Contratar um arquiteto vale a pena? Conheça as principais vantagens

Contratar um arquiteto vale a pena? Conheça as principais vantagens

Chega um certo momento em que é necessário mudar ou reformar a casa, mesmo que seja só alguma pequena mudança, um projeto inteiro de nova decoração, bem como uma grande reforma.

Porém, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas do que fazer e como programar esse serviço. Sendo assim, saiba que contratar um arquiteto vale a pena.

Se você quer saber um pouco sobre os serviços de um arquiteto, continue aqui e tire suas dúvidas sobre decoração e a importância de ter um auxílio de profissional. Conheça ainda, algumas vantagens de se contratar um arquiteto!

Por que contratar um arquiteto vale a pena?

Quando se trata de decoração, sempre surgem diversas dúvidas sobre o que fazer e o que mudar. Afinal de contas, fazer uma mudança dessas alterará todo um ambiente, afetando o conforto dos moradores e o visual do cômodo.

Isso que faz da decoração algo muito importante, porque ela é capaz de influenciar no bem-estar e qualidade de vida dos moradores de uma casa, além de permitir uma rotina mais prazerosa e equilibrada. Um bom projeto de decoração pode influenciar no nosso bom humor e felicidade.

Decorar requer atenção com a iluminação, tanto natural quanto artificial, cuidado ao escolher as cores que mais se adequam ao espaço, assim como o mobiliário e os itens decorativos para se escolher. Nesse caso, muitas pessoas não sabem o que fazer diante de tantas questões.

Por conta disso, é muito importante contratar um profissional especializado no assunto, pois ele saberá exatamente o que fazer da forma que você precisa, tomando as melhores decisões para deixar o ambiente confortável e visualmente agradável.

O profissional de arquitetura está capacitado a elaborar diversos tipos de projetos, que abrangem não apenas a construção civil de um imóvel, eles também trabalham com a parte do paisagismo, urbanismo, interiores, disposição dos móveis, e até mesmo restauração.

O arquiteto também é responsável pelo conceito estrutural e todos os detalhamentos técnicos da sua decoração. O profissional vai desenvolver os estudos do seu projeto para atender aos seus pedidos, considerando todas as suas necessidades, bem como o seu gosto pessoal e o orçamento disponível para o serviço.

Se você planeja uma extensão residencial, uma conversão ou a construção de uma nova propriedade, é bastante provável que precise da ajuda de um arquiteto. Portanto, veja, a seguir, algumas razões pelas quais contratar esse profissional é importante. Confira!

Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

Investimento com retorno imediato

O serviço de um arquiteto custa cerca de 10% a 20% do valor de uma obra. Essa variação está de acordo o local e o tipo de projeto que será feito. Mas é muito importante que você entenda que isso não é um gasto, mas sim um investimento.

Primeiramente que, com um bom projeto em mãos, é possível você ter uma noção do quanto, como e onde será gasto o seu dinheiro. O arquiteto é um tipo de profissional que está sempre por dentro de novas tecnologias e os melhores materiais do mercado, isso acaba gerando economia de tempo e evitando desperdícios na sua obra.

Mesmo que tenha um custo, você ficará livre de preocupações, além de contar com um retorno a curto e longo prazo. Em um curto, pelo fato de que o profissional saberá onde encontrar melhores materiais e serviços com custo-benefício, reduzindo o valor da obra.

Já em um longo prazo, porque uma obra ou projeto de decoração executado por um arquiteto será belo e funcional por muito mais tempo, agregando valor ao imóvel e muita beleza também. Isso permite uma possível recompensa em uma futura venda.

Formação e experiência

Bem mais do que intuição, para que uma boa decoração seja realizada é necessário ter experiência e prática no assunto. E isso, o arquiteto tem de sobra. Um profissional formado e experiente é a pessoa ideal para expor as melhores opções para você.

Ele vai te indicar quais os tipos de acabamento funcionam melhor em cada ambiente, em quais peças decorativas vale a pena investir, levando em conta a durabilidade e utilidade. Além de que, eles têm vasto conhecimento de estilos, tendências, materiais e ornamentos que garantirão o conforto em seu lar!

Trabalho qualificado

Um serviço feito por um excelente profissional contará com garantia de qualidade. O arquiteto executará um trabalho bastante qualificado, que abrangerá especificação de materiais corretos dos melhores fornecedores e com boas combinações de uso.

Outro ponto a ser observado em um trabalho qualificado é a segurança que ele garante ao cliente. Uma obra quando feita por um arquiteto tornará seu investimento seguro, ou seja, oferecerá menores riscos e possibilidades de erros e perda de tempo.

Comodidade para o cliente

O processo que envolve uma construção ou projeto de decoração muitas vezes pode ser confuso, perturbador e até mesmo estressante. Isso acontece quando você tem que conciliar a rotina com um lugar que está em obras.

Quando um arquiteto estiver por trás de todo o processo, ele possibilita que tudo ocorra com mais agilidade e seja bem concluído. Quando existe um projeto de engenharia e outros serviços envolvidos, o profissional da arquitetura ainda pode coordenar a equipe, evitando que o proprietário se desgaste acompanhando a obra.

Sustentabilidade

Por fim, um outro aspecto a ser observado é a constante preocupação com o meio ambiente, o que é um ponto muito positivo. Os projetos são feitos sempre de forma a reduzir os impactos ambientais e fazendo uso de materiais sustentáveis

A formação do arquiteto ainda o deixa hábil para unir a criatividade, técnica, estética e a funcionalidade com as melhores soluções para os aspectos do projeto. Sendo assim, o trabalho é feito aliando boa ventilação, claridade e conforto termoacústico, e ainda, demonstrando para o cliente como economizar em seu dia a dia.

Agora que você já sabe que contratar um arquiteto vale a pena, ficou mais fácil saber como agir diante de uma reforma ou um projeto de decoração para sua casa.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, veja também como reconhecer um projeto arquitetônico e qualidade!​

 

Sem comentários

Cancelar