Conheça os variados tipos de sofá e como escolher, de acordo com seu tipo de casa

Conheça os variados tipos de sofá e como escolher, de acordo com seu tipo de casa

Nada mais prazeroso do que chegar em casa depois de um dia cansativo e se jogar no sofá, não é mesmo? Estrela da casa, ele é um dos elementos que mais se destaca na decoração, ainda mais com tantos modelos de sofá disponíveis.

Decorar uma casa não é tarefa fácil e com a escolha desse móvel não seria diferente. São tantas as opções que é normal ficar em dúvida. Porém, a escolha errada pode pôr em risco o conforto da sua família, tornar o ambiente cansativo e dificultar a manutenção.

Não se preocupe, a seguir trouxemos algumas dicas importantes para ajudar nessa tarefa. Continue a leitura e saiba mais!

Como escolher o modelo de sofá ideal?

As opções são tantas que é normal ficar um pouco perdido. O sofá funciona como ponto de partida no planejamento da decoração da casa. Harmonizá-lo com os outros móveis é essencial para criar um fluxo de circulação sem obstáculos. 

Antes de ir para a loja, é necessário que você analise alguns pontos. A escolha errada pode trazer alguns transtornos, como deixar o ambiente cansativo e desconfortável, com aspecto menor, além de prejudicar a manutenção. A seguir listamos os principais pontos que precisam ser analisados.

Preste atenção ao revestimento e à espuma

Não basta gostar da cor ou da textura do sofá, é essencial que você sinta o toque do tecido e analise os cuidados de manutenção diária para aumentar sua durabilidade.

Além disso, fibras naturais, como o linho, são mais confortáveis, porém com pouca durabilidade. Portanto, se você tem cachorro e criança em casa, o ideal seria um revestimento de couro, por ser mais resistente e fácil de limpar: um pano úmido e pronto!

Outra opção incrível para quem tem criança são os tecidos chamados acquablock: totalmente impermeáveis e tão fáceis de limpar quanto o couro.

Fora o revestimento, esteja atento à espuma: se o sofá vai para a sala de TV ou home office, o ideal é que ela seja mais “mole”, devido ao conforto que proporciona ao longo período assistindo filmes. Se for para a sala de estar, a espuma pode ser um pouco mais rígida.

Defina o local e tire as medidas

Outro ponto muito importante a se levar em conta é o espaço onde o sofá vai ser posicionado. A escolha errada pode mudar todo o ambiente. Portanto, o tamanho da sala dita o sofá. Antes de sair para a loja, tire as medidas do ambiente em que ele vai ficar e cole uma fita no chão para limitar esse espaço.

Lembre-se de deixar um respiro de circulação em volta do sofá de pelo menos 60-70 cm. Ter um sofá espremido na parede também não é muito indicado. Se o ambiente for pequeno, invista em um sofá menor e complemente o ambiente com pufes.

Analise o tipo de ambiente

O sofá vai ser colocado na sala de visita ou de TV? Se o ambiente é mais formal, como a primeira opção, sofás profundos demais se tornam desconfortáveis e acabam forçando a coluna para manter os pés no chão.

Agora se o móvel vai para sala de TV e sua intenção é fazer um verdadeiro cinema para as crianças, sofás mais largos e com mais profundidade são os mais confortáveis. Vale escolher opções com uma ou mais chaise nas pontas e/ou com o encosto reclinável.

Depois de analisar o espaço em que o sofá vai ser posicionado, para qual propósito ele vai servir e o lifestyle da sua família, é chegada a hora de conhecer os modelos de sofá que você vai encontrar no momento de decorar sua casa.

Quais os tipos de sofá?

Como vimos, há muitas coisas a se analisar no momento de planejar o sofá ideal para a sua casa. Vamos, agora, analisar quais os tipos de sofá você vai encontrar no mercado. Confira!

Tradicional

Por si só, o modelo estofado já apresenta muitas opções: com pés mais baixos e com o fundo mais próximo do chão, com estofado fixo para ambientes mais formais como salas de visita ou com estofado solto para ambientes mais confortáveis para a família e amigos.

