Confira estas 8 dicas para não errar na hora de comprar um imóvel

Confira estas 8 dicas para não errar na hora de comprar um imóvel

Adquirir um imóvel é um grande investimento e é preciso ter alguns cuidados para que ele atenda a todas as expectativas. Por isso, é fundamental buscar dicas para comprar um imóvel a fim de garantir um bom negócio.

São diversos fatores que precisam ser observados para evitar erros que podem transformar o sonho em dor de cabeça, garantindo que o imóvel refletirá a personalidade dos moradores e proporcionará conforto para toda a família.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com 8 dicas para você não errar na hora de fechar negócio. Confira!

1. Faça um planejamento financeiro

Quando se pensa em comprar um imóvel, é preciso ter um bom planejamento financeiro. A fim de evitar imprevistos e problemas com o pagamento, é importante definir o perfil do imóvel que você pretende adquirir, fazer uma pesquisa de preços para saber a média de valores e, então, verificar o orçamento da família.

Analisar os rendimentos e despesas familiares é um ponto importante para verificar os valores que podem ser guardados para dar entrada no imóvel e quanto da renda pode ser comprometida com as parcelas, sem prejudicar o orçamento familiar.

Para auxiliar, você também pode criar uma reserva financeira e estabelecer metas de economia. Assim, quando encontrar o imóvel ideal, poderá fechar negócio com a certeza de que conseguirá arcar com todas as despesas, mesmo em caso de imprevistos.

2. Pesquise diferentes projetos

Comprar um imóvel exige pesquisa. Por mais que o primeiro projeto pareça ideal, é importante conhecer outras opções. São diversos fatores que precisam ser analisados, como localização, quantidade e disposição dos cômodos, que também interferem no valor final.

Compare as diferentes opções e analise o custo-benefício de cada uma antes de optar por um imóvel. Analise também os custos com finalização e acabamentos, data de entrega (se for na planta) e, se já estiver pronto, faça uma visita.

Fazendo essa pesquisa, você terá uma boa visão a respeito das opções, dos preços e das condições dos imóveis para fazer a melhor escolha.

3. Verifique as medidas do imóvel

Outra dica importante é analisar as medidas do imóvel: metragem total e de cada cômodo. Esses são fatores fundamentais para conseguir incluir todos os itens desejados na hora de personalizar o local e escolher os móveis.

Tudo deve ser bem pensado a fim de permitir um bom aproveitamento do espaço, sem precisar abrir mão de itens considerados essenciais por causa do tamanho do cômodo, analisando atentamente a planta do empreendimento.

Se a construção já estiver finalizada, visite-a. Em alguns casos, é possível visitar um apartamento modelo, todo mobiliado, que permite uma melhor análise das possibilidades e uma visualização de como ele poderá ficar após finalizado, inclusive dando ideias de design de interiores.

Verifique também itens inclusos, como churrasqueiras, além das áreas de lazer, elevadores e outras facilidades do empreendimento.

4. Conheça as empresas que estão negociando

Uma das principais dicas para comprar um imóvel é conhecer as empresas com que você está negociando. Em geral, na compra de um imóvel novo ou na planta, estão envolvidas a construtora/incorporadora e a imobiliária.

Consulte o CNPJ e faça consultas na internet ou no Procon a respeito das instituições, analisando eventuais reclamações e como elas se posicionaram para resolver o problema. Além disso, conhecendo melhor as empresas envolvidas, você conseguirá estabelecer uma relação de segurança e confiança, que vai ajudar na negociação.

5. Descubra os custos do processo de financiamento

Financiar um imóvel tem outros custos, além do valor da entrada e das parcelas pactuadas. Essas transações sempre envolvem custos com cartórios e o Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI).

Além disso, o próprio financiamento pode trazer alguns custos adicionais, que devem ser avaliados pelos compradores para evitar surpresas ou um comprometimento financeiro superior ao planejado.

Outra dica é fazer simulações para ver o valor de entrada necessário, valor das parcelas, prazos de pagamentos e juros, além das diferentes opções de taxas e modalidades de financiamento.

A empresa que está intermediando o negócio poderá auxiliar na identificação desses custos e simulações — outro motivo para conhecê-la bem e estabelecer uma relação de confiança.

6. Verifique a documentação

Outra dica importante é verificar a documentação do imóvel. Para garantir a regularidade do negócio, você pode solicitar para o vendedor alguns documentos específicos do bem, como:

  • certidões negativas de ações cíveis, trabalhistas e tributárias;

  • certidão negativa de débitos tributários municipais, estaduais e federais;

  • matrícula atualizada do imóvel;

  • registro de incorporação da obra;

  • memorial descritivo.

Com esses documentos, você poderá verificar a regularidade do projeto ou imóvel. Analise-os com calma e, em caso de dúvidas, questione a imobiliária. Ela conseguirá esclarecer as suas dúvidas e, se necessário, solicitar informações ao vendedor.

7. Negocie a compra

Negociar é muito importante na hora de garantir o melhor preço e as melhores condições de compra, como a concessão de descontos ou a possibilidade de parcelar o valor da entrada.

Às vezes, uma entrada maior possibilita uma melhor negociação. Portanto, analise o orçamento familiar e, se possível, elabore uma proposta. Se for comprar um imóvel na planta, as condições podem ser mais flexíveis, dependendo da construtora.

Repasse as propostas para o corretor e deixe que ele negocie as melhores condições para o contrato. Por isso, é fundamental confiar na imobiliária que está intermediando a compra.

8. Analise o contrato

Com o imóvel escolhido e tendo colocado em prática as outras dicas, é hora de assinar o contrato. Nesse momento, é importante analisar todas as cláusulas e, caso tenham negociado algum item, verifique se ele foi incluído no contrato.

Se ficar com dúvidas, pergunte! Esse é um grande investimento e você não deve fechar o negócio com dúvidas, que podem resultar em surpresas desagradáveis no futuro.

É o contrato de compra e venda que regulamenta toda a negociação e as obrigações das partes. Por isso, na hora de assinar você deve estar seguro sobre todas as cláusulas e termos acordados.

Essa aquisição é um grande passo na vida, mas seguindo essas dicas para comprar um imóvel, você garantirá um ótimo negócio para a sua família.

Então, está pensando em comprar um imóvel? Agora que você já sabe como não errar nesse momento, acesse o nosso site e conheça os imóveis que a Imobiliária Fernandez Mera tem disponíveis para venda!

Sem comentários

Cancelar