causar manchas amareladas ou esbranquiçadas sobre o porcelanato.

Quanto às medidas de produto e água, faça conforme o indicado nas instruções de uso na embalagem. Faça essa mistura em um balde, molhe o pano de chão e torça-o para retirar o excesso e, em seguida, passe pelo chão com a ajuda de um rodo.

Para evitar alergias na pele das mãos durante a limpeza do chão, utilize luvas. Esse cuidado é importante, pois evita o contato direto da pele com esse produto químico que pode causar ressecamento, queimaduras, vermelhidões, coceiras, entre outros.

No caso dos moradores da casa com alergias de pele, olhos e sensibilidade respiratória, principalmente se houver cães, gatos ou crianças pequenas que engatinham pelo chão, uma dica é optar por produtos menos agressivos, como o vinagre e o álcool com água. Esses também são eficazes no combate contra as bactérias e os fungos presentes no piso sujo.

Evite certos produtos

Para manter a beleza do piso e a sua durabilidade, não utilize produtos ásperos, como esponjas de aço e vassouras de piaçava, para fazer a sua limpeza. Prefira sempre esponjas macias e um pano úmido para realizar a limpeza adequadamente.

É ainda fundamental acentuar que não se deve esfregar o piso, pois isso pode causar riscos sobre a sua superfície. O ideal é passar um pano com álcool ou vinagre e deixar o produto agindo por um tempo. Depois, passe um pano seco para retirar a sujeira e concluir a limpeza sem danos.

O uso de produtos corrosivos, como a água sanitária, na hora de limpar o piso também deve ser evitado. Outra dica é não utilizar o sabão em pó nesse caso, tendo em vista que o seu uso constante pode fazer com que o piso fique amarelado com o tempo. Logo, o ideal é buscar produtos de limpeza que sejam específicos para essa tarefa.

Limpe o porcelanato assim que sujar

Durante o dia a dia, limpar o porcelanato assim que ele sujar pode ser uma tarefa bastante difícil, tendo em vista o cansaço e a atração em procrastinar um procedimento de limpeza, não é mesmo? Porém, uma das dicas mais valiosas ao limpar esse tipo de superfície é limpá-la assim que ela sujar.

Com o tempo, o acúmulo de sujeira vai formando uma crosta endurecida que dificulta muito o processo de limpeza, fazendo com que seja necessário gastar mais tempo para limpar completamente o piso. Por isso, se caiu algo no chão, limpe na hora.

Se fritou um bife na cozinha e fez muita gordura, passe um pano no chão e, ainda, um nas paredes para retirar a gordura da cozinha. Essa é uma forma de otimizar o tempo gasto realizando uma limpeza mais demorada.

Vale ressaltar que a gordura no porcelanato com o tempo vai criando manchas amareladas sobre o piso. Assim, prejudicando a sua estética e deixando sempre uma aparência de sujeira no ambiente mesmo se o porcelanato estiver limpo.

No caso de acúmulo de sujeira, o indicado é fazer a mistura de água com algum produto de limpeza de sua preferência (que seja indicado para esse procedimento), passar por cima do piso e deixar o produto agindo por alguns minutos sobre a superfície suja. Em seguida, passe outro pano úmido com água para retirar a sujeira amolecida e seque com um pano seco.

Tenha cuidados com porcelanato na limpeza diária

Sempre depois que cozinhar na cozinha com porcelanato, passe um pano com álcool ou vinagre nas paredes e no piso para retirar o excesso de gordura presente nessas superfícies. Ter esse cuidado todos os dias faz com que o porcelanato fique sempre belo e evita que fique com aparência de encardido, preservando, assim, a decoração do ambiente e a durabilidade do piso.

Sempre após a limpeza do chão, ainda é indicado passar um pano úmido sobre todo o chão a fim de retirar qualquer resíduo de sujeira ou de produto químico de limpeza do chão. Dessa forma, evita-se manchas e riscos por conta do atrito da sujeira com o sapato ao caminhar por cima do piso.

Com essas dicas de limpeza diárias, é possível deixar os ambientes com porcelanato belos e com a limpeza em dia. Assim, o piso terá uma vida útil longa, contribuindo para um visual de decoração que promova o bem-estar e o aconchego.

Lembre-se de que é muito importante evitar o uso de produtos abrasivos e ásperos durante a limpeza. Afinal, eles podem danificar a superfície do porcelanato, causando manchas e arranhões, por exemplo. Com isso em mente, siga sempre o nosso guia de cuidados com porcelanato na hora de executar limpeza do piso!

Agora que você já sabe quais são os cuidados com porcelanato que não podem faltar, que tal conhecer 7 tipos de piso e saber como utilizá-los corretamente em sua casa? Confira e fique por dentro do assunto!

Conheça o charme de morar em vilas de casas!

Sem comentários

Cancelar