Sofá-cama

Campeão de versatilidade, o sofá-cama tem dupla finalidade e é ideal para quem tem pouco espaço. Ele pode ser posicionado num ambiente reservado para o escritório, por exemplo: serve tanto como sofá quanto como cama para acomodar as visitas.  

Retrátil e reclinável

Opções bem comuns no mercado hoje em dia, são perfeitas para quem costuma passar muito tempo no sofá por serem campeãs de conforto. Sofás reclináveis funcionam muito bem em salas de living, caso sirva para assistir TV.

encosto reclinável traz máximo conforto por proporcionar uma posição em que a coluna não fica totalmente ereta. Além disso, há opções com assento retrátil com extensão para os pés. Ou seja, com essa opção é possível ficar deitado de forma muito confortável.

Quais formatos de sofá são mais comuns?

A base do sofá é simples, porém, para cada ambiente e situação exige-se um tipo de sofá diferente. A seguir listamos os principais formatos encontrados no mercado. Acompanhe!

Tradicional

Geralmente, são formados por dois ou três lugares e as pessoas se sentam uma do lado da outra. Dependendo da finalidade do ambiente e do espaço disponível, você pode mesclar com as duas opções: um de dois lugares e outro de três lugares.

Também dependendo do espaço que foi reservado para o sofá, fica interessante fazer combinações com poltronas, cadeiras e pufes. Mas se espaço não for problema, você pode juntar sofá de dois e três lugares e poltronas ou cadeiras.

Com chaise

Como citado, as opções com chaise são as que contam com a extensão para as pernas em uma das pontas do sofá. Costumam ser muito confortáveis, portanto são mais indicadas para sala de TV ou outros ambientes em que a família e os amigos se reúnem.

Modelo em L

Também chamados de sofá de canto, são encontrados em modelos modulares (é possível encontrar algumas opções personalizáveis) e são excelentes para quem precisa de mais lugares para sentar e aproveitar uma parede sem perder espaço. Também podem ser posicionados embaixo de uma janela.

Redondo

Não são os mais tradicionais e nem os mais confortáveis, mas os sofás redondos fazem uma combinação bem interessante com os outros móveis. Essa opção é muito moderna e pode ser combinada com outros formatos de sofá ou usada sozinha em salas de visitas.

Quais os estilos de sofá?

Assim como o formato, o estilo do sofá também deve ser levado em conta. Visto quais os principais formatos de sofá você pode encontrar no mercado, vamos agora analisar os estilos de sofá que mais fazem sucesso.

Vintage

Seguem uma tendência de design mais antigo e com entalhamentos. O revestimento geralmente é de couro ou veludo, com estilo capitonê no encosto, com botões em uma superfície acolchoada.

Moderno

São muitas as variações de sofás modernos. Num geral, ou possuem só linhas retas ou só linhas curvas. Cores e tecidos mais simples, porém sofisticados e coloridos.

Retrô

Assim como na moda, na arquitetura e decoração, muitas tendências vêm e vão, e o estilo retrô está em alta. Possui linhas retas com pés palito e o encosto costuma ser baixo. Pode não ser muito confortável passar muito tempo sentado nele pela falta de encosto para a cabeça.

Rústico

Se o restante da sua decoração for um tanto rústica, o seu sofá tem de seguir a mesma linha de pensamento. Portanto, vale investir em um sofá com base de madeira ou vime e usar estofamentos livres para o encosto e assento.

Agora que você já analisou o seu espaço, definiu qual revestimento e estofamento se encaixam melhor na sua rotina e tomou conhecimento dos formatos, estilos e modelos de sofá, não tem mais desculpas para dizer que não consegue escolher o seu preferido, não é mesmo?

Conhece mais alguém que está passando pelo mesmo dilema? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

6 ideias para a decoração de Natal

Next Article

6 ideias para a decoração de Natal

Sem comentários

Cancelar