Confira o checklist de vistoria de apartamento novo!

Confira o checklist de vistoria de apartamento novo!

Uma das melhores sensações surgem após a compra de um imóvel, não é mesmo? Assim que as chaves chegam, a vontade é de fazer a mudança o mais rápido possível. No entanto, não perca o foco! É imprescindível elaborar um checklist de vistoria de apartamento novo para garantir que o imóvel adquirido esteja em condições de uso para evitar problemas futuros.

Apesar de não ser uma prática obrigatória, esse processo tem inúmeros benefícios. Durante a avaliação, o morador poderá observar se não existem irregularidades tanto nas estruturas como nos revestimentos para que a empresa possa realizar os reparos fundamentais e entregar o apartamento finalizado de maneira satisfatória.

Devido à ausência de uma cultura fortemente voltada ao desenvolvimento de vistorias em apartamentos novos, as pessoas tendem a perceber possíveis imperfeições somente após a mudança. Nesse momento, obter a assistência necessária é mais difícil.

Para que isso não faça parte da sua realidade, abordamos, ao longo deste post, a importância da vistoria e os elementos que devem ser avaliados. Boa leitura!

Entenda a importância da vistoria

A vistoria desempenha a função de certificar ao comprador que todos os elementos presentes no memorial descritivo do imóvel estão presentes, conforme foi garantido pela imobiliária durante a aquisição do apartamento.

Essa é a oportunidade de indicar os problemas e apresentar reivindicações, por menores que pareçam ser, ao construtor ou corretor imobiliário. Dessa forma, os ajustes poderão ser realizados em um período determinado informado pela empresa.

Devemos considerar também que, caso você não apresente alguma contestação, sem dúvida poderá fazer reclamações posteriores. Até porque, algumas falhas poderão surgir com o tempo. No entanto, uma vistoria profunda é capaz de eliminar muitos transtornos a longo prazo.

Organize-se antes da vistoria

Fazer uma vistoria é muito mais do que apenas observar. Testar se todas as instalações estão funcionando corretamente e conferir se a construção não possui defeitos é relevante. Para tornar esse processo mais rigoroso, alguns documentos e utensílios são fundamentais.

O memorial descritivo do apartamento é o item mais importante em uma vistoria. A partir desse documento você terá como verificar se as informações do relatório condizem com as instalações existentes no empreendimento.

Utilizar a planta com os pontos elétricos no decorrer da perícia é adequado, se ela estiver disponível. Além disso, caso tenha sugerido modificações no projeto original, é interessante que o contrato de personalização da unidade se faça presente na ocasião.

Para testar sistemas hidráulicos, elétricos, averiguar nivelamento e outros pontos da construção, alguns elementos básicos são muito úteis nessa hora, como por exemplo:

  • câmera fotográfica ou celular com câmera;
  • trena;
  • carregador de celular bivolt;
  • lâmpada;
  • soquete;
  • balde;
  • régua de nível;
  • cabo de vassoura.

Elabore um checklist de vistoria

Apesar de parecer uma tarefa simples, essa etapa exige um olhar clínico. Dessa forma, desenvolver um checklist torna o procedimento mais organizado, compreendendo exatamente tudo o que será verificado.

Ao longo do processo, fotografe e teste tudo o que for possível.

Pintura

Se a tinta utilizada na parede for diferente da usada para pintar a guarnição e a porta, veja se não há respingos de tintas em ambos os locais. Verifique os espelhos de tomadas e interruptores também, para que não haja manchas de tinta da parede nessas peças.

Nivelamento do piso

Observe o nivelamento do contrapiso usando a régua de nível. Dependendo do piso que escolher para o apartamento, um desnível de 3 centímetros pode dificultar o assentamento.

Quanto às paredes, é possível identificar barrigas a olho nu. Já nos cantos, existem réguas de nível para medir ângulos de 90°. Porém, se não tiver uma dessas, sem problemas. Um esquadro cumpre esse papel muito bem.

Revestimento cerâmico

É importante destacar que pisos e azulejos podem vir de lotes diferentes, o que pode comprometer a sua coloração. Por esse motivo, além de verificar se existem trincas ou manchas, sempre observe a tonalidade entre uma peça e outra.

Com o cabo da vassoura, bata levemente nos pisos para confirmar se não estão ocos. Caso estejam, é necessário solicitar uma troca, pois em curto prazo eles podem rachar conforme o uso. E não se esqueça de averiguar se o rejunte está bem-feito e preenchido.

Sistema elétrico

Testar o sistema elétrico não se resume em avaliar tomadas e interruptores. Claro, examinar a quantidade e disposição das tomadas, pontos de TV e internet é muito importante. Porém, verificar a campainha e o interfone também é essencial.

Usando o carregador de celular bivolt, teste todas as tomadas de 110 e 220 volts e confirme suas identificações. Lembrando que, caso a energia do apartamento esteja desligada, informe essa questão no Termo de Vistoria. Afinal, caso haja algo incoerente com esse item, não houve a possibilidade de avaliar anteriormente.

Nos pontos de iluminação, utilize o soquete e uma lâmpada para comprovar seu funcionamento. No caso de haver interruptores paralelos, teste-os acendendo a luz em um e apagando no outro. Não se esqueça de ver se os disjuntores têm identificação.

Sistema hidráulico

Deixe a água das torneiras e dos chuveiros caírem por um tempo para avaliar se não há vazamentos indevido. Teste também as descargas e se as louças e metais correspondem com a marca mencionada nos contratos.

Um dos grandes problemas em apartamentos é a inclinação dos pisos para os ralos em banheiros, sacadas e cozinhas. Por isso, utilizando um balde com água, observe o sentido que ela vai jogando o líquido no chão.

Outras verificações importantes

Utilize a trena para medir todo o apartamento, as suas vagas na garagem e compare com as informações do memorial descritivo. Confirme também, se os pontos de gás estão cobertos e, para finalizar, confira se as áreas comuns estão de acordo com a documentação.

É possível fazer a vistoria sozinho. Entretanto, você pode sempre contar com o auxílio da imobiliária para acompanhar e contribuir com os testes. De qualquer forma, para assegurar o sucesso do seu checklist de vistoria de apartamento novo, separe um tempo para fazer as verificações pertinentes.

Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores opções em imóveis para você e sua família!

Sem comentários

Cancelar