Confira as vantagens de comprar um apartamento com academia

Confira as vantagens de comprar um apartamento com academia

Você sabia que o Brasil é o país mais sedentário da América Latina? A quantidade de exercícios físicos recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de, pelo menos, 150 minutos semanais de intensidade moderada. Porém, nem sempre é fácil encaixar em uma rotina atribulada alguns momentos de cuidado com o corpo.

Na tentativa de conseguir mais qualidade de vida, muita gente que pensa em investir em um novo imóvel acaba optando por comprar um apartamento com academia.

Em um país onde 47% da população não pratica exercícios físicos suficientes para se manter saudável, essa parece uma decisão bastante sensata. Ainda assim, algumas pessoas ficam na dúvida, se vale a pena o investimento ou se é melhor deixar a malhação para um dos vários clubes espalhados pela cidade.

Pensando nisso, resolvemos contar por que é interessante ter um local adequado para a prática de exercícios físicos dentro de casa. Separe a garrafinha d’água e venha com a gente!

Liberdade de malhar a hora que quiser

Todos os condôminos têm o direito de usar a academia na hora que quiser. É claro que os períodos de utilização do espaço variam de um imóvel para o outro, geralmente, por decisão dos próprios moradores em assembleia, que se incomodam com o barulho após determinado horário.

Normalmente, o uso da academia é liberado das 5h às 24h. Sabemos que as academias tradicionais também têm um horário de funcionamento amplo, a maioria delas conta com horários bem convidativos. Mas vem cá? Quão seguro você ou seus familiares se sentem voltando para casa há uma hora dessas? Esse é mais um dos motivos para investir em um apartamento com academia.

Sua segurança e da sua família é preservada

O Brasil vive uma onda de violência assustadora, principalmente nas áreas dos grandes centros urbanos. Ninguém quer ser refém, os seres humanos precisam e prezam pela liberdade de ir e vir. Porém, isso tudo fica ameaçado quando saímos de casa para trabalhar e não sabemos como ou se voltamos.

É por isso que um apartamento com academia é tão interessante, você soluciona dois problemas em uma só tacada: flexibilidade de horário com mais conforto e segurança no mesmo lugar. Isso sem contar com o tempo que a gente economiza fazendo o trajeto da academia para a casa. Pegou o elevador (ou a escada) e pronto, chegou! Sentiu mais um motivo despontando ali na esquina?

Não há perda de tempo parado no trânsito

Outro terror na vida de quem vive em grandes centros urbanos: o trânsito. Hoje em dia, para conseguir chegar a tempo em qualquer compromisso, você precisa se planejar para sair de casa com, pelo menos, duas horas de antecedência. Já parou para pensar quanta vida perdemos ficando parado em um engarrafamento? É de chorar!

Quem tem academia no condomínio não enfrenta esse problema. Pelo menos, não na hora que a gente justamente quer cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida. O máximo que pode acontecer é você ter que esperar alguns minutinhos pelo elevador e trocar meia dúzia de palavras com seus vizinhos no trajeto até lá. Opa, alguém aí falou em vizinhos?

Possibilidade de conhecer melhor os seus vizinhos

Atualmente, não vemos mais aquela convivência gostosa que tínhamos na infância com os nossos vizinhos. As brincadeiras e bate-papos em frente ao portão de casa deram lugar aos muros cada vez mais altos e às grades eletrificadas, que jogariam longe qualquer um que tentasse se aproximar.

Morando em um apartamento com academia, dá para resgatar um pouquinho daquele sentimento de fraternidade entre as pessoas que dividem um mesmo espaço. Além do mais, muitos condôminos compartilham do interesse pela qualidade de vida e acabam optando por contratar profissionais qualificados para acompanhá-los em seus programas de treinamento.

Daí para a organização de competições e atividades esportivas em grupo é apenas um passo.

Possibilidade de montar uma rotina de exercícios personalizados

Quem já frequentou academias sabe como é difícil ter que dividir a atenção dos instrutores nos horários de pico. É claro que muita gente opta por contratar um personal trainer para ter um atendimento mais personalizado. Mas coloca no papel: mensalidade de clube/academia mais profissional especializado. Sentiu pesar no bolso, não é?

Não é unânime a contratação de professores pelos condomínios residenciais. Alguns entendem que não é da vontade de todos os moradores incluir na taxa do condomínio o salário de um profissional de educação física. Afinal, nem todo mundo tem vontade de frequentar a academia.

O que muitos fazem para sanar a falta de orientação na hora de cuidar do corpo é contratar um profissional à parte e ratear o valor pago pelos serviços, o que sai muito mais barato do que pagar por um personal trainer sozinho. Mesmo que seja da sua preferência ter um professor só para você, ainda assim, sai mais em conta do que a mensalidade junto com os serviços do profissional.

Economia com mensalidades de clubes e academias

É claro que, hoje em dia, existem academias para todos os gostos e bolsos. Você consegue tranquilamente achar um lugar com mensalidade abaixo de R$80. Entretanto, nesse caso, pode esquecer orientação e treino personalizado. A menos que recorra aos grandes clubes, que contam com toda uma infraestrutura e profissionais qualificados para acompanhá-lo na malhação. O problema é que eles cobram caro.

Morando em um apartamento com academia, com o dinheiro economizado da mensalidade de um clube desses, dá para contratar um bom professor, que dará toda a atenção e dedicação que você precisa para obter os resultados desejados. Aliás, a taxa de manutenção do espaço já está incluída no condomínio e é repartida entre todos os condôminos: outro fator que torna uma mensalidade regular bem salgada.

Viu quantas vantagens você encontra ao investir em um apartamento com academia? É conforto, praticidade, saúde e segurança em um só lugar! Mas não é qualquer espaço com meia dúzia de aparelhos que pode ser considerado um bom investimento. É preciso observar alguns detalhes na hora em que for visitar o imóvel.

O que avaliar na academia?

Sempre que você for visitar um imóvel, é legal ter em mente tudo aquilo que espera encontrar — e o inverso, também. Quando se trata de avaliar as instalações de uma academia, é importante pensar nas seguintes questões.

  • O condomínio faz inspeção e manutenção periódica do piso, equipamento, ventilação e circuitos elétricos?

  • Como e por quem é feita essa vistoria?

  • O tamanho da academia é proporcional ao número de apartamentos?

  • O local é claro e bem arejado?

  • Tem banheiro que respeita as regras de acessibilidade e bebedouro com água tratada?

  • Qual é o estado dos equipamentos? São novos ou estão bem conservados? São de uma linha profissional, que garantem a segurança de quem os usa?

  • O piso da sala é emborrachado para evitar escorregões e acidentes?

Comprar um apartamento com academia é um investimento completo: você cuida da saúde e segurança da sua família, economiza tempo e dinheiro, faz novas amizades e, ainda, adquire um imóvel valorizado no mercado.

E aí, gostou de descobrir estas vantagens? O que está esperando para encontrar o imóvel dos seus sonhos? Fale agora mesmo com um de nossos corretores e descubra um novo lar para chamar de seu!

Sem comentários

Cancelar