Conheça 4 técnicas incríveis para decoração e organização de casa

Conheça 4 técnicas incríveis para decoração e organização de casa

Tem lugar melhor que a nossa casa? Quando ela está arrumada, limpinha e bem decorada, então, não há espaço mais aconchegante! No entanto, muitas vezes, manter a organização de casa é uma tarefa que exige esforço  especialmente se a família é grande ou tem crianças.

Se você é dessas pessoas que acredita que manter a organização de casa com bom gosto e elegância vale a pena, você adorará as nossas técnicas para usar a decoração a favor da arrumação. Leia este post e confira!

1. Invista em estantes e armários

Indispensáveis em uma decoração que preze pela funcionalidade, estantes e armários são itens que conferem beleza, garantem a otimização do espaço e proporcionam a organização do ambiente.

Além disso, eles são de uma versatilidade impressionante: a variedade de materiais possibilita que sejam utilizados em qualquer cômodo. No entanto, para acertar na decoração, alguns cuidados são necessários. O primeiro  e, talvez, o mais importante , é pensar na utilização do mobiliário.

Afinal, o uso influi diretamente na escolha dos materiais, do acabamento e da cor. Se seu móvel será utilizado para guardar livros, objetos decorativos, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos ou eletrônicos, isso fará toda a diferença. Outro ponto importante é o ambiente que receberá a peça: o armário ou a estante deve ser ideal para o local.

Além disso, é preciso fazer outros questionamentos. Os itens acomodados são mais leves ou mais pesados? Eles podem sujar ou arranhar o móvel? A estante ou armário será utilizado somente por adultos ou por crianças também? É necessário que haja travas nos compartimentos fechados ou eliminar pontas e parafusos no acabamento?

Também é necessário pensar na harmonia do móvel com os demais elementos do ambiente. Nesse sentido, para conceder leveza, o ideal é alternar nichos abertos e fechados e trabalhar as cores. Outra opção interessante e muito sofisticada é utilizar a iluminação embutida nas prateleiras, especialmente para valorizar peças de arte.

2. Aproveite os painéis deslizantes

Bonitos e práticos, os painéis deslizantes integram e separam ambientes com a maior facilidade  permitindo, assim, uma melhor organização do espaço e proporcionando uma sensação de amplitude.

Por ser um recurso econômico e de fácil aplicação e manutenção, o painel deslizante pode ser usado para delimitar os espaços como entre a copa e a cozinha, entre o quarto e o closet ou, ainda, entre a sala e o cantinho de brinquedos. Desse modo, é possível alternar entre um ambiente amplo e um mais privativo.

Os painéis também são muito úteis na hora de esconder objetos estranhos para a decoração, como aparelhos televisores, cabos de equipamentos eletrônicos, caixas de energia, modens, roteadores e afins. Outra utilização que reforça a versatilidade da peça é a possibilidade de integrar portas de correr à decoração.

Vale lembrar que, para alcançar o resultado ideal, é importante estar atento à qualidade do material, à confecção e à instalação do mesmo  assim é possível garantir que as peças se encaixem perfeitamente no espaço no qual serão utilizados, evitando o desgaste do uso cotidiano e assegurando a vida útil do painel.

3. Utilize peças comuns

Uma casa bem decorada não deve ser apenas bonita: ela deve atender às necessidades de seus moradores. Uma dica para alcançar esse resultado é decorar com as peças que você precisa ter sempre à mão. 

Uma solução interessante para quem passa muito tempo na cozinha, por exemplo, é utilizar as paredes para pendurar panelas, colheres e utensílios diversos. Além da praticidade, o visual pode ser muito bonito.

Na sala, no escritório ou no quarto, livros, mapas, fotografias e árvores genealógicas também podem ser bem utilizados para compor o ambiente, ajudar na instrução das crianças e no entretenimento. Se você os usa no dia a dia, além de um lindo efeito, você terá tudo sempre à mão e de modo organizado.

Outro recurso possível é o aproveitamento das malas: você só as usa algumas vezes no ano, mas elas ocupam um grande espaço nos armários. Do lado fora, esses objetos compõem o ambiente sem custo e colaboram para a organização de casa ao ceder espaço a outras peças nos armários.

O mesmo vale para os baús  inclusive, eles são ótimos para evitar que os brinquedos estejam por toda a casa. No banheiro, caixinhas, bandejas e recipientes de vidro ou de madeira são opções práticas e econômicas para a organização  elas também garantem um toque de personalidade ao cômodo.

4. Conte com a tecnologia

Você não precisa mais ter medo de errar na decoração. Graças à tecnologia, você já pode experimentar antes de iniciar a transformação da sua casa. Já existem no mercado diversos aplicativos que permitem que você decore sua casa virtualmente, inclusive com modelos tridimensionais. Boa parte deles são, inclusive, gratuitos.

Um dos aplicativos com maior diversidade de recursos é o Homestyler Interior Design. Disponível para Android e iOS, a ferramenta conta com um completo banco de imagens, artigos e tutorias sobre técnicas e dicas de decoração. O usuário também pode tirar suas próprias fotos pelo app e aplicar sobre elas modelos tridimensionais.

Outro aplicativo interessante é o MagicPlan. Com ele o usuário consegue medir com exatidão as dimensões de cômodos e desenhar de forma intuitiva uma planta virtual.

Válido para iOS e Android, o aplicativo não exige conhecimentos técnicos e nem demanda o uso de ferramentas convencionais. O processo é muito simples: basta tirar fotos de cada ambiente e inserir ou retirar peças virtualmente.

Com uma interface fácil, moderna e de visual agradável, o iHandy Level Free é um aplicativo que funciona como uma espécie de prumo. Seu objetivo é facilitar a vida de quem quer instalar uma prateleira ou pendurar um quadro, por exemplo. A ferramenta verifica o alinhamento de objetos e serve para verificar o ângulo de uma peça ou parede.

Como você viu, o mundo moderno nos trouxe técnicas de organização de casa e ferramentas de decoração que ajudam a manter a casa brilhando sem gastar muito. Seja pela variedade de materiais, pela facilidade de aplicação ou pela oportunidade de testar virtualmente antes de pôr a mão na massa, decorar está cada vez mais fácil, rápido e barato. 

Então, para continuar se atualizando sobre as novidades e tendências, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Sem comentários

Cancelar